Sistemas Operacionais

01/07/2011 11h18 - Atualizado em 01/03/2012 21h21

Como bloquear impressoras no Windows 7

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Se você compartilha seu computador com uma ou mais pessoas, pode precisar bloquear o uso da impressora para impedir impressões desnecessárias. Felizmente, é possível fazer isso de maneira rápida e fácil no próprio Windows 7, desde que cada usuário tenha sua própria conta no sistema, e que a sua conta tenha poderes de administrador para ter acesso às configurações. Saiba como criar essa configuração nos passos abaixo:

Passo 1. Ciente dos requisitos mencionados no parágrafo anterior, clique em “Iniciar” e, depois, em “Dispositivos e Impressoras”;

Passo 2. Localize a impressora a ser bloqueada (se houver mais de uma, o procedimento terá que ser repetido para cada dispositivo) e clique com o botão direito do mouse no ícone correspondente;

Passo 3. No menu que surgir, clique em “Propriedades da Impressora” (não confundir com a opção “Propriedades”, que aparece no final do menu);

Selecionando a impressora a ser bloqueada (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Selecionando a impressora a ser bloqueada (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 4. Na janela que aparecer, vá à aba “Segurança” e verifique se o usuário a ser bloqueado está na lista. Se não estiver, clique em “Adicionar”, digite o nome dele no campo da janela seguinte e pressione o botão “Verificar nomes”. Com isso, o nome do usuário deverá aparecer. Clique em “Ok” para concluir;

Passo 5. Selecione o nome do usuário no menu. No campo de permissões, que aparece mais abaixo, marque todas as opções “Negar” existentes e clique em “Aplicar”. Repita o procedimento para cada usuário a ser bloqueado. Tome cuidado para não selecionar o seu usuário ou mesmo a opção “Todos”, do contrário, você terá problemas. Quando terminar, clique em “Ok”.

Bloqueando impressoras no Windows 7 (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Bloqueando impressoras no Windows 7 (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Com esses passos, somente você ou os usuários que não tiverem sido bloqueados poderão utilizar a impressora. Quando uma conta bloqueada tentar fazê-lo, não conseguirá se conectar ao dispositivo, como exemplifica a imagem a seguir:

Aviso de impressora bloqueada (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Aviso de impressora bloqueada (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Sousa
    2014-03-06T18:26:07

    como faço para desbloquear agora