Sistemas Operacionais

12/04/2012 07h00 - Atualizado em 12/04/2012 07h00

Como configurar os aplicativos que inicializam junto com o Mac OS X Lion

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

O TechTudo preparou este tutorial para explicar como configurar os aplicativos que inicializam junto com o seu Mac OS X Lion. O processo é bem simples e pode gerar excelentes melhoras no desempenho do carregamento do sistema.

Muito provavelmente, você já passou por uma situação onde um determinado grupo de aplicativos insiste em inicializar junto com o Mac. Esta dica ensinará duas formas de configurar e personalizar quais são os aplicativos que inicializam junto com o seu Mac OS X Lion. A primeira forma é bem simples, basta seguir estes passos:

Passo 1. Se o aplicativo que você deseja iniciar junto com o Mac já possui o ícone na dock, clique com o botão direito no ícone, e navegue até a alternativa "Opções";

Clique com o botão direito no ícone, e navegue até a alternativa "Opções" (Foto: Reprodução Hugo Carvalho)Clique com o botão direito no ícone, e navegue até a alternativa "Opções" (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. Verifique se a opção "Abrir no Início da Sessão" está habilitada. Se não estiver, basta clicar sobre ela e um pequeno símbolo em forma de V aparecerá do lado da opção, indicando que o aplicativo abrirá automaticamente ao logar no Mac. Pronto, o aplicativo já inicializará automaticamente com o Mac OS X.

A segunda forma de personalizar os aplicativos é mais completa e permite um controle mais detalhado dos aplicativos que inicializam com o Mac OS X.

Passo 1. Clique no ícone da maçã, no canto superior esquerdo, e no menu que abrir, clique em "Preferências do Sistema";

Clique no ícone da maçã no canto superior esquerdo e, no menu que abrir, clique em "Preferências do Sistema" (Foto: Reprodução Hugo Carvalho)Clique no ícone da maçã no canto superior esquerdo e, no menu que abrir, clique em "Preferências do Sistema" (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 2. No menu Preferências do Sistema, clique no ícone "Usuários e Grupos";

No menu Preferências do Sistema, clique no ícone Usuários e Grupos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)No menu "Preferências do Sistema", clique no ícone Usuários e Grupos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. No menu "Usuários e Grupos", você pode observar quais itens abrirão automaticamente ao iniciar a sessão. No meu caso, os aplicativos ou itens são o "Dropbox" e o "iTunesHelper". Caso você deseje remover algum deles, basta selecioná-los e clicar no botão menos que aparece no canto do menu;

No menu Usuários e Grupos, você pode observar quais itens abrirão automaticamente ao iniciar a sessão (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)No menu "Usuários e Grupos", você pode observar quais itens abrirão automaticamente ao iniciar a sessão (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Caso deseje adicionar mais itens, basta clicar no botão "+";

Para adicionar mais itens, basta clicar no botão + (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Para adicionar mais itens, basta clicar no botão + (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 5. Para aplicar as alterações, clique no cadeado localizado no canto inferior esquerdo do menu "Usuários e Grupos". Será pedida a senha de administrador. Digite a senha e dê ok. Pronto. Os aplicativos que irão inicializar com o Mac estão configurados. É interessante notar que estes aplicativos são específicos da sua sessão. Se outra pessoa tiver uma conta no Mac, ela pode configurar individualmente os seus aplicativos que serão inicializados seguindo os mesmos procedimentos.

Digite a senha do administrador e dê ok (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Digite a senha do administrador e dê ok (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Carvalho
    2012-04-18T23:41:53

    Oi Bruno e José. O que acontece é que vocês estão utilizando a funcionalidade Resume do Mac OS X Lion, que salva o estado do sistema antes dele ser desligado e depois o restaura. Se você utilizar esta função, os aplicativos e janelas abertas voltarão. Se você utiliza um Mac com SSD, isto ocorre de forma muito rápida. Porém, para outros modelos com HD normal, carregar o último estado pode tornar a inicialização muito lenta!

  • Bruno Paiva
    2012-04-15T13:21:57

    Concordo com o Jose Xavier...

  • Jose Xavier
    2012-04-15T10:04:49

    kra foi mal te dizer mas eu tenho o lion e qnd vc liga o macbook ele reinicia tds os apps que estiverem rodando antes. entaum iso eh desnecesario]

  • Nei .
    2012-04-13T20:30:44

    Boa dica...