Internet

23/11/2011 15h41 - Atualizado em 14/05/2013 17h08

Como conversar por vídeo no Gtalk

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Talk mudou, e para melhor. Ele pode não ser o melhor dos clientes de bate-papo instantâneo, mas sem dúvidas é um dos mais simples e eficientes. Agora, ele também permite diversas opções de comunicação com seus amigos, além das mensagens de texto tradicionais. As chamadas de vídeo, por exemplo, são um grande atrativo.

Guia do Outlook.com: descubra como fazer tudo com dicas e tutoriais

Vídeo no Gtalk (Foto: Divulgação)Fale por vídeo no Gtalk. (Foto: Divulgação)

Não é mais preciso fazer o download de programas como o Skype para conversar com os seus amigos pela webcam. Com as atualizações do Gtalk, é possível fazer isso diretamente de seu e-mail. A equipe do TechTudo preparou um pequeno passo a passo para explicar como habilitar esta nova função. Confira abaixo.

Passo 1. Crie uma conta Google. Acesse o site do Google e clique em “Fazer login”. Uma nova página será aberta e haverá a opção “Inscreva-se para ter uma nova Conta Google”. Insira as informações necessárias, espere a confirmação em seu e-mail atual, valide o cadastro e pronto: você tem um Gmail.

Passo 2. Entre no Gmail. Com sua conta Google ativada, acesse a página do Gmail para começar a se interar com o cliente de e-mail. Caso você já conheça o site, melhor ainda. Perceba que no canto esquerdo inferior da tela há uma janela chamada “bate-papo”. É nela que você vai conversar com seus amigos.

Passo 3. Ative o serviço. Perceba que ao lado de alguns contatos estará um ícone de uma pequena câmera de vídeo. Clique nela. A janela de conversação irá aparecer no canto direito inferior e, dentro dela, haverá uma nova câmera. Clique novamente para receber uma mensagem: “Clique aqui para adicionar bate-papo por voz ou vídeo”.

Passo 4. Faça o download do plugin. É necessário ter o “Bate papo por voz e video” do Google instalado em seu computador. Baixe-o e prossiga para a instalação.

Passo 5. Instale o plugin. Execute o arquivo que você acabou de baixar. Uma tela explicando como funciona o programa, dando informações sobre as tarifas e chamadas de emergência será exibida. Clique em “Aceitar e Instalar” para iniciar o processo.

Passo 6. Realize uma chamada. Pronto, agora você está preparado para realizar uma chamada por vídeo no Gtalk. Basta escolher um contato que também tenha o serviço habilitado em sua conta e, na janela de conversação, clicar no ícone da câmera de vídeo para iniciar o bate-papo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2011-11-25T23:09:13

    Valeu por compartilhar. Tem muita gente que não tem ideia do uso, mesmo estando entre nós há um bom tempo. Eu mesmo passei para 4 pessoas e estão adorando, pois é bem mais leve que outros similares. E ainda dá para por em tela cheia o vídeo do amigo e minimizar a nosso vídeo.

  • Helvecio Rocha
    2011-11-23T19:58:03

    A matéria trata essa função como nova sendo que o videochat do Gmail existe a quase 2 anos.