Sistemas Operacionais

09/04/2012 17h59 - Atualizado em 09/04/2012 18h07

Como descobrir o IP no Ubuntu Linux

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Este tutorial ensina a descobrir o endereço IP do seu computador na distribuição Ubuntu do Linux. Vale ressaltar que, embora este tutorial utilize o Ubuntu como base, ele pode ser seguido por usuários de qualquer distribuição que utilize a interface Gnome 3.

O endereço IP (Internet Protocol) é o responsável por identificar o computador em uma rede. Saber esse endereço é importante quando se deseja conectar com outros computadores na rede ou mesmo para acessar os seus arquivos a partir de um dispositivo de mídia.

Passo 1. Na barra de menus, clique no ícone da rede, como destacado na Figura abaixo, e escolha a opção “Network Settings”;

Menu para configuração de rede (Reprodução / Pedro Pisa).Menu para configuração de rede (Reprodução / Pedro Pisa).

Passo 2. Na janela de configurações, estará presente o seu endereço IP. Observe que no exemplo, em destaque, o computador possui o endereço IP 192.168.0.2.

Dependendo do seu método de acesso à Internet, esse endereço poderá ser público, para todos da acessarem, como é o caso dos acessos discados ou 3G, ou privado, para acesso apenas da sua rede local, como é o caso de acesso banda larga com roteadores sem fio. Para saber com certeza o seu endereço na Internet, consulte o nosso tutorial para descoberta do IP na Web.

De antemão, sabe-se que os números de endereço IP privados, ou seja, aqueles que são acessados apenas na sua rede doméstica são os endereços dos formatos 10.*.*.* ou 192.168.*.*, onde * representa qualquer número de 0 a 255. No exemplo da Figura abaixo, o endereço é acessível apenas dentro da rede local.

Na janela de configurações, além do endereço IP do seu computador, você obtêm a máscara de sub-rede (Subnet Mask), o endereço IP do seu roteador padrão (Default Route) e os endereços dos servidores de DNS (Domain Name Server) utilizados, entre outras informações.

O Roteador padrão é aquele utilizado pelo computador para enviar todas as informações que devem seguir para a Internet. Já a máscara de sub-rede determina os endereços IP possíveis para essa rede. Nesse exemplo, a rede permite endereços que variem nos dois últimos campos, pois a máscara possui 0 nos dois últimos campos. O servidor de DNS é responsável por traduzir as URLs digitadas para o endereço IP correspondente, como www.techtudo.com.br é traduzido para 186.192.90.5;

Tela de configurações de rede do Gnome3 (Reprodução / Pedro Pisa).Tela de configurações de rede do Gnome3 (Reprodução / Pedro Pisa).

Passo 3. No Linux, todas as tarefas realizadas pela interface gráfica são também realizados por meio do terminal. Essa parte desse tutorial vale para qualquer distribuição Linux. Abra o terminal;

Terminal do Linux (Reprodução / Pedro Pisa).Terminal do Linux (Reprodução / Pedro Pisa).

Passo 4. O comando responsável por exibir as informações de rede é o ‘ifconfig’. Ele exibe os dados de todas as interfaces de rede habilitadas. No caso da Figura abaixo, temos as informações da interface de rede cabeada (eth0) e da interface local (lo). O endereço IP da interface de rede cabeada é 192.168.0.2, tal como apresentado pela interface gráfica.

É importante ressaltar que em algumas distribuições Linux, como o Debian, por exemplo, esse comando não é acessível diretamente pelos usuários do sistema. Ele requer privilégios de administrador (root). No entanto, apenas para exibir as informações, nos sistemas que requerem privilégios, basta o usuário digitar o comando ‘/sbin/ifconfig’ para obter o mesmo resultado.

Resultado do comando ‘ifconfig’ no Linux (Reprodução / Pedro Pisa).Resultado do comando ‘ifconfig’ no Linux (Reprodução / Pedro Pisa).
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares