Câmera

28/09/2011 19h19 - Atualizado em 18/06/2012 18h41

Foco em primeiro plano e outras dicas para fazer bons retratos

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Cada vez mais modernas e automáticas, as cameras fotográficas, até mesmo as de celular (sim, algumas são muito boas) vem oferecendo cada vez mais qualidade na hora de fazer fotografias.

Um retrato (que virou um dos tipos de fotografia) pode ou não representar uma pessoa, justamente pela mau uso da câmera, do olhar do fotógrafo e do cenário em que a imagem é  feita. Confira cinco dicas básicas de como caprichar nas suas fotos.

Retrato: o foco em primeiro plano (Foto: Isabela Catão)Foco no gato, que está em primeiro plano, e baixa profundidade de campo. (Foto: Isabela Catão)

Dica 1: Saiba utilizar o flash - É importante descartar o estigma de que o flash é utilizado apenas em ambientes de pouca luminosidade. Ele também pode ser utilizado em ambientes externos e durante o dia para eliminar sombras causadas pela luz do sol. Caso tenha dúvidas e até adquirir certa sensibilidade, faça testes, tire a fotografia com e sem o flash para ver qual fica com melhor qualidade.

Dica 2:  Foco certo é determinante - Sabe o que é uma imagem desfocada? É aquela que os elementos aparecem borrados ou tremidos. Algumas câmeras têm foco automático, você mira a lente em uma pessoa e espera que o sistema da câmera faça o foco.

Mas para fotografias de retrato, a dica é focar o "modelo", a sua área do rosto mais expressiva. O foco pode ser nos olhos (regra para fotografia de retratos) ou em outra parte do rosto em que mais chama a atenção. 

Mas se você gosta de clicar usando o controle manual, a dica é abrir o diafragma (use F2.8 ou menor) para que o objeto principal seja privilegiado com foco. Da mesma forma que os olhos humanos, as câmeras não conseguem manter todos os elementos da cena em foco. Por isso, é importante guardar a regra geral: quanto mais fechado estive o diafragma (F2.8 é uma boa abertura), maior será a profundidade de campo, tendo grande parte do que foi retratado em foco nítido.

Dica 4: Ambientes claros - Fotografar em ambientes escuros muitas vezes é um problema, as fotos saem tremidas e desfocadas. Prefira cenários claros para fazer retratos. Fuja das fotografias granuladas.

Dica 5: Enquadramento - Tenha paciência e enquadre bem sua imagem, com o tempo e prática isso se tornará quase automático. Utilize a regra dos terços, mas ouse em posições novas que priorizem o rosto do fotografado.  Um bom enquadramento é fundamento básico para evitar que se corte pés, cabeça, braços, etc.

Siga-as e não tenha preguiça de editar suas imagens quando necessário, assim como as câmeras estão cada vez mais fáceis de manusear, uma infinidade de softwares também podem ajudar na produção.

Para quem está aprendendo, a dica é sempre uma: tentar. Faça tentativas sem medo da imagem ficar feia, sem graça. E se ficar, use o delete da sua câmera e recomece.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares