Sistemas Operacionais

05/12/2011 14h51 - Atualizado em 05/12/2011 14h51

Primeiros passos em World of Warcraft

Lorena Boyer
por
Para o TechTudo

Com o personagem do World of Warcraft (WoW) criado, é hora de entrar no mundo de Azeroth! Segue, aqui, um guia com os primeiros passos para jogar o MMORPG Warcraft. Após entrar com seu personagem, será iniciada uma apresentação, que narra um breve histórico da raça escolhida para o seu personagem e o local onde você iniciará suas missões. Após essa apresentação, a imagem a seguir mostra o que verá na tela de jogo.

Interface inicial na criação de um humano (Foto: Divulgação)Interface inicial na criação de um humano (Foto: Reprodução)

Legenda: 
1 – Seu personagem; 
2 – Personagem que lhe entregará a primeira missão; 
3 – Um retrato de seu personagem com seu nível, barra de vida e principal recurso; 
4 – Janela de Chat; 
5 – Barra de habilidades; 
6 – Dicas; 
7 – Menus; 
8 – Seu inventário; 
9 – Mini mapa. 

No item 6 da imagem, um botão com uma interrogação dá dicas valiosas para iniciantes aprenderem as noções básicas. Essas dicas também aparecem inicialmente na tela do jogo, e se adaptam ao que você estiver fazendo naquele momento. Então fique atento às dicas, pois serão muito úteis no início de sua jornada! 

Talentos e Habilidades 

À medida que você completa missões e aprende a usar os recursos e ferramentas do jogo, você é encaminhado ao treinador de sua classe, que vai lhe ensinando novas habilidades. A partir do nível 10 você também poderá começar a escolher seus talentos. 

Talentos do personagem (Foto: Reprodução)Talentos do personagem (Foto: Reprodução)

Cada classe possui 3 árvores de talentos, e cada uma delas com tipos de habilidades que vão determinar o papel de seu personagem, principalmente jogando em grupo (dano, proteção, cura). 

Estilos de Jogo 

JvJ (Jogador contra Jogador) – Se você curte aniquilar seus jogadores inimigos, o JvJ é seu lugar. Aqui existem várias opções: Arenas, Campos de Batalha, Jogos de Guerra, Campos de Batalhas ranqueados e até mesmo enfrentamentos ao redor do mundo. Mas derrotar o inimigo não é fácil, já que eles são preparados, e com armadura especial de resistência ao dano causado por outro jogador. Requer habilidade e muito treino. 

Um campo de batalha (Foto: Reprodução)Um campo de batalha (Foto: Reprodução)

JvA (Jogador contra Ambiente) – Aqui você luta contra os inimigos do ambiente. Monstros e chefes macabros, que dão recompensas poderosas. Além das missões espalhadas pelo mapa, o mundo conta com masmorras para 5 jogadores e raides para 10 e 25 jogadores, onde os jogadores podem encontrar armaduras, armas e itens especiais, além de participar de vitórias que rendem muitas conquistas. À medida que seu personagem consegue completar o conteúdo oferecido, terá acesso a itens melhores. 

Profissões 

Não é por que você está em um jogo que você não precisa trabalhar! Em World of Warcraft seu personagem pode ter duas profissões principais, além das quatro secundárias. São elas: 

Primárias 

- Alquimia – Prepara poções poderosas para ajudar os guerreiros em combate.
- Ferraria – Confecciona armas e armaduras.
- Encantamento – Prepara encantos para armas e armaduras.
- Engenharia – Constroi bombas, dinamites, e alguns itens diferentes.
- Herborismo – Colheita de plantas.
- Escrivania – Extraem tintas das plantas para a criação de glifos
- Joalheria – Confecciona anéis, colares e pedras preciosas.
- Couraria – Cria peças de couro.
- Mineração – Coleta minerais valiosos e pedras preciosas.
- Esfolamento – Retira a pele dos animais mortos.
- Alfaiataria – Confecciona roupas em tecido.

Coletar minérios é uma das diversas profissões em WoW (Foto: Reprodução)Coletar minérios é uma das diversas profissões em WoW (Foto: Reprodução)

Secundárias 

- Arqueologia – Colhe artefatos antigos ao redor do mundo.
- Culinária – Prepara comidas que aumentam certos atributos.
- Primeiros Socorros – Cria bandagens para cura de feridas.
- Pesca – Pesca peixes das águas de Azeroth.

Canais de Bate papo 

Existem diversas maneiras de se comunicar com outros jogadores online, sejam seus amigos ou outros aventureiros, de maneira privada ou pública. 

Para abrir a janela de interação, aperte a tecla O. Através dessa tela, você poderá ver seus amigos adicionados, e os que estão presentes nos canais disponíveis. Para falar individualmente com alguém na lista, clique com o botão direito em seu nome e escolha “sussurrar”. 

Para falar nos canais, independente de estar com essa janela aberta ou não, basta apertar a tecla “Enter” do teclado e escolher em que canal pretende falar, usando o código “/(atalho-do-chat) (seu texto)”. Você poderá acessar uma lista dos canais disponíveis e dicas de bate papo usando o código “/Chat”. 

Interface do Bate Papo (Foto: Reprodução)Interface do Bate Papo (Foto: Reprodução)

Defesa Local: Se você estiver em uma cidade principal, tudo que disser no Chat poderá ser lido por todos os jogadores no canal dessa cidade, assim como verá as mensagens deles. 

Comércio: Este canal é como o Local Defense, mas engloba todas as cidades principais.

Geral: Este canal funciona como os canais acima, mas abrange a região do mapa onde você estiver, excluindo as cidades principais.

Sussurro: Você conversará individualmente com o jogador selecionado.

Grupo: Você conversará somente com os membros do grupo a que esteja inserido.

Guilda: Você poderá conversar com os membros de sua Guilda.

As Guildas 

Guildas são grupos de jogadores que interagem constantemente, seja por amizade ou para a realização de objetivos comuns dentro do jogo. Algumas são focadas em aspectos como Raids ou Campos de Batalha

Interface das guildas (Foto: Reprodução)Interface das guildas (Foto: Reprodução)

Para procurar ou se disponibilizar a ser membro de uma Guilda, aperte a tecla J de seu teclado, preencha os campos com seu interesse, disponibilidade de horário e função de seu personagem e aguarde um convite. 

Participar de uma Guilda é uma das melhores maneiras de aprender a jogar, pois estará em contato com jogadores mais experientes e que podem responder mais diretamente suas dúvidas e mostrar a você tudo que World of Warcraft oferece! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Will Galvão
    2011-12-06T17:32:43

    Bem legal, Lorena. Esta página será bem útil aos iniciantes aqui no Brasil. Continue com o excelente trabalho no wowgirls!