Internet

19/07/2011 20h12 - Atualizado em 06/10/2011 15h59

Saiba como associar seu domínio .br a uma conta Google Apps

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Nível: Intermediário
Número de passos: 8

O Google Apps, serviço do Google para uso de domínios próprios em diversos de seus serviços, está se popularizando cada vez mais e, com isso, sempre surgem dúvidas de como fazer essa associação. Por ela, por exemplo, você pode ter um Gmail com o seu próprio domínio.

No passo a passo abaixo, mostraremos como fazer a associação de um domínio .br a uma conta Google Apps.

Adicionando o domínio ao Google Apps (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)Adicionando o domínio ao Google Apps (Foto:
Reprodução / Teresa Furtado)

Passo 1. Acesse o site do Google Apps. Clique em “Primeiros Passos”, digite o seu domínio e clique em “Get Started”.

Passo 2. Na página seguinte, é necessário preencher o formulário com seus dados;

Passo 3. Depois de preencher o formulário, você deverá escolher um nome de usuário e uma senha para o administrador, aceitar os termos e condições e clicar em “I accept. Continue with set up”;

Escolhendo o administrador no Google Apps (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)Escolhendo o administrador no Google Apps (Foto:
Reprodução / Teresa Furtado)

Passo 4. Você será encaminhado para a página de login do Google Apps. Logue-se com seu username e senha (escolhidos no Passo 3).

Passo 5. No aviso da página seguinte, clique em “I accept. Continue to my account”. Em seguida, escolha a opção “Validação por CNAME” e clique em “Continue”. Uma página com alguns dados necessários será aberta. Não feche essa aba.

Validação por CNAME no Google Apps (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)Validação por CNAME no Google Apps (Foto:
Reprodução / Teresa Furtado)

Passo 6. Abra uma nova aba no seu navegador e entre na página do RegistroBr. Em seguida, acesse sua conta, escolha o domínio que deseja associar e clique em “Salvar e Editar DNS”.

Selecione o modo avançado e adicione um "record CNAME":

Nome: fornecido pelo Google - você encontra no dashboard do Google Apps (Passo 4). É uma sequência de números e letras que começa com a palavra “google”;
Tipo: CNAME;
Dados: google.com;

Clique em “Salvar” e não feche essa aba.

Passo 7. Volte para a aba do Google Apps, clique em “Skip this guide”. Na próxima página, você deverá clicar em “Activate email”. Deixe essa aba reservada, você precisará dela no passo seguinte.

Ativando o e-mail no Google Apps (Foto: Reprodução / Teresa Furtado)Ativando o e-mail no Google Apps (Foto:
Reprodução/ Teresa Furtado)

Passo 7. Volte à aba do Registro.br, clique novamente em “Salvar e Editar DNS” e adicione os records MX conforme indicado pelo Google, logo abaixo da primeira opção. Você precisa acrescentar todos e, logo após, clicar em “Salvar”

Passo 8. Volte à página do Google Apps e clique em “I have completed these steps”

A configuração do seu domínio está concluída. Agora é só usar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidnei Gonzales
    2012-04-30T13:54:50

    Ola, Teresa Otimo o passo a passo desta materia. Tenho apenas uma dúvida. Desta forma, meu site (quando for criado) estará hospedado no google? Ou seja, não preciso mais pagar provedor para estar hospedado?