Internet

31/05/2012 05h00 - Atualizado em 21/06/2012 11h39

Como criar um portfólio online

Tunai Caldeira
por
Para o TechTudo

O portfólio online é a melhor e mais rápida maneira de mostrar seus trabalhos para futuros clientes ou empregadores. Montar um portfólio deve ser um processo cuidadosamente elaborado, no qual tudo é milimetricamente pensado: como usar as palavras, a apresentação de suas fotografias, até mesmo o estilo de seu cartão de visitas. Tudo para transmitir a melhor mensagem possível. Confira os melhores sites gratuitos para você criar um bom portfólio online e dicas de como fazer uma apresentação pessoal no portfólio.

Pontos importantes para sua apresentação pessoal

1- Caso sua pretensão seja montar um portfólio para cada de tipo de cliente leve em conta os seguintes pontos:

2- Mostre o tipo de trabalho que você quer, por exemplo, se quer fotografar paisagens não coloque fotos de retratos.

3- Durante sua apresentação fale sobre sua foto somente quando lhe perguntarem, falar muito pode ser entendido como falta de segurança.

4- Seja organizado. Seu portfólio deve ser bem estruturado e limpo. Somente mostre os melhores trabalhos. Neste caso qualidade significa melhor que quantidade.

Conheça alguns sites de portfólios online

Carbonmade: Com o Carbonmade você pode criar o seu próprio portfólio rapidamente e com um design padrão, mas com layouts interessantes. Incluindo seus trabalhos você pode dividir os projetos e colocar a descrição em cada um deles.

carbonmade (Foto: carbonmade)Carbonmade (Foto: Divulgação)

Deviantart: este site hoje em dia possui mais de sete milhões de usuários e mais de 60 milhões de contribuições. Voltado para um publico mais artístico.

deviantart2 (Foto: deviantart2)Deviantart (Foto: Divulgação)

Designrelated: este site pode ser uma simples ferramenta mais reúne uma gama de designers, artistas e fotógrafos e pode ser uma grande fonte de inspiração.

designrelatedDesignrelated (Foto: Reprodução).

Flickr: é um site voltado para todo o tipo de publico, por isso mesmo também usado por muitos profissionais. Para acessar bastar se cadastrar ou se conectar através da sua conta Google ou por sua conta do Facebook.

flickrFlickr (Foto: Reprodução).

Zuinn: O Zuinn é um projeto voltado para designers, fotógrafos, ilustradores, diretores de arte a fim de ter um portfólio digital de qualidade. Para se cadastrar é preciso ter uma conta no Flickr, e-mail, currículo resumido (opcional), e uma diversa opção de layouts.

zuinnZuinn (Foto: Divulgação).

Wix: É um site voltado para todo tipo de publico. Além da possibilidade de montar um portfólio, você tambem pode montar uma loja on line. Para iniciantes ou profissionais.

wix_screen1Wix Screen (Foto: Divulgação)

Pontos importantes para montar seu portfólio on line

É importante pensar no domínio, ou seja, no nome do seu site, deve ser criativo e curto, de maneira que seja fácil de ser lembrado.

Não se esqueça de ser claro ao colocar a informações de contato, com seu nome completo, telefones e e-mail.

Vale à pena contratar um serviço especifico de correio eletrônico com seu nome ou nome de sua marca, exemplo: seu_nome@sua_marca.com.br

Se você tem outra profissão, a dica é sempre a mesma: separe os trabalhos ou crie subcategorias, destacando a que mais te interessa. Por exemplo: Fotografia: Casamentos/Eventos/Eventos de Moda/Retratos. Melhore e edite seus trabalhos caso tenha qualquer tipo de erro.

Se não tive muitos trabalhos ou poucos que sejam reconhecidos tire fotos de sua família e amigos. Fique inteirado com o que está acontecendo no mundo da fotografia e nos muitos movimentos fotográficos e utilize essas técnicas e referencias neste testes.

Onde divulgar seu portfólio

Agora que você montou seu portfólio é hora de divulgá-lo. A primeira coisa é montar um atraente cartão de visitas com referencias a sua logomarca e seu site.

As rede sociais são os melhores meios de divulgar seu site, seja pelo Orkut, Facebook e LinkedIn ou Twitter.

Entre em fóruns de discussão sobre o assunto e seja participativo, com comentários inteligentes.

Crie um blog, que pode ser conectado ao seu portfólio, e escreva textos sobre fotografia e outras áreas de seu interesse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valeria Grams
    2015-05-11T19:42:28

    Muito esclarecedora a publicação. Obrigada