Sistemas Operacionais

04/11/2011 10h02 - Atualizado em 18/10/2013 10h03

Como recuperar um celular Android roubado ou perdido

Emerson Alecrim
por
Para o TechTudo

Bastam alguns segundos de distração e pronto, alguém “passa a mão” no seu celular, ou então você o deixa em algum lugar e esquece de pegá-lo. Felizmente, hoje contamos com ferramentas que ajudam a recuperar o aparelho perdido, ou ao menos a apagar os dados existentes nele.

Conheça também as dicas do Techtudo de como tirar riscos da tela do celular!

Para usuários de smartphones (e tablets) Android, uma das soluções mais interessantes é o Cerberus, que você aprenderá a instalar e configurar neste tutorial. Trata-se de um aplicativo que permite rastrear o aparelho via GPS, tirar fotos da pessoa que está tentando utilizá-lo, apagar remotamente dados pessoais, obter uma lista dos últimos números discados, exibir um aviso na tela, soar um alarme, entre outros recursos.

Antes de começarmos, você precisa saber que o Cerberus não é gratuito: depois de instalado, você pode utilizá-lo sem custos por uma semana. Depois disso, é preciso pagar 2,99 euros (preço praticado na data de publicação deste texto) pela licença, que dura para sempre. Como você verá, é um valor pequeno se considerarmos os benefícios do programa.

Passo 1. Acesse nossa área de downloads e baixe o Cerberus. O pacote de instalação tem aproximadamente 400 KB. Quando terminar de baixá-lo, clique em “Abrir”;

Passo 2. Agora você precisa criar uma conta no serviço. Escolha um nome de login, defina uma senha e informe seu endereço de e-mail. Guarde bem estas informações;

Passo 3. Entre no Cerberus informando nome de usuário e senha para configurá-lo. Caso não se lembre da combinação, clique em “Esqueceu sua senha?” e siga as orientações;

Passo 4. Agora você está na tela de configuração do Cerberus. A primeira ação a fazer é verificar se o campo “Estado”, em “Administração de dispositivo”, está marcado como “Ativado”. Se não estiver, clique no campo e, em seguida, escolha “Ativar”;

Ativando o Cerberus (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Ativando o Cerberus (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 5. A partir deste ponto, você ativará ou desativará as funcionalidades básicas do Cerberus. A primeira delas é “Apagar remotamente”: Essa opção permite emitir um comando remoto para eliminar todos os seus dados da memória do smartphone e/ou do cartão SD. Assim, você pode evitar que informações particulares caiam em mãos desconhecidas;

Passo 6. Agora você deve configurar a “Captura automática de foto”. Trata-se de uma opção bastante interessante, pois nela você determina em que situações o Cerberus deve utilizar a câmera frontal do aparelho para tirar uma foto da pessoa que o manipula. As imagens capturadas são enviadas imediatamente para o seu e-mail;

Passo 7. A próxima etapa consiste em configurar o “Verificador do SIM card”. Nesta opção, você determina quais chips estão autorizados a manipular o Cerberus. Assim, se você possuir mais de um SIM card, poderá tornar todos compatíveis com a ferramenta. Nessa opção você também pode informar até três números de celulares para enviar um SMS com dados sobre a localização do seu aparelho em caso de perda, assim como fazer com que a mensagem chegue ao seu e-mail.

A opção pode aparecer automaticamente para ser configurada assim que o Cerberus for acessado pela primeira vez;

Configurando a captura de fotos e o cadastro de números para alertas (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Configurando a captura de fotos e o cadastro de números para alertas (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 8. Essas são as configurações básicas do Cerberus no smartphone. Mas não termina aí: você precisa também conhecer as opções do painel de controle da sua conta. Para isso, acesse o site do Cerberus e faça o login;

Site do Cerberus  (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Site do Cerberus (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Passo 9. O painel de controle do Cerberus é muito simples. Tudo que você precisa fazer é clicar no menu “Comando”, escolher uma ação e clicar em “Enviar Comando”. Há vários procedimentos possíveis, entre eles:

- Iniciar rastreamento: ao ativar esta opção, o Cerberus tentará mostrar em um mapa na página a localização atual do aparelho;
- Bloquear com código: o Cerberus bloqueará o aparelho e só o liberará se o código determinado por você for digitado;
- Obter informação do dispositivo: com este comando, o Cerberus tentará capturar informações que podem ajudá-lo a encontrar o aparelho, como número de telefone utilizado (útil em caso de troca de chip), endereço IP e rede Wi-Fi;
- Iniciar alarme com uma mensagem: você escreve uma mensagem e o Cerberus a exibe na tela do aparelho, ao mesmo tempo em que o faz tocar um alarme;
- Obter registro de chamadas: permite obter uma lista dos números chamados recentemente pelo aparelho. Também é possível obter números de SMS;
- Tirar foto: nesta opção, o Cerberus faz o aparelho tirar uma foto. É possível escolher entre as câmeras traseira e frontal, além de ativar ou não a iluminação flash.

Painel de controle do Cerberus (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)Painel de controle do Cerberus (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)

Na ausência de um computador, você também pode enviar comandos ao Cerberus via SMS para o seu aparelho. Veja abaixo alguns opções (consulte a página de ajuda do Cerberus para obter a relação completa de comandos):

Obs.: informe a sua senha no lugar de “password”:

cerberus password find – para localizar seu aparelho;
cerberus password wipe – para apagar a memória do dispositivo;
cerberus password wipesd – para apagar a memória do cartão SD;
cerberus password alarm text – para exibir um aviso na tela (substitua "text" pela mensagem);
cerberus password takepicture – tenta tirar uma foto pela câmera frontal e enviá-la ao seu e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Nascimento
    2017-03-16T20:18:54

    se eu formata padroes de fabrica da pra rastrear tbem ?

