Tablet

22/07/2011 16h27 - Atualizado em 22/07/2011 16h27

Monte planilhas e compartilhe-as facilmente com iSpreadsheet

Camila Porto
por
Para o TechTudo

Nível: Básico
Aplicativo necessário: iSpreadsheet Free
Passos: 8

O Microsoft Excel é uma ferramenta tradicional e muito útil para quem trabalha com planilhas de dados. Obviamente outras empresas oferecem opções de aplicativos para se trabalhar com planilhas, e agora você pode até criar, compartilhar ou editá-las no iPad, iPhone ou iPod Touch.

O aplicativo iSpreadsheet Free é uma opção gratuita e na medida para quem precisa estar ligado em dados e informações sobre finanças pessoais, dados de clientes, ou controlar o faturamento de uma empresa, por exemplo. Com integração facilitada com o Google Docs, você pode ter suas informações à mão sempre que precisar.

Planilhas online

Passo 1. Para instalar o aplicativo no seu iPad, iPhone ou iPod Touch, acesse o iTunes e faça o download do iSpreadsheet.

Passo 2. Ao abrir o iSpreadsheet é possível visualizar as duas funções principais do app: “New Folder” e “New Spreadsheet”. Para começar a criar uma planilha, toque na segunda opção.

Passo 3. O visual da janela de composição de planilhas é muito semelhante aos demais programas ou serviços online desta categoria. As células são divididas entre linhas e colunas, numeradas ou de acordo com as letras do alfabeto.

Passo 4. Para começar a inserção dos dados, toque na célula que receberá as informações e digite os dados na linha, bem no topo da janela.

Criação de Planilhas (Foto: Reprodução/Camila Porto)Criação de Planilhas (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 5. Na barra inferior do iSpreadsheet há sete funções: negrito, itálico, cor da fonte, preenchimento, adição ou remoção de casas decimais e uma área de fórmulas.

Passo 6. Toque no ícone de fórmulas para ter acesso ao grupo de opções oferecidas pelo app para facilitar seu trabalho. Ao tocar em cada uma das fórmulas, que estão em linhas, o app mostrará uma breve descrição que informa a utilidade da mesma em sua equação.

Fórmulas e descrições (Foto: Reprodução/Camila Porto)Fórmulas e descrições (Foto: Reprodução/Camila Porto)

 

Passo 7. Como dito anteriormente, o iSpreadsheet se conecta com o Google Docs. Sendo assim, vincule sua conta no sistema de arquivos da Google com o app. Para isso, vá até a página inicial e toque no ícone “G”, no canto superior direito. Depois basta inserir seu login e senha para ter acesso aos seus documentos.

Integração com o Google Docs (Foto: Reprodução/Camila Porto)Integração com o Google Docs (Foto: Reprodução/Camila Porto)

 

Passo 8. Para editar planilhas do Docs no app, basta fazer o download.

Vale lembrar que esta é a versão gratuita do iSpreadsheet. Desta forma, várias funcionalidades não estão disponíveis. Caso você precise de recursos mais avançados, acesse o site do desenvolvedor do app e conheça as vantagens do upgrade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares