Utilitários

02/03/2012 17h42 - Atualizado em 19/09/2016 14h53

Como acessar o Google Docs offline

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Google Docs conta com um recurso que possibilita o acesso aos arquivos recentes, mesmo desconectado da Internet. Para acessar ao Google Docs offline, veja as dicas com as configurações necessárias. A funcionalidade copia os arquivos para o computador para que possa ser feita a edição necessária. Depois, basta fazer o upload das alterações quando a conexão voltar. Confira as dicas.

Navegadores baseados no Google Chrome melhoram segurança; veja opções

Google Docs, arquivos criados, editados e armazenados nos servidores do Google (Foto: Reprodução)Veja como acessar o Google Docs offline (Foto: Divulgação/Google)

Passo 1. Baixe e instale o navegador Google Chrome , disponível no TechTudo Downloads, para Windows, Mac e Linux;

Passo 2. No Chrome, acesse sua conta do Google Docs (ou Google Drive) e clique na opção "Mais", no lado esquerdo da tela;

Acesse o Google Docs e clique em "Mais" opções (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o Google Docs e clique em "Mais" opções (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique em “Off-line”;

Escolha a opção para configurar serviço offline do Google Docs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a opção para configurar serviço offline do Google Docs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O usuário será direcionado para uma página de acesso. Se a conta ainda não possui o aplicativo do Docs instalado, clique no botão “Instalar a partir da Chrome Web”.

Em seguida, com o app instalado, clique no botão "Ativar off-line";

Botão para ativar serviço de Google Docs Offline (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Botão para ativar serviço de Google Docs Offline (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Pronto. Será feito um carregamento com todos seus arquivos da nuvem para que possa editar, mesmo sem conexão com a Internet. Lembrando que eles serão salvos no computador, então, não é recomendado fazer o processo em máquinas públicas;

Passo 6. Para baixar um documento e editá-lo localmente, abra o menu “Arquivo”, vá em “Fazer download como”. Em seguida, escolha o formato que preferir.

Para fazer o download de arquivos do Google Docs, acesse o menu superior (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Para fazer o download de arquivos do Google Docs, acesse o menu superior (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Só não se esqueça de fazer upload do arquivo modificado localmente para o Google Docs. Quando a conexão voltar, o Docs detecta automaticamente que você está conectado e exibe uma mensagem no topo da página;

Passo 8. Para começar um novo arquivo ou documento de texto, clique em "Criar" e selecione a opção. Para fazer o upload, ou seja, enviar arquivos ou pastas para o serviço de nuvem do Google, clique no botão de "seta" no lado esquerdo da tela. Em seuiga, escolha o arquivo no seu computador e aguarde o fim do carregamento. O envio será automático.

Para criar um novo documento no Google Docs, clique no botão no topo esquerdo da página (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Para criar um novo documento no Google Docs, clique no botão no topo esquerdo da página (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Com as dicas acima, você poderá acessar seus documentos mesmo quando offline. No entanto, vale lembrar que a configuração deve ser feita em todos os computadores que você costuma utilizar.

Desativando

Passo 9. Para desativar, clique no menu de engranagem, no canto direito da tela. Depois, selecione "Desativar recursos off-line". Aguarde o fim do processo: todos os documentos baixados serão removidos, mas você deve fazer isso em cada computador que configurou a versão offline do Docs.

Para desativar o recurso de Google Docs offline, selecione a engrenagem de configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Para desativar o recurso de Google Docs offline, selecione a engrenagem de configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

*Colaborou Barbara Mannara

Qual é o melhor: Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares