Internet

26/12/2011 18h18 - Atualizado em 07/03/2013 12h00

Hangout do Google+: como fazer uma videoconferência na rede social

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Usar o Hangout do Google+ permite conversar, ao vivo, por vídeo, com os amigos. A ideia é simples: basta iniciar um hangout (ponto de encontro), convidar os contatos e iniciar a videoconferência. Tudo isso de graça, para desbancar o mais famoso programa de bate-papo por vídeo do mundo, o Skype, que foi adquirido pela Microsoft.

Com o Google+, não é preciso instalar nada, apenas fazer o download de um plugin e utilizar o serviço online. Basta ter uma webcam (para falar em vídeo), um microfone (para conversar com vídeo e áudio ou somente áudio) e uma conexão de internet capaz de suportar este tipo de interação.

Sabe aqueles hangouts com famosos que o Google realiza para promover sua rede social no Brasil e no mundo? Então, você também pode fazer um deles. Além de conversar com os amigos, é claro, também é possível fazer uma espécie de vlog online e bater papo com pessoas que sequer te conhecem, mas se interessaram pelo conteúdo publicado.

Confira abaixo um passo a passo para aproveitar da melhor forma os hangouts:

Passo 1Acesse o Google+. Se você já tiver uma conta do Google insira seu login e senha para entrar na página principal da rede social. Depois disso, perceba que no canto direito há um menu. Na parte do meio, um retângulo verde com letras brancas exibe a mensagem: “Iniciar um hangout”.

Instalação do Plugin para realizar hangouts no Google+ (Foto: Reprodução)Instalação do Plugin para Hangout (Foto: Reprodução)

Passo 2 – Clique nesse botão. O Google+ informará a necessidade da instalação de um plugin. Uma janela irá dar todas as instruções necessárias. O plugin vai ser instalado rapidamente e, então, será exibida uma nova janela, com as opções para se configurar a sua webcam, testando áudio e vídeo.

 

 

Passo 3 – “Arrume o seu cabelo e verifique se o microfone está funcionando”. Esta é a mensagem que o hangout exibe após a conclusão das configurações. Quando chegar a este passo, se certifique de que está tudo pronto para iniciar a sua transmissão ao vivo. Logo abaixo, há a opção de adicionar amigos ao Hangout. Clique na opção para procurar seus amigos e convidá-los para o bate-papo.

Passo 4 – Depois de se certificar de que tudo está feito, clique no retângulo verde abaixo, onde está escrito “Entrar no Hangout”. Pronto, você já estará ao vivo para seus amigos – e a informação será compartilhada em seus círculos. Qualquer usuário precisará apenas clicar em “entrar no hangout” para também participar do bate-papo.

hangoutLink do Hangout é compartilhado no perfil do Google+

Passo 5 – Com a conversa em andamento, todos usuários se vêem. A janela exibe uma pessoa em destaque e as outras abaixo. Basta clicar na pessoa que você deseja posicionar como principal e deixar as outras como secundárias. A janela de conversação tem algumas opções, como adicionar vídeo do YouTube, escrever mensagens de texto, ativar ou desativar o áudio, convidar novos integrantes e sair.

 

Confira o vídeo feito pelo próprio Google, mostrando o Hangout no Google+:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares