Sistemas Operacionais

28/03/2012 09h30 - Atualizado em 28/03/2012 09h30

Como criar um substituto para o Menu Iniciar do Windows 8

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, o TechTudo ensina como criar um substituto para o “Menu Iniciar”, na barra de tarefas do Windows 8. Em outros tutoriais já foram mostradas algumas alternativas para recolocar o Menu Iniciar, substituido no Windows 8 pela “Charm Bar“. Neste, é trazida uma terceira solução prática e que não envolve o download de nenhum programa. A interface estética não fica a mesma, mas ela mantém a maioria dos atalhos que o “Menu Iniciar” apresentava.

Passo 1.Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e vá em “Toolbars”. Em seguida, uma nova tela de opções surgirá ao lado, selecione “New toolbar”;

Selecione "Toolbars" e depois "New toolbar" para criar o substituto  (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)Selecione "Toolbars" e depois "New toolbar" para criar o substituto (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)

Passo 2. Em seguida, uma nova tela se abrirá. Nesta, selecione a nova pasta que deseja adicionar à Barra de Tarefas. Copie e cole o seguinte código no espaço ao lado de “Folder”: “%ProgramData%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs“ (sem aspas e o ponto final). Depois, selecione “Select Folder”;

Insira o código na área Folder e depois clique em "Select Folder"  (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)Insira o código na área Folder e depois clique em "Select Folder" (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)

Passo 3. Ao fim, surgirá um link “Programs” na barra de tarefas. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e selecione “Lock the taskbar” para destravar a barra;

Na opção Programs, clique sobre a barra com o botão direito do mouse e selecione "Lock the taskbar"  (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)Na opção Programs, clique sobre a barra com o botão direito do mouse e selecione "Lock the taskbar" (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)

Passo 4. Com a barra de tarefas destravada e a opção “Programs” nela, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse sobre uma barrinha pontilhada ao lado da opção. Então, arraste-a até o canto esquerdo da tela. Pronto, ela ficará no lugar onde estava o “Menu Iniciar”. Não se esqueça de arrastar a outra barra que ficará para trás, minimizando todas as opções que estarão vinculadas a opção “Programs”;

Arraste as barras para fechar a opção em uma só área no canto esquerdo da tela, onde ficava o Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)Arraste as barras para fechar a opção em uma só área no canto esquerdo da tela, onde ficava o Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)

Por fim, trave a barra clicando novamente em “Lock the taskbar”. Para acessar é só clicar nas duas pequenas setas ao lado de “Programs”.

Para acessar os programas e outras opções, agora, é só clicar nas pequnas setas laterais a opção Programs (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)Agora, para acessar os programas e outras opções, é só clicar nas pequnas setas laterais a opção Programs (Foto: Reprodução/Julio Monteiro)

Caso você queira desfazer o processo, só é preciso clicar novamente com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas, ir em “Toolbars” e clicar sobre a opção “Programs”, que estará selecionada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares