Áudio e Vídeo

23/11/2011 16h33 - Atualizado em 19/12/2011 18h54

Como exibir informações de uma música do iTunes no dock do Mac OS X

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Há muitos usuários de computadores da Apple que recorrem a aplicativos para poderem ser notificados com detalhes sobre as músicas que estão ouvindo em seu iTunes enquanto realizam outras tarefas na máquina. Existem, para isso, o Coversutra e o GrowItunes, por exemplo. Mas você sabia que é possível ativar uma funcionalidade escondida do próprio programa para que ele exiba o nome e o artista da faixa em reprodução em uma espécie de pop-up?

Pois é, com apenas alguns passos, explicados aqui pela equipe do TechTudo, é possível fazer com que o iTunes exiba, a cada troca de faixa em sua playlist, estas informações sobre as canções. Habilitar as notificações é bem simples e não demora nem cinco minutos. Para tanto, basta inserir um pequeno código em seu Terminal. Um detalhe: o truque só funciona na versão Lion do Mac OS.

iTunes no dock do Mac Os (Foto: Reprodução/Cult of Mac)Informações aparecem no ícone do iTunes no dock do Mac Os (Foto: Reprodução/Cult of Mac)

Passo 1. Vá até a pasta "Applications" e depois acesse "Utilities" para entrar no Terminal, que é o prompt de comando de seu sistema operacional. Nele, é possível inserir diversos códigos para realizar as mais variadas funções no seu computador;

Passo 2. Com a janela de comando aberta, insira a seguinte mensagem: “defaults write com.apple.dock itunes-notifications -bool TRUE;killall Dock”, lembrando-se de tirar as aspas. É isso que vai garantir que você não precisará mais de aplicativos para saber qual música está ouvindo no iTunes;

Passo 3. Automaticamente, seu dock irá reiniciar após a confirmação do código. Não se assuste e aguarde que ele volte ao normal;

Passo 4. Abra o iTunes. Entre no programa normalmente, selecione sua música preferida e coloque-a para tocar. Assim que a faixa começar, uma pequena janela, como um pop-up, será exibida em cima do ícone do iTunes, com o nome da música e do cantor – semelhante ao que acontece no Windows Media Player. Ela ficará ali por alguns segundos e depois desaparecerá.

Via Cult of Mac

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lígia Locher
    2013-06-26T11:54:16

    Está dando erro toda vez que a música passa e gostaria muito de tirar essa função como proceder???

  • Daniele Marques
    2012-07-21T23:54:16

    Como se desfaz essa função?

  • Gilberto Junior
    2012-01-28T07:11:58

    Obrigado pela dica!!

  • Flavio Muniz
    2011-11-26T00:51:12

    n sabia dessa, vlw pela dica ;)