Gerenciadores

08/02/2012 16h07 - Atualizado em 16/07/2013 10h56

Como fazer backup dos jogos no Steam

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Quem possui jogos pesados, instalados no Steam, deve se prevenir de algum imprevisto que possa ocorrer com seu computador e que comprometa os jogos instalados na plataforma. Para isso, existe um recurso no Steam de criação de backups dos jogos, que permite a separação dos arquivos, de uma forma fácil e prática, com direito, até mesmo, a instalador.

Fazer um backup de um jogo no Steam pode ser útil, caso o usuário queria gravar o conteúdo de seu jogo em algum DVD ou CD. A ferramenta de compactação do Steam realiza toda a parte complicada do processo, que pode ser feito em etapas bem simples, como pode ser visto a seguir.

Steam (Foto - Reprodução)Steam (Foto - Reprodução)

Passo 1: Acesse a sua biblioteca de jogos do Steam (clicando com o botão direito do mouse no ícone na barra de tarefas), e escolha algum jogo já instalado. Clique com o botão direito em “propriedades”;

Steam (Foto - Reprodução)Steam (Foto - Reprodução)

Passo 2: Na nova janela que se abre, clique na aba “Arquivos Locais” e, em seguida, na opção “Fazer Backup dos Arquivos do jogo…”;

Passo 3: Uma nova janela será aberta. Nela, o usuário deve escolher o jogo para fazer o backup. Marque a caixa ao lado de cada nome e em seguida clique em “Avançar”. Atenção, recomendamos fazer backup de um jogo de cada vez (marque apenas um jogo em cada processo);

Passo 4: Na janela seguinte, escolha o caminho onde o arquivo de backup será instalado, e clique novamente em “Avançar”;

Steam (Foto - Reprodução)Steam (Foto - Reprodução)

Passo 5: Por fim, escolha o nome do arquivo de backup e, a opção mais importante, se o backup será gravado em um CD ou DVD. Escolha uma das opções, e o Steam fará arquivos separados, de acordo com o número de discos a serem gravados para determinado jogo.

Assim que o backup for concluído, você poderá gravar o conteúdo, em uma mídia de sua preferência, e executar através do instalador, que estará na pasta de backup do jogo.

 

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Silva
    2012-06-28T22:38:44

    Nota 10!!!