Roteador

27/03/2012 18h38 - Atualizado em 23/06/2014 10h31

Como descobrir o endereço MAC do meu computador

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Muitas pessoas ignoram a existência do endereço MAC do Pc, mas você pode acabar precisando desse número em algum momento. Se esse for o caso, mas você não sabe como descobri-lo, confira nosso tutorial. Preparamos um passo a passo, mostrando como escobrir o endereço MAC de duas diferentes formas: pelo prompt de comando e pelo painel de controle do Windows.

O endereço MAC (Media Access Control) é o endereço físico da placa de rede de um computador ou qualquer outra estação com interface de rede. Por ser um código único, ele pode ser usado, por exemplo, para determinar quais computadores terão acesso a um endereço IP e, portanto, conexão com a Internet. No caso de roteadores, por exemplo, você pode definir quais protocolos serão aceitos e bloquear todos os demais.

Qual a diferença entre filtro de linha, nobreak e estabilizador?

São duas formas de descobrir. Uma é através do Prompt de Comando

Passo 1. Com o Windows logado, pressione as teclas Windows + R para abrir a janela “Executar”;

Passo 2. Com a janela aberta, digite o comando CMD e aperte “Enter”. A tela preta do prompt de comando será aberta;

Janela Executar com o comando CMD (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Janela Executar com o comando CMD (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 3. Nessa tela, digite o comando "getmac" e pressione “Enter”;

Passo 4. Localize o código de 12 dígitos abaixo do termo “Endereço Físico”. Ele representa o seu Endereço MAC.

Descobrindo o endereço MAC pelo prompt de comando (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Descobrindo o endereço MAC pelo prompt de comando (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

E outra é pelo Painel de Controle do Windows

Passo 1. Clique sobre símbolo de computador na barra de tarefas e clique em "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento"; Dependendo da sua versão do software, o desenho poderá ser diferente, mas a mensagem que deverá ser acessada é a mesma;

Acessando a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Acessando a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 2. Localize a “Conexão Local”  ou "Conxão de Rede sem Fio" e clique sobre ela para abri-la;

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Central de Rede e Compartilhamento do Windows (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Central de Rede e Compartilhamento do Windows (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 3. Em seguida, clique em “Detalhes” para exibir as informações da conexão;

Janela da Conexão Local (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Janela da Conexão Local (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 4. Na janela seguinte, localize o código correspondente ao “Endereço Físico”.

Detalhes da Conexão de Rede (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)Detalhes da Conexão de Rede (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Agora que você já sabe como descobrir o endereço físico de um computador, basta configurar a rede para filtrar o acesso à Internet pelo Endereço MAC.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Gonçalves
    2012-03-29T12:52:26

    Concordo com o Luciano. E vale lembrar que se o PC tiver uma placa de rede wireless, terá então dois mac adrees e o método pra descobrir será o mesmo. adrees

  • Luciano Souza
    2012-03-29T01:24:36

    Muito bom! Excelente dica! Pelo prompt( CMD ) também dá pra descobrir digitando ipconfig/all, porém aparece mais informações, o que pode confundir usuários menos experientes.