  • Maiara Santos
    2015-09-05T13:40:05

    oi gostaria de saber se é possivel instalar no pc,pq o meu celular ja foi roubado.e infelizmente nao deu tempo de instalar nele,roubaram 24 hs depois de sair da loja

  • Leandro Scorci
    2014-10-15T11:46:39

    Simplesmente o melhor programa de rastreamento.

  • Rafael Santos
    2014-05-06T15:23:53  

    é se o ladrão imediatamente levar o celular pra algum lugar que resetar , o programa consegue rastrear ?

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2014-05-06T15:23:53  

      Sim, mas vc tem que fazer a instalação via recovery. Assim o programa fica incorporado ao sistema e mesmo que façam o reset, ele continuará funcionando. A única maneira de conseguir retirar, fazendo esta instalação, é trocando ou reinstalando a ROM do aparelho.

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2014-05-06T15:23:53  

      Mas para isso, é necessário que o aparelho tenha root e se não tiver, fazer isso para quem não tem experiencia ou conhecimento técnico é meio complicado!

  • Marly Carril
    2015-02-22T22:02:27  

    O Cerberus é muito bom enquanto o seu aparelho não é roubado. Fui assaltada e levaram meu tablet. Nunca mais encontrei. Devem ter formatado o aparelho. Cancelei o chip depois disto. Só acho estranho que o rastreamento fica verde e o estado da conexão vermelho. Mas nunca consegui localiza-lo.

    recentes

    populares

    • Marly Carril
      2015-02-22T22:02:27  

      Não existe no mundo, nenhum sistema de segurança totalmente a prova de ladrões!.. Evidentemente que você também precisa ser ágil para providenciar o mais urgente possível, tentar detectar o seu aparelho, antes que o distinto o desligue ou formate. Nos Smartphone Motorola, existe a vantagem de ter uma blindagem na bateria que impede de desliga-lo com facilidade, exigindo para isso ferramenta especial, além de habilidade técnica no manejo! Nada nesta vida é para sempre, lembre-se disso!

  • Karol Butzke
    2015-05-11T23:58:37

    Gostaria de saber se é possível usar esse app mesmo se já bloqueei meu chip e aparelho pela operadora?

  • Pedro Augusto
    2014-11-20T11:02:44

    Eu uso um outro aplicativo que, além dessa função anti-furto, é também um anti-vírus e otimiza o celular, o Psafe Total Android. Não tenho nada a reclamar dele, inclusive, essa semana atualizaram a interface online e agora dá pra saber as informações do celular direto no navegador.

  • Everton Mascarenhas
    2013-07-15T06:50:04  

    o cerberus nao cumpre o que promete, pois eu tinha um motorola milestone 2 com o cerberus (versão paga) roubaram meu celular e nunca mais consegui localiza-lo nem mesmo pelo motoblur que é rasteado através do imei pela própria motorola!

    recentes

    populares

    • Everton Mascarenhas
      2013-07-15T06:50:04  

      Você fez o flash dele na ROM? Se não fez, com os Wipes certos o ladrão apaga o cerberus do seu celular. O usuário tem que aprender a usar o aplicativo antes de reclamar.

  • Jones Silva
    2011-11-04T12:07:10  

    Quero ver a função quando há troca de chip se realmente funciona. No "Android Lost" quando troca-se o chip não exerce a função de verificação no mapa pelo GPS e de tirar foto na câmera local.

    recentes

    populares

    • Jones Silva
      2011-11-04T12:07:10  

      Funciona sim! Uma vez precisei colocar o chip da minha esposa no meu celular e ele não parou de dar um alarme sonoro até que eu entrei no cerberus e autorizei o SIM dela.

  • Emerson Nascimento
    2011-11-04T14:25:21

    Excelente matéria! Vou baixar o aplicativo pago e começar a utilizar. Parabéns!

  • Samuel Franco
    2011-11-04T12:05:13

    já tinha conhecimento,bom aplicativo.

  • Estevam Alves
    2011-11-08T15:25:22

    NOSSA!!!! Acabei de baixar mt bom!!! A única função que parece não estar funcionando é a foto automatica qnd erra o código, qnd eu envio o comando ele tira a foto na hora, mas o automático qnd erra o código de desbloqueio não tá funcionando... De resto, é incrível, eu uso o Seekdroid tbm, mas esse é completissímo!!!

  • Alex Neri
    2011-11-07T15:58:45

    ele tb serve para o Iphone 3 e 4?

  • Francisco Oliveira
    2011-11-06T20:28:47

    Utilizo o Locate My Droid, é grátis e nunca me deixou na mão.

  • Francilan Sobreira
    2011-11-04T23:12:50

    Parece ser otimo, vou testa-lo

  • Anderson Cleds
    2013-06-20T10:18:43

    Bem legal testei, mas ainda prefiro o Wemp Locator, acho que tem mais facilidade.

  • Felipe
    2013-06-20T08:24:40

    Estou usando o WEMP Locator, ele tem umas funções legais de backup e é bem leve.

  • Matthaeus Carvalho
    2012-01-06T16:30:33

    uso o androidlost que é gratuito, cumpre muito bem sua função. Mas a precisão de localização GPS não ´boa

  • Uri Araujo
    2011-11-24T05:17:51

    exelente muito bom testado e aprovado pelo meu imetro.