SDK é a sigla de Software Development Kit, ou seja, Kit de Desenvolvimento de Software ou Kit de de Desenvolvimento de Aplicativos. Para instalar o SDK do Android no Ubuntu e poder desenvolver aplicativos para o sistema operacional de smartphone da Google, é preciso de antemão ter a mão algumas ferramentas necessárias.

São elas: Java (no mínimo a versão 6), o SDK do Android e uma plataforma de desenvolvimento, a mais comum é o Eclipse. Normalmente, o Ubuntu traz uma versão do Eclipse, mas não é recomendável usá-la por falta de algumas ferramentas. Neste tutorial, será utilizado o Eclipse. Além disso, há necessidade da versão 32 bits do PC.
Vamos à instalação. Siga os seguintes passos:
Passo 1: Vá até a página de download e baixe a versão para Linux.
Passo 2: Em seguida, crie uma subpasta na pasta. Chame-a de android-sdk-linux_86 e descompacte-a ali.
Passo 3: Agora edite o arquivo .bashrc no directório para executá-lo a partir do terminal (:. ~ $ Gedit ~ / bashrc"). Ao final da linha, adicione este arquivo (export PATH = $ {PATH}: / home / {user} / Desarrollo/android-sdk-linux_86/tools). Sem os parêntesis.
Passo 4: Agora que você já encontrou o diretório com os executáveis do Android, pode substituir o nome pelo que desejar. Depois, feche o terminal para efetuar a mudança e abra-o novamente para o comando (: ~ $ Android).
Passo 5: Com isso, é possível abrir o terminal do Android, ver os pacotes instalados, o que se pode instalar, terminais virtuais etc. Vá à seção"Available Packages" e faça uma atualização. Se aparecer uma tela de erro, em "Configurações" marque a opção "Force https...." e clique em "Save and Apply".
Se falhar, não estão na lista. Neste caso, defina como a primeira vez que se faz o processo, para então serem verificadas as atualizaçãoes e instalados os pacotes selecionados. Na próxima tela, aceite tudo e instale. Este processo vai demorar um pouco.
Passo 6: Instale o plugin do Android no Eclipse. Para tal, no menu superior, selecione "Help > Install new software". Clique em "Add" e adicione um nome (Android Plugin) e o local onde se encontra armazenado o Eclipse. Clique em "OK".

Passo 7: Ao clicar em "OK", aparecerá o "Developer Tools", com as ferramentas de desenvolvimento. Selecione tudo e clique em "Next". O Eclipse vai conferir as dependências e mostrar uma tela de licenciamento, aceite e finalize.
Passo 8: O processo vai demorar um pouco para baixar e instalar. Aceite todas as telas que aparecerem até o final da instalação. Depois de concluído, reinicie o Eclipse para trabalhar manualmente.
Passo 9: Por último, indique ao Eclipse onde está localizado o SDK do Android. Para isso, no menu superior do Eclipse, selecione "Window - Preferences - Android" e no local do SDK procure a pasta onde você baixou o SDK Android anteriormente. Fazendo isso, você conseguirá importar o SDK e ter todas as ajudas necessárias para fazer os aplicativos para Android.
Passo 10: Aceite tudo e pronto, já pode começar a criar aplicativos para Android.
.