Internet

17/11/2011 19h12 - Atualizado em 27/05/2013 16h39

Como fazer chamadas telefônicas diretamente do Gmail

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Esqueça os downloads de softwares para realizar chamadas via computador. Agora, você pode fazer isso diretamente do e-mail. Para tal, basta ter uma conta no Gmail e ativar o serviço de ligações telefônicas na página. Disponível em 38 idiomas e com descontos de ligações para 150 países, o serviço é bem simples e muito eficiente.

O TechTudo preparou um tutorial com o passo a passo de como proceder para fazer uma chamada e ter desconto em todo o mundo. Siga as instruções abaixo:

Passo 1. Crie uma conta Google. Acesse o site do Google e clique em “Fazer login”. Uma nova página será aberta e haverá a opção “Inscreva-se para ter uma nova Conta Google”. Insira as informações necessárias, espere a confirmação em seu e-mail atual, valide o cadastro e pronto: você tem um Gmail.

Passo 2. Com sua conta Google ativada, acesse a página do Gmail para começar a se interar com cliente do e-mail. Caso você já conheça o site, melhor ainda. Perceba que no canto esquerdo inferior da tela há uma janela chamada “bate-papo”. É nela que você vai conversar com seus amigos.

chamadas telefõnicas no Gmail (Foto: Divulgação)Note o item de chamadas telefônicas. (Foto: Divulgação)

Passo 3. Verifique a disponibilidade do serviço. Ainda não são todas as contas do Gmail que têm acesso ao serviço de ligações. Por isso, você terá de conferir se está apto a realizar esse tipo de chamada. Basta olhar se há uma câmera verde acima dos contatos de seu bate-papo. Se, sim, parabéns, você poderá ativar a funcionalidade.

Passo 4. Ative as chamadas. Para poder realizar as ligações, é preciso instalar um plugin no seu computador. Clique na câmera verde, onde haverá a inscrição “Experimentar Agora” para ser redirecionado a uma nova página, com explicações sobre o serviço e um link “Instalar bate-papo por voz e vídeo”. Clique sobre ele para iniciar o download do arquivo.

Instalar bate-papo por voz e vídeo no Gmail (Foto: Divulgação)Instale o serviço. (Foto: Divulgação)

Passo 5. Instale o plugin e execute o arquivo que acabou de baixar. Uma tela explicando como o programa funciona, dando informações sobre as tarifas e chamadas de emergência será exibida. Clique em “Aceitar e Instalar” para iniciar o processo.

Passo 6. Após a rápida instalação, volte à página do Gmail, reinicie a conexão com o servidor e você perceberá uma nova opção em seu bate-papo: “Chamar Telefone”. Clique nela para abrir um pequeno discador no canto direito da tela. Pronto, seu serviço está ativado.

Números para realização de chamada no Gmail (Foto: Divulgação)Faça uma chamada. (Foto: Divulgação)

Passo 7. Compre créditos. É preciso utilizar o Google Checkout para inserir dinheiro em sua conta para pagar as ligações. O serviço é pré-pago. Ou seja, você escolhe quanto quer gastar antes de realizar as chamadas. Para isso, basta ter um cartão de crédito internacional e clicar em “Adicionar Crédito” em seu discador. Na tela seguinte, insira sua senha e o valor desejado. Feito isso, digite os dados do cartão e conclua a compra.

Paso 8. Tarifas. No Brasil, a discagem para números fixos sai por US$ 0,04 por minuto. Para celulares, o valor do minuto sobe para US$ 0,15. Para saber todos os preços do serviço, acesse a página de tarifas do Google.

Passo 9. Ligue. Com seus créditos ativados, basta escolher para quem você quer ligar. Digite o número no discador e fale à vontade – haverá duas opções mostrando o tempo da ligação e o custo de cada minuto. Só tome cuidado para não gastar seus créditos muito rápido!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2011-11-23T14:57:46

    Disse tudo Luiz Gonçalves, mas acredito que haverá uma mudança na forma de pagamento. Não gosto usar cartão internacional. Melhor seria mesmo pagar via boleto.

  • Luis Gonçalves
    2011-11-20T16:06:40

    Deveria haver opção de pagamento por boleto, como há no Skype

  • Celso Torres
    2011-11-17T21:43:51

    o skype é mais barato