Sistemas Operacionais

03/05/2012 06h00 - Atualizado em 14/05/2012 18h29

Como sincronizar Mac OS X com a sua conta do Google usando o SyncMate?

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O SyncMate é um aplicativo para Mac OS X que permite a sincronização entre o Mac e diversos dispositivos, como Android, iPhone, Windows Mobile e a conta do Google, que é o foco desse tutorial.

A sincronização de contatos e calendário com um servidor centralizado poupa tempo e evita que suas agendas de contatos e de compromissos fique desatualizadas. O aplicativo SyncMate pode ser obtido na versão gratuita, suficiente para a sincronização com o Google, ou na versão Expert, que permite sincronização de arquivos, fotos e músicas entre outras e custa US$ 39,95, cerca de R$ 76.

Passo 1. Para configurar a sincronização entre o seu Mac e a sua conta do Google, abra o aplicativo SyncMate e clique no botão “Add connection”, em destaque na imagem abaixo;

Tela inicial do SyncMate (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Tela inicial do SyncMate (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 2. O SyncMate possui diversos modos de sincronização. Neste tutorial, ensinaremos a configurar a sincronização dos contatos e dos calendários com o Google. Para isso, clique no botão marcado com “Google Account”;

Tela para adição de dispositivo para sincronização com o Mac através do SyncMate (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Tela para adição de dispositivo para sincronização com o Mac através do SyncMate (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 3. Insira o nome de usuário e senha da sua conta do Google para realizar a autenticação do SyncMate;

Autenticação da conta do Google no SyncMate (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Autenticação da conta do Google no SyncMate (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 4. Após a autenticação, você precisa configurar alguns detalhes de sincronização. A configuração dos contatos é feita de forma independente dos calendários. Inicialmente, veremos os contatos. A configuração mais importante é a direção de sincronização. Pode-se observar na imagem abaixo que existem três opções:

* This Mac <-> seu-e-mail@gmail.com - essa opção mescla os dados no servidor do Google e no seu Mac;

* This Mac -> seu-e-mail@gmail.com - os contatos do seu Mac preenchem a sua conta do Google;

* seu-e-mail@gmail.com -> This Mac - os contatos do Google são inseridos na Agenda do seu Mac.

Configuração da direção de sincronização entre o SyncMate e a sua conta do Google (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configuração da direção de sincronização entre o SyncMate e a sua conta do Google (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 5. Ainda na configuração da sincronização dos contatos, você pode decidir inserir apenas os contatos com números de telefone, clicando na caixa “Sync only contacts with phone numbers”. Essa opção é útil para filtrar os contatos que lhe enviam e-mail frequentemente, mas você não deseja inseri-los na sua lista. No SyncMate, o usuário pode ainda decidir quais grupos de contatos deseja sincronizar, possibilitando um controle fino do que deve e o que não deve ser sincronizado;

Configurações de sincronização dos contatos com o Google (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações de sincronização dos contatos com o Google (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 6. As configurações de sincronização dos calendários é bastante similar à sincronização dos contatos, pois requer a definição da direção de sincronização e dos calendários que serão sincronizados. No entanto, pode-se definir ainda quantas semanas no passado e no futuro são sincronizadas. Quanto maior for definido pelo usuário, mais dados são carregados. A opção padrão, destacada na imagem abaixo, define a sincronização de todos os eventos futuros, mas de apenas duas semanas de eventos passados;

Configuração de sincronização dos calendários com o Google Agenda (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configuração de sincronização dos calendários com o Google Agenda (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 7. Para finalizar, você pode decidir sincronizar automaticamente. Se desejar, basta ativar a caixa “AutoSync” e marcar as opções de eventos utilizados para sincronização. Caso deseje utilizar a sincronização manual, deixe a caixa desmarcada e clique no botão “SyncNow” sempre que quiser sincronizar.

Sincronização automática do SyncMate com a conta do Google (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Sincronização automática do SyncMate com a conta do Google (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares