Internet

22/03/2012 09h00 - Atualizado em 19/09/2016 14h51

Como usar o Google Docs no Android

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Um dos pontos positivos de se ter um dispositivo móvel com o sistema operacional Android instalado é a sua integração com os serviços do Google. Afinal, como é o SO da gigante da internet, ele tem prioridades em relação aos concorrentes, como o iPhone. É o que acontece no caso da possibilidade de se utilizar o Google Docs, uma espécie de Office do Google, gratuitamente em seu smartphone ou tablet.

Docs Mobile transforma foto em documento de texto (Foto: Divulgação)Docs Mobile transforma foto em documento
de texto (Foto: Divulgação)

Existe uma gama de possíveis utilizações do Docs que podem agradar, e muito, os usuários do Android. Entre elas estão o compartilhamento de arquivos, conversão de imagens em documentos de texto, cópia de imagens da Galeria para a rede e, é claro, acessar arquivos de slides, PDF e planilhas. Tudo isso com um simples toque em sua tela inicial. Quer saber como? Confira o tutorial preparado pela equipe do TechTudo abaixo:

Passo 1. Baixe o Google Drive. Há algumas possibilidades de como realizar este procedimento. Pela internet do seu PC, acesse o link, onde você poderá baixar o arquivo e transferí-lo depois para o celular ou então enviá-lo diretamente para o smartphone. Caso queira baixá-lo no próprio aparelho, acesse o Android Market pelo link ou procure por “Google Docs” em sua busca.

Menu do Docs Mobile tem seis opções (Foto: Reprodução)Menu do Docs tem seis opções (Foto: Reprodução)

Passo 2. Instale o aplicativo. Caso tenha feito o download direto pelo celular, a instalação é automática. Se você o fez pelo computador, transfira o arquivo utilizando um cabo USB e execute-o no seu aparelho telefônico. Pronto, agora você já tem o Google Docs em seu celular.

Passo 3. Conheça a interface do programa. O primeiro menu do Google Docs Mobile se resume a seis ícones: All Items, Collections, Starred, Documents, Images e More. No primeiro, todos os seus arquivos serão exibidos. No segundo, uma lista de coleções de documentos de texto e no terceiro, os documentos preferidos (marcados com uma estrela). O quarto exibe os documentos de texto, enquanto o quinto tem imagens.

Passo 4. Filtre seus documentos. Na aba More, é possível separar os documentos de acordo com suas categorias: planilha, texto e apresentação. Além disso, você pode fazer a organização do seu jeito, com marcadores, estrelas e muito mais. Ao final desta etapa, então, você terá uma lista de documentos.

Usuário pode criar lista de documentos (Foto: Reprodução)Crie lista de documentos (Foto: Reprodução)

Passo 5. Comece a trabalhar. Com a lista pronta, é possível abrir os documentos somente para leitura, editá-los, e até mesmo criar pastas e renomeá-los, ou então compartilhar em redes sociais e enviar por e-mail, bastando tocar em cima do arquivo em questão para que uma lista com as possibilidades se abra.

Passo 6. Adicione o Widget do Google Docs Mobile à sua home. Facilite o processo ainda mais clicando em “adicionar” na tela inicial de seu smartphone, após apertar o botão “menu”. Ele abrirá a lista de possibilidades do que pode ser adicionado ao seu “desktop”. Escolha o widget do Docs, que vai fazer com que você acesse sua lista de documentos, os documentos marcados com estrela e crie novos documentos com apenas um toque.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares