Sistemas Operacionais

31/05/2012 12h56 - Atualizado em 31/05/2012 12h57

Como fazer backup do seu Mac OS para um pen drive usando o SyncMate

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Nesse tutorial, ensinamos a configurar e usar a ferramenta de backup para pen drive ou disco externo do SyncMate. Com essa ferramenta, a cópia de segurança dos dados do seu Mac OS é feita sem configurações complexas e intermináveis.

Uma das práticas mais importantes para evitar a perda de dados é ter um backup completo e atualizado. No entanto, fazer o backup do computador não é uma tarefa divertida, sobretudo quando temos que controlar versões de arquivos e exportar fotos e músicas dos programas que os gerenciam.

Baixe já o SyncMate em sua versão gratuita, permite o backup de contatos e calendários, enquanto a versão Expert, que custa US$ 39,95, cerca de R$ 80,50,  permite salvar pastas, fotos, músicas, vídeos e nota. Na versão Expert, é possível definir uma senha para criptografar os dados salvos no seu dispositivo.

Passo 1. Para executar o backup do seu Mac para um pen drive ou disco externo, abra o programa SyncMate e clique no botão “Add connection”, marcado na figura abaixo;

Tela inicial do SyncMate (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Tela inicial do SyncMate (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 2. O SyncMate é compatível com diversos dispositivos para realizar o backup ou a sincronização do Mac. Neste tutorial, ensina-se a configurar o backup de contatos, calendários, notas, pastas e arquivos multimídia para um pen drive ou disco externo. Portanto, clique no botão “Mounted device”, em destaque na imagem abaixo;

Adicionando novo dispositivo para backup (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Adicionando novo dispositivo para backup (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 3. Se você não inseriu nenhum dispositivo de armazenamento externo, como pen drive ou disco externo, insira neste momento;

Insira um pen drive ou disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Insira um pen drive ou disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 4. Após o programa detectar os seus discos conectados, exibirá uma lista para que você escolha o dispositivo desejado. No nosso exemplo, usou-se um pen drive, que foi nomeado de DISK_IMG pelo Mac OS X. Escolha o seu disco e pressione “Continue”;

Selecione o seu pen drive ou disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Selecione o seu pen drive ou disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 5. Com o disco definido, deve-se configurar o que inclui o backup e realizar alguns ajustes para cada elemento adicionado. No ajuste de todos os elementos, a definição da direção do backup está presente. Essa opção é definida individualmente para cada elemento salvo e determina se você quer realizar um backup do Mac (opção “This Mac -> DISK_IMG”), uma restauração dos dados salvos (opção “DISK_IMG -> This Mac”) ou uma atualização do backup e do Mac (opção “This Mac <-> DISK_IMG”);

Passo 6. Na imagem seguinte, encontra-se a tela de configuração de backup dos contatos. Além da direção da sincronização, você deve definir quais grupos de contatos devem ser incluídos na cópia de segurança;

Configurações do backup dos contatos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup dos contatos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 7. Na configuração dos calendários, define-se os calendários e o período dos eventos que devem ser salvos. Na imagem abaixo, todos os eventos futuros e os eventos das últimas duas semanas de todos os calendários foram definidos;

Configurações do backup dos calendários (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup dos calendários (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 8. Os ajustes de inclusão das tarefas é semelhante aos realizados para os calendários. Define-se os calendários de tarefas e o período que devem ser salvos;

Configurações do backup das tarefas (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup das tarefas (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 9. Para incluir os favoritos do Safari na cópia de segurança, o usuário precisa apenas definir a direção do envio de dados. É possível ainda definir se os favoritos serão adicionados em uma pasta específica do Safari quando forem restaurados;

Configurações do backup dos favoritos do Safari (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup dos favoritos do Safari (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 10. As notas do Mail são incluídas com a marcação da caixa no menu à esquerda, como todos os outros elementos. O único ajuste exigido é a direção correta do backup;

Configurações do backup das notas do Mail (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup das notas do Mail (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 11. A cópia de segurança das fotos do computador pode ser feita a partir de uma pasta do seu Mac ou um álbum do iPhoto. Para isso, escolha uma das opções na caixa de seleção da esquerda. Após, defina a direção da cópia e escolha a pasta no dispositivo de armazenamento que aquelas fotos serão salvas. Por fim, pressione o botão “+” para confirmar a sua definição. Insira quantas pastas ou álbuns desejar;

Configurações do backup do iPhoto (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup do iPhoto (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 12. A cópia de segurança das músicas e vídeos é feita de maneira análoga à cópia das fotos. Basta selecionar uma pasta do Mac ou uma lista de reprodução do iTunes, a direção da cópia e a pasta no dispositivo que armazenará os dados. Após a definição, pressione o botão “+” para confirmar o seu ajuste. Adicione quantas pastas ou listas de reprodução desejar;

Configurações do backup do iTunes para músicas e vídeos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup do iTunes para músicas e vídeos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 13. O programa permite ainda realizar o backup de pastas de arquivos na opção “Folders”. Basta que o usuário escolha a pasta de origem no seu Mac e a pasta de destino do seu dispositivo de armazenamento que receberá os arquivos do Mac e clicar no botão “+”;

Configurações do backup de pastas do computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do backup de pastas do computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 14. Na janela “Backup”, você pode definir uma pasta do próprio dispositivo de armazenamento externo para fazer o backup. É possível ainda restaurar uma pasta que contenha um backup anteior;

Configuração de salvamento dos dados no disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configuração de salvamento dos dados no disco externo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 15. Para realizar o backup, clique no botão “Sync Now”, na barra superior do programa. Caso você deseje que o backup seja feito automaticamente, selecione a opção “AutoSync”, nas opções da esquerda e defina a frequência de backup. Você pode ainda definir um evento que dispare o backup, como a conexão do dispositivo de armazenamento;

Configurações de auto sincronização (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações de auto sincronização (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 16.  Todos os dados podem ser salvos no seu disco criptografados, se você possuir a versão Expert. Caso deseje usar essa funcionalidade, insira sua senha de encriptação na tela “Data Encryption”.

Configurações de encriptação dos dados do backup (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações de encriptação dos dados do backup (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

E você, leitor do TechTudo? Acha importante fazer backups regularmente? Conte para nós algum fato curioso que você sofreu por causa de cópias de segurança ou pela falta delas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares