Celular

10/01/2012 17h39 - Atualizado em 10/01/2012 18h18

Como instalar o Siri em um iPhone 3GS, 4 ou iPod Touch

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O lançamento do iPhone 4S trouxe o revolucionário assistente pessoal Siri, e junto vieram também duas grandes frustrações: que ele só funcionaria em inglês, francês e alemão; e que ele não poderia ser instalado nas versões anteriores do iPhone. Esse banho de água fria nos donos das versões mais velhas do smartphone deixou muitos revoltados, inclusive alguns hackers, que passaram a trabalhar na tarefa de fazer o Siri rodar nos iPhones mais velhos - e até mesmo no iPad.

Siri em um iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo)Siri em um iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Passado alguns meses, conseguiram fazer o Siri funcionar no iPhone 4. Entretanto, existem dois empecilhos à distribuição e execução desse hack. O primeiro fator é que ao distribuir os arquivos que possibilitam a execução da Siri, o autor da solução quebra as regras de distribuição de software da Apple (ou seja, comete um crime). O outro problema é que o Siri, mesmo estando instalado, precisa se autenticar em um servidor da Apple no momento em que faz alguma interação, e a grande barreira nisso é que o servidor da empresa só dá a autenticação ao iPhone 4S. Para solucionar essas dificuldades, eis que o hacker chpwn criou o Spire, um pacote para o Cydia que legaliza a instalação da Siri em aparelhos que não sejam o iPhone 4S (e que rodam iOS 5). E como Spire faz essa façanha?

Ao ser instalado, o Spire faz o download dos arquivos necessários para a instalação da Siri (pois assim é permitido pelo contrato de uso da Apple), e na hora da autenticação, usa um servidor proxy de iPhone 4S (genericamente chamados de Siri proxy) disponível na internet.

O sucesso desse tutorial não depende apenas da sequência de passos, mas principalmente do proxy que será usado para fazer a autenticação. Já existem alguns servidores Siri proxy na internet, porém, como demandam uma estrutura cara, poucos são gratuitos. Vale a pena dar uma olhada na página do hacker chpwn e procurar por mais informações, pois lá ele mostra até o que é preciso para obter um Siri proxy.

Esse tutorial foi testado em um iPhone 3GS e funcionou perfeitamente. Porém, o autor do hack afirma que ele pode ser usado em qualquer iPhone ou iPod Touch (quem quiser pode testar os passos para ver se ele é instalado também no iPad). Então, quem quiser ter o Siri em seu iGadget, basta seguir os passos desse tutorial do TechTudo.

Pré-requisitos
- O iPhone precisa estar desbloqueado para instalar programas (Jailbreak);
- É preciso estar em uma rede Wi-Fi, com boa velocidade, para poder baixar os cerca de 100MB de arquivos necessários para a instalação do Siri.
 

Passo 1. No iPhone, abra o app Cydia;

Ativando Siri no iPhone 4 (Foto: Reprodução)Ativando Siri no iPhone 4 (Foto: Reprodução)

Passo 2. Na opção “Search”, digite “spire” na barra de pesquisa, e depois pressione “Buscar” no teclado virtual;

Passo 3. Escolha a opção “spire” para selecionar o programa a ser instalado;

Passo 4. Aperte o botão “Install”, e na próxima tela pressione o botão “Confirm”. Aguarde o processo terminar, pois essa etapa é demorada. Nela serão baixados os arquivos de instalação da Siri. Mesmo que pareça que o processo parou, não faça nada. Apenas aguarde;

Passo 5. No final do processo, reinicie o aparelho;

Passo 6. Após reiniciar, Vá em “Ajustes”, depois em “Geral”, então em “Siri”, e ative a funcionalidade;

Ativando Siri no iPhone 4 (Foto: Reprodução)Ativando Siri no iPhone 4 (Foto: Reprodução)

Passo 7. Depois disso volte para “Ajustes” e vá para “Spire”. Nessa tela, digite o endereço de um servidor proxy no campo “Proxy Host”. Neste endereço existe uma lista de Siri proxy que podem ser usados;

Passo 8. Caso o servidor proxy tenha um certificado, abra o safari e acesse o endereço de certificado fornecido pelo servidor, para instalar o mesmo;

Passo 9. Pressione e segure o botão “Home” até a Siri aparecer;

Fazendo tudo isso, já é possivel usar o Siri no iPhone e iPod Touch e aproveitar todas as vantagens que ela tem, mesmo que ainda seja em inglês. Ainda assim, isso é mais vantajoso que ter que comprar um novo aparelho apenas para isso.


Nota do editor:
Devido a alta demanda de usuários pelos tais "SiriProxy", por conta deste tutorial, vários servidores estão sobrecarregados, fora do ar, ou funcionam apenas com inscrições pagas. Por conta desta instabilidade, não podemos sugerir servidores para vocês. Sugerimos que você faça uma busca na internet e tente, por sua conta, um proxy que funcione.

Vale lembrar também que os proxys são redirecionadores de informação, e que alguns dos SiriProxy`s disponíveis na internet estão atuando com fins maliciosos, para roubar informações do iPhone dos usuários. Não são todos, e a comunidade de usuários têm detectado e denunciado vários deles. Ainda assim, por esta ser uma opção hackeada do seu telefone, não podemos garantir a segurança dos seus dados. Se você quer mesmo segurança e/ou está desconfiado, sugerimos que compre um iPhone 4S.

Abaixo, um vídeo feito pelo próprio autor do tutorial, Edivaldo Brito, mostrando o funcionamento do Siri em um iPhone 3GS, aqui no Brasil. Para funcionar, ele precisou pagar por uma vaga em um SiriProxy fechado.

.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Roizman
    2012-01-11T16:15:30

    Besteira. Quer usar o siri, compre o 4s, se não, contente-se com a funcionalidade original do aparelho

  • Maurício Lopes
    2014-04-06T21:12:22

    Comete crime? Que bobagem! Na verdade ele está sujeito à perda da garantia, mas dizer que instalar algo no próprio celular é crime, foram longe demais.

  • Eduardo Schmidt
    2012-02-06T18:55:17

    Ola, quando tento baixar o spire da a seguinte mensagem: "I wasnt able to locate file for the com.chpwn.spire package. this might mean you need to manually fix this package" obrigado

  • Thiago Palma
    2012-01-11T17:39:18

    Alessandra Rulli, isso pode ter acontecido porque você usa um jailbreak Unthetered. (Quando desliga ou reinicia o telefone tem que fazer "Boot" do IPSW (Firmware IOS 5.0).

  • Bruno Brito
    2012-01-11T17:26:31

    Mensagem de indisponibilidade mostra que nenhum dos proxyies esta ativo: "Im really sorry about this, but i cant take any request right in the little while." ou "Theres something wrong, and i cant answer your questions righ now. Pleae try again in a little while."...pelo que vejo o recurso está bem distante de estar usual para os outros aparelhos que não forem 4S.

  • Daniel Lima
    2012-01-11T17:02:08

    Não acho o Spire na busca do Cydia

  • Joao Medeiros
    2012-01-11T16:31:10

    alguem me indica um host proxy confiavel, so falata essa parte.

  • Joao Medeiros
    2012-01-11T16:30:29

    alguem me indica um host proxy, ja baixei mas so falta essa parte.

  • Artur Nascimento
    2012-01-11T15:39:41

    Queria saber um proxy host que funcione, ja testei varios que encontrei na internet, mas nenhum funciona.

  • Alessandra Rulli
    2012-01-11T11:54:55

    Instalei o Spire, dei o reboot e agora não sai da maçã!