Sistemas Operacionais

16/09/2011 11h52 - Atualizado em 03/07/2012 12h10

Como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual no Mac

Marcela Vaz
por
Da redação

Para instalar o Windows 8, da Microsoft, no seu Mac, da Apple, é preciso fazer download do software Parallels, que instala um sistema operacional paralelo ao do computador em uma máquina virtual. Isso permite que você use os dois ao mesmo tempo. Siga os passos e experimente o preview da mais recente versão do Windows, o Windows 8 Developer Preview.

Passo 1: Primeiro, é preciso ter instalado o software Parallels no seu Mac, que pode ser baixado na sessão de downloads do TechTudo. A versão 6 também pode ser utilizada. Em seguida, baixe o Windows 8 Developer Preview. Neste caso, você pode optar pela versão 32-bit, 64-bit ou a edição 64-bit que vem com um pacote de ferramentas voltado para desenvolvedores.

Passo 2: Vamos agora criar uma máquina virtual. Abra o Parallels no seu computador. Na barra de menu, selecione "File", clique em "New". Em seguida, escolha "Install Windows from a DVD or image file". Clique no botão "Continue". 

Criando uma máquina virtual no Parallels. (Foto: Maclife)Criando uma máquina virtual no Parallels. (Foto: Maclife)

Você será perguntado se deseja inserir um disco de instalação ou escolher outra fonte. No menu, selecione "Windows 8 .ISO", que você acabou de baixar, e clique em "Continue".

Escolha Windows 8 .ISO. (Foto: Maclife)Escolha Windows 8 .ISO. (Foto: Maclife)

Passo 3: Se tudo estiver correndo bem, você receberá uma mensagem de que o processo falhou. Mas, não entre em pânico. Como o Windows 8 não foi lançado oficialmente no mercado pela Microsoft, o Parallels não o reconhece como uma opção de instalação.

Felizmente, o código do Windows 8 é parecido o suficiente com o código do Windows 7 para que o Parallels possa ser enganado e você, instalar o Windows 8 de qualquer maneira. Então, selecione Windows 7 como o sistema operacional que você deseja instalar e clique em "OK". Depois, clique em "Continue".

Não entre em pânico. Opte por Windows 7. (Foto: Maclife)Não entre em pânico. Opte por Windows 7. (Foto: Maclife)

Passo 4: O Parallels irá perguntar como você deseja que o Windows 8 se comporte: como um Mac ou PC. Como o Windows 8 ainda está em experimentação, é mais recomendável que você opte por "Like a PC". Em seguida, clique em "Continue".

A opção "Like a PC" é mais recomendável. (Foto: Maclife)A opção "Like a PC" é mais recomendável. (Foto: Maclife)

Passo 5: Agora, selecione um nome para a instalação do Windows 8 na máquina virtual. Clique em "Continue" novamente.

Passo 6: O Parellels insistirá em dizer que a instalação falhou. Mas não se preocupe, em seguida surgirá na tela as opções de configuração. Em "Settings", escolha as opções que desejar. Você pode continuar a instalação manualmente, selecionando "Continue manually" no menu.

Faça a configuração manualmente. (Foto: Maclife)Faça a configuração manualmente. (Foto: Maclife)

Pronto, agora você  já poderá navegar pelas ferramentas do Windows 8 e conhecer as novidades da mais nova versão do sistema operacional da Microsoft no seu Mac.

Windows 8. (Foto: Divulgação)Windows 8. (Foto: Divulgação)

Via: Maclife

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcello Nvs
    2012-06-03T23:30:40

    Depois de instalar o Win 8RP posso dizer: (1) roda bem no iMac 27" com o Fusion 4. (2) Que bom que existe OS X, se tivesse que usar Win 8 o tempo todo ficaria maluco de raiva. Acho que em tablets pode ser interessante, mas a versão desktop é HORRÍVEL pra usar. Essa interface Metro atrapalha demais!!!

  • Vinicius Marques
    2011-11-13T16:05:53

    Olá, alguem me ajude, não consegui instalar no meu MacBook, no passo 6 ele não fala nada sobre a instalação falhada, ele prosegue e depois pede para inserir o CD de instalação ... o que eu faço??

  • Marcela Vaz
    2011-09-28T17:54:21

    Que ótimo!

  • Leonidas Junior
    2011-09-27T22:52:38

    Funcionou perfeitamente no MAC......