Câmera

16/03/2012 16h42 - Atualizado em 16/03/2012 16h42

Como fazer uma câmera escura

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

A câmara escura é um tipo de aparelho óptico, base da invenção da fotografia no início do século XIX. A "engenhoca" consiste em uma "caixa" preta (o famoso espaço escuro) com um pequeno orifício por onde entra a luz que vem de fora (do espaço externo).

Explicando tim, tim, por tim, tim, a foto acontece porque a luz atinge a parte de cima da caixa preta de onde a imagem é projetada de forma invertida, de cabeça para baixo.

Parece complicado fazer uma câmera escura, mas é muito simples, a começar pelo material necessário para fazer a engenhoca funcionar. Você vai precisar de uma lata de leite em pó sem tampa, papel vegetal, cartolina preta, tesoura, fita adesiva, cola, prego e martelo.

Passo 1. Na parte inferior da lata de leite em pó, faça um pequeno furo bem no meio com o prego. O furo tem que ser pequeno e estar perfeitamente circular.

Câmera pinhole (Foto: Letícia Sekitani)Lata de leite (velha, por favor), um prego com ponta entra fina e média, e martelo (Foto: Letícia Sekitani)

Passo 2. No lugar da tampa da lata, cubra com papel vegetal e cole-o. Cuide para que fique bem esticado e liso, pois é nele que a imagem será projetada.

Câmera pinhole (Foto: Letícia Sekitani)Cobertura com papel vegetal. Use cola para fixar o papel à lata. (Foto: Letícia Sekitani)

Passo 3. Estenda a cartolina e posicione a parte com furo da lata na borda, a parte coberta pelo papel vegetal deve ficar voltada ao meio da cartolina.

Cole a lata nessa posição e vá formando um cilindro mais comprido que a lata com a cartolina.

Ambas precisam estar bem ajustadas, lembre-se que só o furo da lata pode receber luz, se houver abertura entre a lata e a cartolina a experiência pode não dar certo.

DSC04452Cartolina preta para favorecer a exposição da futura imagem na caixa preta (Foto: Letícia Sekitani).

Passo 4. Apontar o orifício feito com o prego para um objeto bem iluminado ou luminoso.

Câmera pinhole (Foto: Letícia Sekitani)Processo de captura de luz da
câmera pinhole (Foto: Letícia Sekitani)

No gráfico ao lado, você pode perceber  o caminho que a luz faz assim que entra na caixa preta.

Como em todos os processos de captura de imagem, a "foto" aparece invertida (de cabeça para baixo) quando chega dentro da "câmera escura".

Abaixo, a imagem produzida a partir da câmera escura feita nesse tutorial.

Câmera pinhole (Foto: Letícia Sekitani)Ftotografia tirada de dentro da câmera escura (Foto: Letícia Sekitani)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lê Cênico
    2017-06-07T14:01:09

    Não sei quem digitou isto, mas desculpe, está muito confuso. Tive que recorrer a outro site: "Passo 3. Estenda a cartolina e posicione a parte com furo da lata na borda, a parte coberta pelo papel vegetal deve ficar voltada ao meio da cartolina. Cole a lata nessa posição e vá formando um cilindro mais comprido que a lata com a cartolina. Ambas precisam estar bem ajustadas, lembre-se que só o furo da lata pode receber luz, se houver abertura entre a lata e a cartolina a experiência pode não dar certo."

  • Tiago Oliveira
    2012-04-07T05:43:36

    afs ainda nao entendii!!!! rsrsrs