Internet

03/04/2012 18h55 - Atualizado em 22/11/2012 18h10

Como usar o Google Analytics para mensurar o acesso das mídias sociais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Muitos especialistas costumam dizer que as redes sociais se tornaram fundamentais para gerar novos cliques para os sites de diversas empresas. Para fazer essa mensuração, usar o Google Analytics é fundamental. A ferramenta gratuita, muito comum para se analisar o tráfego de visitas de um site, permite saber o quanto de acesso são feitos pelo Facebook, Twitter e Google+ da sua companhia. O trabalho é bem simples e não precisa de mais do que seis passos, detalhados abaixo.

Google Analytics e as redes sociais (Foto: Reprodução)Google Analytics e as redes sociais (Foto: Reprodução)

Passo 1 – Faça o login em sua conta Google e depois acesse o Google Analytics. Caso sua empresa já possua um perfil cadastrado no serviço, faça o login. Se não, crie seu cadastro. Posteriormente, você será levado a uma página principal do Analytics, onde são exibidos números como “visitantes”, “páginas por visitante”, “média de tempo de um visitante no site”,  etc.

Lista de visitas mostra de onde vem visitantes de sua página (Foto: Reprodução)Lista de visitas mostra de onde vem visitantes de sua página (Foto: Reprodução)

 

Passo 2 – Observando as suas “visitas”, é possível saber quais páginas tem mais "views" e também de onde vêm esses views. Vá à sessão “Fontes de Tráfego”, selecione “Fontes” e, posteriomente, “Todo o Tráfego”. Será exibida uma grande lista de todos os sites que redirecionaram internautas para a sua página.

Passo 3 – Identifique as redes sociais presentes na lista. Por exemplo: links que comecem com os termos “twitter.com”, “t.co”, “hootsuite”, “tweetdeck” e “bit.ly” se referem ao Twitter. Tenha isso em mente, pois isso é fundamental para o próximo passo.

Passo 4 – Crie um “grupo de tráfego”. Basta clicar nas opções avançadas do Google Analytics e clicar em “Novo Segmento Personalizado”. Crie um nome para ele, como “Twitter”, por exemplo, e adicione os termos citados acima. A partir de então, você terá como ver, separadamente, e em detalhes, os dados das visitas que seu site recebe vindo do site de microblogs.

É possível criar grupos de tráfego pelo Analytics (Foto: Reprodução)É possível criar grupos de tráfego pelo Analytics (Foto: Reprodução)

Passo 5 – Repita o procedimento do Passo 4, porém com os endereços “facebook.com” e “m.facebook.com”, que se referem ao Facebook.

Passo 6 – Faça quantas listas quiser, de acordo com os seus visitantes e com as redes sociais com as quais sua empresa trabalha (Google+, LinkedIn, Delicious, YouTube, Flickr, MySpace, Tumblr e outros). É possível até mesmo criar um grupo com todas elas, chamado de “Redes sociais”, para se ter uma noção global do total de visitas que este tipo de site gera para sua página.

Via Social Media Examiner

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares