Sistemas Operacionais

15/12/2011 15h58 - Atualizado em 19/12/2011 18h47

Como instalar o Linux Mint

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Os amantes do sistema operacional Linux ganharam mais uma opção de distribuição com a versão 12 do Linux Mint. Cada vez mais popular, esta distro traz boas funcionalidades e ótimo desempenho. Aprenda neste tutorial a instalar o Lisa de forma bem simples!

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 1. Primeiramente, se você não possui o disco de instalação da última versão do Linux Mint 12 Lisa, basta baixá-lo aqui (versão 64 bits via torrent). Como acontece com seu parente próximo Ubuntu, é possível usar o Linux Mint na versão via CD por meio da Live Session – com o disco em seu drive, sem necessidade de instalação -, ou como um de seus sistemas operacionais nativos da máquina;

Passo 2. Após baixar o arquivo .ISO do Linux Mint, é necessário gravar essa imagem de disco. Com a mídia gravada em mãos, basta inseri-la em seu drive e começar a instalação, inicializando o PC pelo do disco ou a partir da Live Session, pela opção Install Linux Mint;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Basta inserir a mídia gravada no drive para dar início à instalação (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 3. Logo de início, escolha a língua de preferência para seu sistema operacional;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Tela de escolha do idioma (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 4. Cheque se seu PC possui espaço em disco disponível para a instalação e se ele está conectado à Internet;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Veja se há espaço em disco suficiente para o Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 5. Escolha se o Linux Mint será o único sistema operacional instalado em sua máquina ou se ele compartilhará espaço com demais sistemas. Caso você deseje instalar o Linux Mint em companhia de outros sistemas, basta fazer a alocação de espaço;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Tela da escolha do tipo de instalação. Se você não abre mão de outros sistemas operacionais, a melhor opção é particionar o HD (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 6. Feito isso, dê o comando "Instalar agora";

Passo 7. Escolha sua localidade no mapa-múndi;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Mapa-múndi (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 8. Especifique a disposição de teclado de seu idioma. Este passo é bastante importante;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)No caso, adotaremos o português como padrão (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 9. Insira seu nome de usuário e, caso queira, uma senha de segurança. Clique em "Continuar";

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Nesta etapa, você pode escolher por criar uma senha ou não (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 10. Aguarde os arquivos serem instalados. Se seu PC estiver conectado à Internet, espere o fim do download dos pacotes de linguagens e demais funcionalidades;

Linux Mint 12 (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)Linux Min 12 Lisa instalado! (Foto: Reprodução/Alessandro Iglesias)

Passo 11. Com a instalação concluída, escolha entre continuar usando o Linux Mint via Live Session ou reiniciar a máquina;

Pronto! Seu Linux Mint 12 está instalado, prontinho para seu uso e novas descobertas neste OS que tem feito bastante sucesso. Se você quiser de utilizar o Linux Mint por outros meios, diferentes de instalação e Live Session, uma sugestão é emulá-lo via Virtualbox.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Netto
    2012-10-03T16:34:03

    valeu mano me ajudou muito tava vendo de utras pessoas mais ninguém facilitava valeu