Muitos especialistas costumam dizer que as redes sociais se tornaram fundamentais para gerar novos cliques para os sites de diversas empresas. Para fazer essa mensuração, usar o Google Analytics é fundamental. A ferramenta gratuita, muito comum para se analisar o tráfego de visitas de um site, permite saber o quanto de acesso são feitos pelo Facebook, Twitter e Google+ da sua companhia. O trabalho é bem simples e não precisa de mais do que seis passos, detalhados abaixo.

Passo 1 – Faça o login em sua conta Google e depois acesse o Google Analytics. Caso sua empresa já possua um perfil cadastrado no serviço, faça o login. Se não, crie seu cadastro. Posteriormente, você será levado a uma página principal do Analytics, onde são exibidos números como “visitantes”, “páginas por visitante”, “média de tempo de um visitante no site”, etc.

Passo 2 – Observando as suas “visitas”, é possível saber quais páginas tem mais "views" e também de onde vêm esses views. Vá à sessão “Fontes de Tráfego”, selecione “Fontes” e, posteriomente, “Todo o Tráfego”. Será exibida uma grande lista de todos os sites que redirecionaram internautas para a sua página.
Passo 3 – Identifique as redes sociais presentes na lista. Por exemplo: links que comecem com os termos “twitter.com”, “t.co”, “hootsuite”, “tweetdeck” e “bit.ly” se referem ao Twitter. Tenha isso em mente, pois isso é fundamental para o próximo passo.
Passo 4 – Crie um “grupo de tráfego”. Basta clicar nas opções avançadas do Google Analytics e clicar em “Novo Segmento Personalizado”. Crie um nome para ele, como “Twitter”, por exemplo, e adicione os termos citados acima. A partir de então, você terá como ver, separadamente, e em detalhes, os dados das visitas que seu site recebe vindo do site de microblogs.

Passo 5 – Repita o procedimento do Passo 4, porém com os endereços “facebook.com” e “m.facebook.com”, que se referem ao Facebook.
Passo 6 – Faça quantas listas quiser, de acordo com os seus visitantes e com as redes sociais com as quais sua empresa trabalha (Google+, LinkedIn, Delicious, YouTube, Flickr, MySpace, Tumblr e outros). É possível até mesmo criar um grupo com todas elas, chamado de “Redes sociais”, para se ter uma noção global do total de visitas que este tipo de site gera para sua página.