Sistemas Operacionais

28/10/2011 18h35 - Atualizado em 02/01/2012 19h57

Como resolver um Runtime Error no Windows

Claudia Bozza
por
Da redação

Uma mensagem de Runtime Error pode ser provocada por por quatro motivos. São eles: um conflito com Terminate and Stay Resident (TSR) ou outro programa em execução, problemas com software, vírus de computador ou problema na memória.

Runtime error no Windows (Foto: Divulgação/Microsoft)Runtime error (Foto: Divulgação/Microsoft)

Neste tutorial, veja como resolver um Runtime Error no Windows para problemas de software ou vírus. Veja também uma lista com alguns códigos de Runtime Error e a possível causa.

Resolver um problema de software:

É possível que a mensagem de Runtime Error esteja sendo provocada por um problema com um programa, utilitário ou jogo, tente os seguintes passos:

Passo 1. Verifique no site do desenvolvedor do programa se todas as atualizações e ajustes disponíveis para o programa foram baixados e aplicados. Se não houver ajustes ou atualizações, desinstale e reinstale o programa que está causando o problema. Se o Runtime Error for com o seu sistema operacional, faça um backup dos seus arquivos e reinstale o sistema operacional;

Passo 2. O problema também pode estar sendo causado por add-on, plug-in ou outro software extra associado com o programa que está gerando o erro. Se exite um ou mais programas extras associados ao software problemático, verifique se existe alguma atualização para eles. Caso não haja, desinstale cada programa extra associado e verifique se algum deles estava causando o problema.

Resolver um Runtime Error causado por um vírus de computador:

Passo 1. Se possui um antivirus instalado no seu computador, verifique se o programa está atualizado e execute o antivírus. Se não estiver, atualize e execute o antivírus;

Passo 2. Se você não possui um antivírus, instale uma versão atualizada e execute o antivírus para que ele verifique se o seu computador está infectado. Veja as opções de antivírus na nossa seção de downloads.

Segue uma lista com alguns runtime errors:

Em geral, se for problema no software, baixe a versão mais atualizada e reinstale o programa. Caso não resolva, entre em contato com o desenvolvedor do programa.

Código do erro Mensagem do Runtime Error Informações sobre o erro
5 Illegal function call O programa realizou uma chamada de sistema que não é mais válida para a sua versão do sistema operacional ou o programa não tem permissão para executá-la. Nesse último caso, você pode tentar abrir o programa no modo de Segurança do Computador. Você pode tentar também executar o programa como administrador, mas tenha cuidado ao fazer isso, pois você pode expor todo o seu computador, se o programa não for confiável.
6 Overflow Pode ser causado tanto por um programa mal intencionado, que quer invadir a área de memória de outro programa para roubar informações ou fazer o outro programa parar d de funcionar ou pode ser causado por um programa mal programado.
53 File not found O programa requisitou a leitura de um arquivo que não existe no computador ou a escrita em um diretório que não existe.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosberg Guedes
    2011-11-05T14:55:25

    odeio guando aparece esse pop up com erro