Sistemas Operacionais

06/04/2012 09h30 - Atualizado em 06/04/2012 09h30

Como rodar o diagnóstico de memória nos Windows 7 e 8

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, você irá aprender como rodar o diagnóstico de memória nos Windows 7 e 8. O diagnóstico de memória é um recurso muito útil para os usuários de Windows, pois as falhas no processamento de memória são uma das maiores causas da famosa “Tela Azul da Morte” ou BSoD (na sigla em inglês, Blue Screen of Death).

Este recurso, presente tanto no Windows 7, como no seu sucessor, aplica-se para confirmar se realmente há algum dano na memória e, então, efetuar a trocar da parte danificada.

Os procedimentos para se realizar este teste de memória são os mesmos nas duas últimas versões do Windows, apenas com uma mudança na hora de acessar o Painel de Controle, já que o Windows 8 inicializa dentro da tela Start da interface Metro.

Passo 1. (Este passo só serve para aqueles que possuem Windows 8. Quem possuir Windows 7, deve pular para o segundo passo.) Dentro da tela Start da interface Metro, acesse à Charm Bar e selecione a opção “Start” para entrar na Área de Trabalho;

Acesse à Área de Trabalho clicando em "Start" na Charm Bar (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Acesse à Área de Trabalho clicando em "Start" na Charm Bar (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 2. Dentro da Área de Trabalho, acesse o "Windows Explorer" e, através dele o Painel de Controle;

Acesse o Windows Explorer na barra de tarefas e, através dele acesse o Painel de Controle (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)Acesse o "Windows Explorer" na barra de tarefas e, através dele acesse o Painel de Controle (Foto ReproduçãoJúlio Monteiro)

Passo 3. Já dentro do Painel de Controle, acesse a opção “System and Security”;

Dentro do Painel de Controle, selecione a opção "System and Security" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Dentro do Painel de Controle, selecione a opção "System and Security" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 4. Em “System and Security”, selecione a opção “Administrative Tools”;

Dentro de "System and Security", selecione "Administrative Tools" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Dentro de "System and Security", selecione "Administrative Tools" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 5. Um nova tela irá se abrir com várias opções, procure por “Windows Memory Diagnostic” e clique duas vezes sobre esta com o botão esquerdo do mouse;

Entre as várias opções clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre "Windows Memory Diagnostic" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Entre as várias opções, clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre "Windows Memory Diagnostic" (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Passo 6. Em seguida, uma tela de aviso surgirá com duas opções. A primeira reinicia o computador imediatamente e roda o teste de memória. A segunda, oferece a alternativa de rodar o teste na próxima vez em que se inicializar a máquina.

Uma tela com duas alternativas surgirá, é possível rodar o teste imediatamente ou agendar para a próxima vez que se inicializar o PC (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)Uma tela com duas alternativas surgirá. É possível rodar o teste imediatamente ou agendar para a próxima vez que se inicializar o PC (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Agora, o usuário só deve escolher entre uma das duas opções e deixar que a máquina faça sua parte. Não estranhe, o teste será rodado em uma interface específica e pode demorar até meia hora. Caso demore mais que isso, tente recomeçá-lo, pois pode ter ocorrido algum problema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Roberto
    2012-04-07T11:32:53

    Sou usuário do Windows 7 há uns 3 anos. E sempre disse que fiquei impressionado com a velocidade do bicho frente ao XP (e nem dá para comparar ao Vista). Achava que com um disco SSD, como eu uso, seria difícil a Microsoft fazer ficar mais rápido, mas o Windows 8 rodando em um Core i7 com disco SSD é estúpido de rápido. Chega a ser praticamente instantâneo. Só espero que a versão final seja mais barata no Brasil. Nos EUA você compra por 100 dólares, aqui bate os R$ 700 reais.