Internet

01/02/2012 17h41 - Atualizado em 01/02/2012 17h41

Como configurar o WordPress para receber postagens por e-mail

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Neste Tutorial, será mostrado como configurar o WordPress para receber um e-mail e transformá-lo em uma postagem para seu blog. O tutorial foi testado no WordPress 3.3.1.

wordpress-iphone (Foto: baixatudo)Wordpress (Foto: baixatudo)

Para que esse tutorial funcione é preciso criar uma conta de e-mail que será usada no envio das postagens. Por segurança, o nome do e-mail e a senha devem ser difíceis e é importantíssimo que esse e-mail seja conhecido apenas por quem vai enviar postagens, a fim de evitar que alguém obtenha essa informação e comece a entupir o site com postagens inúteis, pois a partir do momento que o WordPress estiver configurado, todas as mensagens enviadas para esse e-mail serão postadas automaticamente.

Muitas vezes precisamos postar alguma coisa e estamos limitados a apenas um e-mail e uma conexão lenta, nessa situação, um recurso de poder enviar a postagem via e-mail se torna a solução perfeita. O WordPress pode trabalhar dessa forma, Basta seguir os passos desse tutorial do Techtudo.

Passo 1. Acesse o painel administrativo do WordPress de seu site e vá até o item “plugins“;

Passo 2. Clique no botão “Adicionar Novo”;

Passo 2 - Wordpress por e-mail (Foto: Reprodução)Passo 2 - Wordpress por e-mail (Foto: Reprodução)

 

Passo 3. Na caixa de pesquisa, digite “postie” (sem aspas) e clique em “Pesquisar plugins“;

Instalando o Postie (Foto: Reprodução)Instalando o Postie (Foto: Reprodução)

 

Passo 4. Na tela do resultado da pesquisa, clique em “Instalar”, no item do Postie.

Passo 5. Na tela que aparece após a instalação, Clique na opção “Ativar plugin“, para que o recurso fique disponível no WordPress;

Passo 6. Agora, clique no item “Configurações” da barra do Painel administrativo do WordPress e depois em “Postie” no Menu que aparece;

Configurando Postie (Foto: Reprodução)Configurando Postie (Foto: Reprodução)

 

Passo 8. Nessa tela, Configure as informações que o plugin precisa para funcionar. Preencha os campos MailProtocol, Port, Mail Server, Mail Userid e Mail Password de acordo com as configurações do servidor de e-mail que irá receber as postagens Escolha a opção “every ten minutes” para a opção “Check for mail every ” para que seja checado e-mail a cada dez minutos. No campo “Delete email after posting:” é necessário informar se o WordPress deve ou não apagar os e-mails depois de postá-los;

Dados para configuração do Postie (Foto: Reprodução)Dados para configuração do Postie (Foto: Reprodução)

 

Passo 9. Com todos os dados preenchidos, clique em “Salvar Alterações” e o Postie começará a funcionar.

Depois de fazer esse processo, basta enviar um e-mail para endereço cadastrado,  aguardar o tempo que foi configurado na opção “Check for mail every” das configurações do Postie e olhar a postagem já publicada no site.

--

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares