Internet

14/12/2011 14h59 - Atualizado em 15/12/2011 14h39

Como jogar Cityville

Maira Testa
por
Para o TechTudo

Em 2011, depois de experiências bem-sucedidas no Facebook com jogos como Farmville e Mafia Wars, a desenvolvedora Zynga lançou o Cityville, seu próprio jogo de simulação de cidades. Hoje, o jogo é o mais popular entre usuários de Facebook. São 49 milhões de usuários por mês, segundo dados de novembro de 2011 (Fonte: AppData).

Cityville consiste na construção e administração da sua própria cidade. O objetivo é manter a cidade próspera e cuidar para que os cidadãos estejam sempre satisfeitos e o território cada vez maior. Para aprender a construir e gerir sua cidade, fique de olho no nosso tutorial.

Quais são os principais recursos de Cityville?

O jogo disponibiliza uma série de elementos e ferramentas para te ajudar a construir sua cidade. As mais importantes são ENERGIA, MOEDAS, NOTAS, EXPERIÊNCIA e PRODUTOS.

1 – Energia – um ponto de energia é gasto a cada ação realizada no jogo, seja coletar aluguel, colher uma planta ou construir um prédio. A quantidade de energia é limitada por dia e renovada com o tempo. Caso sua energia acabe e você queira continuar jogando sem ter que esperar que ela se renove, é possível ganhar energia visitando as cidades dos seus amigos (apenas uma visita por dia), pedir energia por mensagens no mural do Facebook ou comprá-las usando notas.

2 – Moedas – são distribuídas a cada ação realizada. As moedas compram a maioria dos itens no jogo e utilizadas com freqüência adquirir de sementes a novos prédios. São mais fáceis de adquirir, inclusive pela troca de coleções completas de itens colecionáveis coletados durante as ações.

3 – Notas – moeda do jogo que representa os Facebook Credits. Por serem itens pagos, as notas são mais raras que moedas e compram itens e ações especiais – por exemplo, preencher vagas abertas num prédio municipal ou mesmo completar construções comprando itens especiais sem precisar pedir ajuda a seus amigos, acelerando a conclusão das construções e o crescimento da cidade.

4 – Experiência (estrelas) – também coletada a cada ação realizada, o acúmulo de experiência aumenta o nível da cidade de forma crescente, liberando novos prédios e expansões e rendendo maior lucro nos aluguéis e estabelecimentos comerciais.

5 – Reputação (corações) – funciona como o elemento anterior, mas aqui se refere ao nível do jogador em relação às suas amizades. Quanto maiores seus pontos de reputação, maiores são os bônus por visitar seus amigos. Os corações são coletados a cada ação realizada na cidade de outro amigo.

6 – Produtos – são necessários para reabastecer estabelecimentos. Quando não há produtos suficientes, o estabelecimento não pode ser reabastecido e não rende lucros. Para conseguir produtos, o jogador deve manter cultura de plantas e animais e coletá-los no tempo certo. Cada tipo de cultura tem um tempo determinado para ficar pronto para coleta e rende um número de produtos diferentes, mas esperar demais depois de pronto pode deixá-los estragar. Para isso não acontecer, é importante prestar atenção e visitar seu jogo com freqüência.

Como posso expandir minha cidade?

Para manter sua cidade em crescimento, é preciso aumentar a população e os prédios comerciais, que rendem lucro e experiência. Quanto maiores o nível da cidade e o número de moradores, mais a cidade pode se expandir. Você pode também aumentar o número de cidades vizinhas (adicionar amigos). Alguns tipos de construções só são liberados a partir de um número mínimo de moradores ou amigos vizinhos.

1 – Expandindo moradores – para expandir moradores é preciso construir mais casas e habitações. Cada tipo de casa rende diferentes valores de aluguel, e as mais caras rendem mais e comportam mais moradores. Fique atento ao limite de moradores da sua cidade mostrado logo abaixo do nome dela na tela, junto com um emoticon que reflete a satisfação da população. Quando a população chega ao máximo, é preciso construir mais casas ou comprar mais território. Quando o emoticon está triste, amarelo ou vermelho, é preciso construir mais prédios comunitários e melhorar o planejamento da cidade.

2 – Negócios – funcionam em duas etapas: abastecimento e coleta. Por isso, vale lembrar que cada prédio comercial gasta então duas energias para ser reabastecido. Negócios maiores precisam de mais produtos para abastecimento, fique atento quanto a isso – procure manter o estoque de produtos alto e calcular que tipo de cultura vai precisar plantar para ter o estoque que precisa.

Interagindo com amigos

Em Cityville, você pode interagir com amigos que também jogam de várias formas. As interações rendem pontos, experiência e itens e ainda ajudam suas cidades a crescerem mais rápido sem precisar usar notas.

1 – Enviar pedidos – prédios comunitários são construções importantes que aumentam a satisfação da população e evoluem o nível da sua cidade. No entanto, eles exigem itens especiais para finalizar sua construção. Estes itens podem ser comprados com notas ou pedidos para seus amigos no jogo. Ao ajudar um amigo atendendo algum pedido, tendo sido mandado direto para você ou postado no mural do Facebook, você recebe recompensas em moedas e experiência.

2 – Enviar presentes – clicando no ícone de um amigo na barra embaixo da tela ou na aba Presentes Grátis, existe a opção de presentear sem que seu amigo tenha feito algum pedido. Só é possível enviar um presente por dia para cada amigo e as opções variam conforme seu nível. O amigo que recebe o presente também tem a opção de retribuir, sempre com o mesmo tipo de item com que foi presenteado. Caso você esteja precisando de algum item, essa é uma boa opção de fazer seu pedido ajudando um amigo ao mesmo tempo.

3 – Visitar cidades vizinhas – quando você adiciona algum jogador como amigo, suas cidades se tornam vizinhas. Clicando no ícone do seu amigo na barra embaixo da tela, você pode escolher visitar a cidade dele. Uma vez ao dia, você recebe uma recompensa pela visita a cada cidade vizinha e cinco pontos de energia que pode gastar como quiser apenas na cidade dele. Com estes pontos você pode coletar aluguéis, reviver ou coletar culturas e enviar ônibus de excursão para pontos comerciais de seus amigos. Cada ação realizada numa cidade vizinha rende moedas e pontos de reputação.

Agora que você já sabe como jogar, escolha um nome para sua cidade e mãos à obra!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Gerbelli
    2011-12-14T15:22:41

    minha mae joga esse mais eu so mais o MEGACITY