Internet

29/03/2012 14h26 - Atualizado em 29/03/2012 14h26

Como cancelar o recebimento de newsletters

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Os boletins informativos são ótimos para nos manter atualizados a respeito de assuntos do nosso interesse. Porém, hoje em dia é normal abrirmos a caixa de entrada do e-mail e encontrarmos newsletters que não nos cadastramos para receber (os chamados spams).

Cancelando o recebimento de e-mails indesejadosCancelando o recebimento de e-mails indesejados (Foto: Reprodução)

Felizmente, a maioria dos newsletters oferecem a opção, ainda que de formas não padronizadas, de solicitarmos a exclusão de nosso e-mail das mailing lists das quais não desejamos fazer parte. Para descobrir como, veja os passos abaixo.

Passo 1. Uma das formas mais comuns, utilizadas pela maioria dos sites de compra coletiva, é fornecer um link minúsculo no final do e-mail, geralmente acompanhado de frases como “Clique aqui para deixar de receber nossos e-mails”.

Exemplo de link no fim do e-mailExemplo de link no fim do e-mail para remover o cadastro (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 2. Apesar de ser menos comum, algumas empresas fornecem o link para cancelamento logo no início do e-mail, similar ao modelo anterior.

Link de cancelamento logo no início do e-mailLink de cancelamento logo no início do e-mail (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 3. Outra possibilidade de cancelamento fornecida por algumas empresas consiste em pedir para que o usuário responda o e-mail com “Cancelar” ou algo do tipo para deixar de receber a newsletter.

Opção de enviar o e-mail para solicitar o cancelamentoOpção de enviar o e-mail para solicitar o cancelamento (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 4. Algumas empresas também solicitam que você acesse o site para realizar o cancelamento. Esse método é mais comum caso você tenha feito cadastro e concordado inicialmente em receber os e-mails.

E-mail autorizado inicialmente. O cancelamento deve ser feito no cadastro do siteE-mail autorizado inicialmente. O cancelamento deve ser feito no site (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 5. Caso nenhuma dessas opções esteja disponível, você pode tentar entrar em contato diretamente com a empresa ou responder o e-mail solicitando o cancelamento da newsletter.

Por descaso de algumas empresas, nem sempre a solicitação de cancelamento é atendida, e as vezes é necessário realizar o procedimento por mais de uma vez. Porém, graças a maior conscientização quanto às práticas e regras de e-mail marketing, a maioria dos newsletters segue um dos padrões acima citados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Johnson Lerroy
    2016-05-22T15:11:57

    dafiti,larga do meu pé plz

  • Edu Chao
    2012-04-15T16:34:59

    ,Na verdade os valores foram invertidos, eles é que devem pedir autorizaçao para enviar email a vc e nao vc que tem pedir para eles nao enviarem. A internet ainda é terra de ninguem, chegará o tempo em que todos os sites de emails bloquearao completamente o acesso de picaretas e vc, se quiser, libera-rá para q a msg entre como spam ou nao entre. No yahoo, vc marca como SPAM e continua recebendo na pasta de SPAM (nem sempre, pois canso de remarcar como spam e voltam)e diariamente deleto uns 40 em media. Pura perda de tempo, eles deveriam cair direto na lixeira para eu nem ter contato com lixo

  • Edu Chao
    2012-04-15T16:20:01

    Nao é facil sair das listas como a reportagem fala. Só as empresas que tem respeito ao consumidor apresentam um link facil de achar pra gente se descadastrar. Nao é o caso da da City Promo. Os caras sao piores que carrapatos ! Pra vc contata-los vc tem que colocar nome, email, e CPF !!!! É OBRIGATORIO! Imaginem que se uns picaretas como a City Promo que te mandam email sem sua autorizaçao podem fazer com o seu CPF e telefone. NUNCA MAIS VC TERÁ PAZ NA VIDA!! E vc tem que pedir POR FAVOR A ELES pra nao te mandarem emails? CUIDADO!! Se uma empresa começa sem respeito a vc, o que vem depois??