Tablet

22/10/2011 09h12 - Atualizado em 21/03/2012 18h12

Como aumentar a duração da bateria no iOS 5

Ramon Cardoso
por
Da redação

Após o lançamento da atualização para o iOS 5, muitos proprietários de iGadgets reclamaram que  seus aparelhos estavam aquecendo e a bateria acabando mais rápido. A suspeita era de que o novo sistema operacional sobrecarregava os modelos de iPhone anteriores ao 4S. A causa do problema pode estar em algumas configurações pré-definidas. Neste tutorial, veja como aumentar a duração da bateria no sistema iOS 5.

Bateria do iPhone (Foto: Reprodução)Bateria do iPhone (Foto: Reprodução)

Teoricamente, com o novo iOS, deveria haver uma otimização das baterias dos dispositivos da Apple. Porém, algumas simples configurações podem estar impedindo que isso ocorra e causando a drenagem da bateria. Abaixo, listaremos algumas sugestões de configurações que podem fazer a bateria do iPhone com o iOS 5 durar mais.

Passo 1. Redefina os Ajustes de Rede

Redefinir Ajustes de Rede no iPhone (Foto: Reprodução)Redefinir Ajustes de Rede no iPhone (Foto: Reprodução)

Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede

Como dito anteriormente, talvez o problema esteja nas configurações utilizadas no dispositivo. Ao redefinir os ajustes de rede, você elimina eventuais configurações salvas no passado. Porém, caso possua senhas de conexões salvas, será necessário informá-las novamente, visto que elas serão "esquecidas" após a redefinição.

Passo 2. Desligue o Bluetooth

Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)Bluetooth do iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)

Ajustes > Geral > Bluetooth

O Bluetooth é muito útil quando possuímos acessórios que utilizam esse tipo de conexão, mas deixá-lo ligado eternamente, mesmo quando não se está fazendo uso desse recurso, certamente fará a bateria do aparelho durar menos. Sendo assim, se não for utilizar o Bluetooth, tenha certeza de que o mesmo está desligado. O mesmo serve para o Wi-Fi.

Passo 3. Desative o iCloud

iCloud (Foto: Reprodução/TechTudo)iCloud (Foto: Reprodução/TechTudo)

Ajustes > Geral > iCloud

O mesmo serve para o iCloud. Como ele precisa estar sincronizado para manter as informações atualizadas, isso pode gerar um consumo desnecessário de bateria caso o serviço não esteja realmente sendo utilizado. Para desativar o iCloud, siga o caminho abaixo, escolha as opções que não vão ser utilizadas e altere-as para "OFF".

Passo 4. Desabilite as notificações na Central de Notificações

Notificações do iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)Notificações do iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)

Ajustes > Notificações > Central de Notificações

O ideal é desativar as notificações as notificações que você não deseja ver para evitar que elas fiquem sendo exibidas e, além de te irritar, consumam desnecessariamente a bateria do seu iPhone. Escolha as opções que desejar e altere-as para "OFF".

Passo 5. Desative Serviços de Sistema desnecessários

Serviços do Sistema (Foto: Reprodução)Serviços do Sistema (Foto: Reprodução)

Ajustes > Serviços de Localização > Serviços do Sistema

Por padrão, o sistema do iPhone vem com várias opções ativas que não fazem muita diferença e grande parte dos usuários acaba nem usando. Porém, assim como os demais itens dessa lista, esses recursos também se "alimentam" de bateria. Ao acessar os serviços do sistema, desative as opções que você não precisa, como o "Ajuste de Fuso Horário", por exemplo.

Passo 6. Desligue o Ping

Tela de restrições (Foto: Reprodução/TechTudo)Tela de restrições (Foto: Reprodução/TechTudo)

O Ping é uma rede social da Apple voltada para músicas e com integração com a iTunes Store. Porém, como a loja online não está disponível para nós brasileiros, o Ping não é muito utilizado e alguns usuários sequer o conhecem. Sendo assim, esse é mais um serviço que serve apenas para gastar a bateria do seu celular. Para que isso não ocorra, simplesmente desative-o.

Ajustes > Geral > Restrições > Ativar Restrições > Ping

Passo 7. Desabilite o recurso Diagnóstico e Uso

Diagnóstico e Uso do iPhone (Foto: Reprodução)Diagnóstico e Uso do iPhone (Foto: Reprodução)

Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso > Não Enviar

O iPhone possui uma função que reúne informações sobre erros (como travamentos, encerramento inesperado de apps, lentidão no carregamento etc.) e as envia automaticamente para que a Apple possa possa corrigir as falhas. Porém, para isso é preciso conectar-se com um servidor, aumentando o consumo de bateria do aparelho.

Passo 8. Configure o "push" do E-mail

Push do Mail (Foto: Reprodução)Push do Mail (Foto: Reprodução)

Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados

Quando o recurso Push está ativado e um servidor de e-mail compatível está sendo utilizado, é possível configurar o aparelho para receber novos dados em um determinado período de tempo. Essa função é interessante, pois você fica sabendo sempre que recebe um e-mail novo, mas o ideal para economizar bateria é obter dados com menos frequência.

Passo 9. Reduza o Brilho da tela

Ajuste do Brilho de Tela (Foto: Reprodução)Ajuste do Brilho de Tela (Foto: Reprodução)

Ajustes > Brilho

Essa talvez seja a mais óbvia das configurações. Quanto maior o nível de brilho da tela, mais energia é necessária e, consequentemente, mais bateria é consumida. Ajuste o brilho de modo a deixá-lo o mais baixo possível, sem que fique desconfortável ou prejudique a exibição de imagens no display.

Passo 10. Diminua o tempo de bloqueio da tela

Bloqueio automático de tela no iPhone (Foto: Reprodução)Bloqueio automático de tela no iPhone (Foto: Reprodução)

Ajustes > Geral > Bloqueio Automático

Além da proteção da interface, o Bloqueio Automático de Tela também tem como função poupar a bateria do celular, escurecendo-a depois de um determinado tempo. Isso significa que, quanto menor for o tempo de bloqueio, menor será o tempo que a tela ficará acessa - mas como provavelmente você não quer ter que desbloquear a tela toda hora, encontre um ponto de equilíbrio entre a praticidade e a economia.

Passo 11. Deslique a equalização de música

Equalizador de músicas do iPhone (Foto: Reprodução)Equalizador de músicas do iPhone (Foto: Reprodução)

Ajustes > Música > Equalizador

O Equalizador adiciona alguns efeitos legais às músicas e pode ser personalizado de modo a deixar os sons mais fiéis (como um aumento de graves, por exemplo). Porém, devido à necessidade de processamento constante, esse recurso uma significante parcela de bateria ao executar músicas.

Passo 12. Desative o lembrete por localização (apenas iPhone 4)

Lembrete por localização no iPhone 4 (Foto: Reprodução/TechTudo)Lembrete por localização no iPhone 4 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Os proprietários do iPhone 4 ganharam um interessante recurso com o iOS 5, o Lembrete por Localização. Com ele, você pode programar lembretes para serem exibidos em um local específico. O problema é que, para o iPhone saber quando o lembrete deve ser exibido, o GPS precisa estar constantemente ativo, consumindo a sua preciosa bateria. Se você não for utilizar esse recurso, desative-o e dê algumas horas a mais de vida ao seu iPhone.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar o aparelho a reduzir o consumo de recursos desnecessários. Como cada usuário possui características de utilização próprias, o ideal é adaptar as sugestões aqui listadas e utilizar somente as necessárias, de acordo com a sua necessidade. Faça os testes e veja se a bateria vai durar mais tempo.

Você conhece outras dicas para economizar bateria? Compartilhe com a gente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Giancarlo Osto
    2011-11-04T01:49:07

    Ótimas dicas, realmente, a opinião do William é muito verdadeira, mas tenho um iPhone 3GS e não troco por nada, uso ele para trabalho, e também como telefone. Sou desenvolvedor, então o meu serve para tudo, até HUD do meu carro ele é. Tenho um sistema que controla as minhas horas de consultoria, emite nota e tudo. Tenho acesso remoto a computadores, e muitas outras coisas, inclusive jogos de causar inveja em muito Nintendo DS ou Sony PSP. Tudo depende de como se usa. Para usar como um telefone, então melhor um Droid, agora se for usar como computador, o iPhone dá vence disparado. Abraço.

  • Alexis Novaes
    2011-10-23T16:57:07

    Boas dicas. Desligar o 3G, onde o edge (E) é bom (p ex.capitais e grandes cidades) também ajuda.

  • Edson Rodrigues
    2011-10-23T11:59:03

    ola,como faco p baixar o novo io5 no meu pc tenho um Hp,paz

  • Marcelo Machado
    2011-10-22T14:05:53

    Sempre usei o BBerry, agora uso Iphone, e me arrependo de não ter mudado antes. Aos que resistem, só lamento.

  • Luiz Ribeiro
    2011-10-22T13:38:49

    Iphone é show, mais para uso diário, trabalho, ler email´s, só uso blackberry, pra mim é o melhor, com plano de dados ativo 24hs, ainda a bateria dura 5 dias tranquilamente, e recebo muito email´s diários, muito bom.

  • Claudiomar Galvao
    2011-10-22T11:34:36

    concordo com vc william , uma ferrari que anda como fusca , porisso que eu nao troco meu htc inspire por nenhum iphone

  • William Godois
    2011-10-22T10:43:01

    Ou seja, compre um smartphone de 2.000 reais mas utilize-o como um aparelho da Nokia de 200 reais ... To brincando. Mas gostam tanto de criticar o android com seu consumo de bateria ... Agora parece que IOS é a bola da vez ...

  • Juca Bala
    2011-10-22T18:49:39

    Para o trabalho no mundo corporativo o BB é o melhor, isto é indiscutivel, por isso se mantem ainda com um grande numero de usuarios. Ja na disputa entre a Apple e o Android, ai eh questão de gosto, pra mim a desvantagem da Apple é que vc se amarra a um hardware, ja o no Android vc pode escolher um modelo que atenda suas necessidades. Trabalho com tecnologia e na nossa equipe brincamos dizendo que Iphone eh coisa de meninha kkk, mas eh pura zoaçao, ambos S.Os sao excelentes e possuem suas vatagens e desvantagens.

  • Felipe Melani
    2011-10-22T15:36:27

    Me arrependi de ter trocado o meu iPhone 3G por um Galaxy Android... ja tinha o Android ha exatamente 1 ano, e para mim é um sistema muito irritante. Semana passada troquei por um Samsung mais simples até quando eu puder ter um iPhone novamente.

  • Eduardo Silva
    2011-10-22T14:25:42

    Haha, comentários infundados, querer comparar BBerry com o Iphone, compare-o com modelos próximos, como o Samsung Galaxy, o BB nao todos os recursos que o Ipone tem... eu Tenho um Iphone 4 e nao abro mao para ter um celular gordinho (BB) no bolso. Bateria dura pouco? dura mas para isso tem os recarregadores, disponho de um no carro e um em casa, sem contar a entrada para Iphone que vem de serie no meu carro.