Sistemas Operacionais

03/02/2012 15h57 - Atualizado em 03/02/2012 15h57

Como bloquear pastas com Windows 7

Juliane Costa
por
Para o TechTudo

Existe uma diversidade de programas que podem auxiliar no bloqueio de pastas do Windows. O sistema operacional não oferece a opção de utilizar senhas para proteger arquivos e pastas, para isso é necessário a instalação de algum software auxiliar.

Existem, no entanto, outras maneiras de ter essa proteção, uma delas é criptografando os arquivos, outra é especificando manualmente quem pode acessar determinada pasta ou arquivo e ainda ocultando-os.

O que vamos tratar neste tutorial é a especificação manual de quem pode ou não acessar determinada pasta. O que é muito útil caso sua máquina tenha mais de um usuário ou esteja compartilhada em rede.

Passo 1. O primeiro passo é estar logado no sistema com uma conta de administrador. Escolha a pasta que receberá restrinções e clique sobre ela com o botão direito do mouse;

Clique na pasta com o botão direito do mouse (Foto: Reprodução Verônica Vasque)Clique na pasta com o botão direito do mouse (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Passo 2. Selecione a opção "Compartilhar com" e em seguida clique em "Ninguém". Com a configuração, cada vez que algum usuário tentar acessar a pasta bloqueada será solicitado a senha do administrador. Sem a senha, ninguém conseguirá acessá-la;

Selecione a opção "Compartilhar com" e clique em "Ninguém" (Foto: Reprodução Verônica Vasque)Selecione a opção "Compartilhar com" e clique em "Ninguém" (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Passo 3. No entanto, se o administrador desejar compartilhar determinada pasta com apenas um, ou alguns usuários, também é possível. Como no passo 2, selecione "Compartilhar com", só que, ao invés de clicar em "Ninguém", clique em "Pessoas Específicas";

Clique em "Pessoas específicas" (Foto: Reprodução Verônica Vasque)Clique em "Pessoas Específicas" (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Passo 5. Escolha qual usuário poderá ter acesso e clique em "Adicionar" para adicioná-lo à lista de permissões;

Escolha qual usuário terá acesso à pasta. (Foto: Reprodução Verônica Vasque)Escolha qual usuário terá acesso à pasta. (Foto: Reprodução Verônica Vasque)

Passo 6. Defina o tipo de permissão que o usuário terá. Para isso, clique na seta em "Nível de Permissão".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ranniere Santana
    2014-08-18T23:07:55

    Meu HD tá bipartido em C e D, no C protegido e com acesso limitado ao administrador, mas no D o usuário convidado tinha acesso aos arquivos, resolvi bloquear o acesso as pastas do D, onde tenho mais arquivos, seguindo estas dias, porém, após o bloqueio, umas pastas me dão acesso como administrador e outras não dão de jeito nenhum. Inclusive vídeos, tenho uns shows gravados, sessões de estúdio e quando clico pra ver diz que não da acesso nem pro administrador da máquina.

  • Bruno Técnico
    2012-02-13T10:23:52

    Realmente, confesso ter me enganado. Por estar acostumado com outro método para controlar o acesso dos usuários, achei que esse método funcionasse apenas para pastas compartilhadas em rede. (Victor, num disse nada com nada ;/)

  • Victor
    2012-02-12T22:59:53

    Resumindo "Bruno Técnico" e "Carlos Sousa" e "Juliane", digite no google ou simplesmente procure um tecnico =D Motivo: As dicas não são condizentes com o numero de letras digitadas possíveis. Com relação a matéria, interessante mas pouco útil....

  • Carlos Sousa
    2012-02-12T12:14:36

    Bruno você no fez juz ao seu nick... Escreveu um quilo mas no dá pra interpretar 1 grama (Tá muito truncado seu cometário)!!! As dicas da Juliane funcionam sim, eu mesmo testei e loguei como outro usuário e não conseguir acessar a pasta protegida (como usuário básico lógico). O que vc falou é muito complexo devido as configurações de heranças do sistema.. Vlw!

  • Bruno Técnico
    2012-02-03T23:49:31

    Cara juliane, este método de bloqueio serve para pastas compartilhadas em Rede. Para limitar o acesso de usuários do próprio computador (o titulo dá essa idéia), siga esses passos: Botão direito do mouse na pasta Propriedades/Segurança/Editar e então adicione/remova os usuários desejados.