Sistemas Operacionais

03/05/2012 16h37 - Atualizado em 31/07/2013 13h27

Como usar ShowMyPC?

Ramon Cardoso
por
Para o TechTudo

Nesta dica, mostraremos como usar o ShowMyPC e o seu recurso de acesso remoto, que pode ser muito útil para pessoas que precisam acessar uma máquina quando estão fora, ou mesmo para permitir que outra pessoa acesse o seu computador para auxiliar na instalação de um programa, por exemplo.

Para utilizar o ShowMyPC, basta que ambas as máquinas (a que será acessada e a que vai acessar) possuam o programa, que pode ser usado em versão gratuita.

ShowMyPC - Serviço de acesso remoto a computadoresShowMyPC - Serviço de acesso remoto a computadores (Foto: Divulgação)

Passo 1. Faça o download do ShowMyPC nas máquinas que serão utilizadas e execute-o. Obs.: caso utilize um serviço de Firewall, talvez seja necessário adicionar o programa à lista de exceções.

Passo 2. Para conceder acesso remoto ao seu computador, clique em “Mostrar o meu PC”, na tela inicial do programa;

Passo 3. Copie a senha de verificação ou, se preferir, clique em “Partilhar” senha e envie o código para um endereço de e-mail;

Concedendo acesso remoto a um computadorConcedendo acesso remoto a um computador (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 4. Se preferir, é possível conceder acesso a apenas uma aplicação em execução. Para isso, basta clicar na seta ao lado de “Mostrar meu PC” e escolher a aplicação que deseja mostrar ao usuário remoto;

Partilhando uma aplicação específicaPartilhando uma aplicação específica (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 5. No outro computador, clique em “Ver um PC remoto”, digite a senha fornecida pelo programa e clique em “OK”. Aguarde até obter o acesso remoto da máquina compartilhada.

Senha para acessar remotamente outro computadorSenha para acessar remotamente outro computador (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Após o carregamento, uma janela será aberta, e nela você poderá visualizar a tela do computador compartilhado, bem como realizar ações por meio do acesso remoto.

Passo 6. Para executar alguma tarefa no computador que está sendo acessado remotamente, basta utilizar a tela remota (janela VNC com a tela do outro computador) e realizar as ações desejadas;

Janela para acesso remoto do computador partilhadoJanela para acesso remoto do computador partilhado (Foto: Reprodução/Ramon Cardoso)

Passo 7. Para caputar um print screen da tela do computador acessado, clique em “Opções”, na tela do programa, e depois em “ScreenShot”. Depois de capturar a tela, envie-a para o endereço de e-mail desejado.

Passo 8. A qualquer momento, clique no quadrado vermelho ao lado de “Mostrar o meu PC” para encerrar o acesso remoto. No próximo acesso, será gerada uma senha diferente da anterior.

É importante lembrar que, por se tratar de acesso remoto, o tempo de resposta às ações não é instantâneo, fazendo com que o carregamento das telas seja um pouco mais lento.

Quer um software que te permita fazer acesso remoto e compartilhamento de dados entre duas máquinas? Baixe TeamViewer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares