Sistemas Operacionais

09/06/2012 09h50 - Atualizado em 18/10/2013 11h23

Como usar mais de um app ao mesmo tempo no Android?

Fernando Motta
por
Para o TechTudo

Nos smartphones Android, você pode ler as notícias do dia pelo navegador enquanto conversa com alguém pelo Instant Messenger, sem perder nenhuma informação durante a troca de aplicativo. Isso é possível graças ao recurso multitarefa do sistema operacional para smartphones do Google, que sabe lidar muito bem com esse tipo de situação. Neste tutorial, ensinaremos a você a aproveitar melhor este recurso para usar mais de um aplicativo ao mesmo tempo no Android.

Confira também como instalar e baixar apps direto no cartão SD e não na memória interna do seu celular!

Botões de navegação (Foto: Reprodução)Botões de navegação (Foto: Reprodução)

Abrir um novo aplicativo

Caso você esteja conversando via chat com um amigo e deseje pesquisar alguma coisa no Google, basta sair do bate-papo sem fechá-lo, abrir o navegador e procurar a palavra desejada.

Passo 1. Com o aplicativo que você estiver usando no momento aberto, pressione uma vez a tecla de navegação "Home";

Passo 2. Você retornará à tela da sua área de trabalho para selecionar o aplicativo ou widget que deseja usar. Essa opção não fechará o app que você estiver usando. Ele continuará executando em background (no fundo), e você poderá retornar a ele a qualquer momento no mesmo ponto em que parou;

Alternar entre dois aplicativos abertos

Quando você estiver usando um aplicativo mas precisar verificar algo em um segundo app, para depois retornar ao primeiro, use o recurso na tecla "Home", ativado quando você pressiona e segura o botão por alguns segundos. Ao fazer isso, será aberto uma pequena tela de seleção, conforme os passos descritos abaixo:

Menu Recente do Android (Foto: Reprodução)Menu Recente do Android (Foto: Reprodução)

Passo 1. Pressione e segure a tecla "Home" dos botões de navegação por aproximadamente um segundo;

Passo 2. Será apresentada uma tela contendo os programas que estão abertos no momento. Selecione aquele para o qual deseja alternar, e ele será aberto imediatamente. Para retornar ao programa que você estava usando anteriormente, basta repetir essa operação.

Pronto! Vale lembrar que há dois tipos de situações para usar esse recurso. O primeiro é quando você está com apenas um programa aberto e deseja iniciar outro, e o segundo se refere ao usuário que está com vários programas abertos e quer alternar entre eles.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Humberto Granzotto
    2012-06-16T10:14:02

    na mame nao da certo,vc tenque comecar o jogo de novo

  • Elon Souto
    2012-06-10T00:22:30

    Cara, eu não sabia disso. É Básico, mas ajudou!

  • Guilherme Fernandes
    2012-06-10T01:51:04  

    Alexandre, não sei se você tem algum aparelho com Windows, eu tenho o Lumia 800, caso tenha, repare que se você está em um messenger e sai para ir para o navegador, por exemplo, automaticamente o messenger te deixa off line e só volta a ficar on quando você vai até ele. E o recurso explicado no tutorial era feito no android na época dos single cores também, então não entendi o seu comentário.

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2012-06-10T01:51:04  

      Eu tenho sim. Estranho. O messenger trabalha on line continuamente, assim como o facebook. No meu HTC não cai a conexão. Entre alguns jogos se vc alternar começa de novo. Isso é ruim. Mas deve melhorar no WP8. Abs

  • Jeremias Paula
    2012-06-09T12:19:58  

    nao acredito q eles ensinaram isto!! É, nao tem o q postar!!

    recentes

    populares

    • Jeremias Paula
      2012-06-09T12:19:58  

      Por incrível que pareça, Jeremias, tem muita gente que não sabe. Eu mesmo já ensinei isso a diversos usuários de Android, e então decidi fazer esse tutorial ensinando.

    recentes

    populares

    • Jeremias Paula
      2012-06-09T12:19:58  

      Jeremias Paula - Que bom Jeremias que vc nasceu com o help do android socado no meio das orelhas e não precisa de ajuda pra nada. babak

  • Alexandre Ísola
    2012-06-09T11:55:57  

    Interessante saber disso. No Windows Phone, tão sempre criticado nesse site, recentemente a ultima critica é ser single-core, pode-se usar até 5 aplicativos ao mesmo tempo e alternar entre eles sem precisar de um Tutorial. E é single-core. Qual sistema é mais eficiente?

    recentes

    populares

    • Alexandre Ísola
      2012-06-09T11:55:57  

      Quero deixar claro que não estou dizendo aqui que o Android é melhor, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, essa é uma vantagem (entre muitas outras) que o Android tem em relação ao iOS (no windows eu não sei, estou levando em consideração o que você disse). Eu acho que antes de escolher entre Android, iOS ou WP7 deve-se estudar melhor qual sistema é melhor e mais funcional para a sua situação. No meu caso o Android ganha disparado, mas isso não quer dizer que ele é melhor pra todo mundo. Tem gente que não sabe viver sem Blackberry ou iPhone. Cada pessoa é um caso.

    recentes

    populares

    • Alexandre Ísola
      2012-06-09T11:55:57  

      O iPhone dizem ser mais fácil, eu não acho, porque você precisa usar o iTunes pra converter vídeos e gerenciar as músicas, por exemplo. No meu Android eu só arrasto pra uma pasta dentro do telefone, como se ele fosse um PenDrive e o sistema reconhece os novos arquivos, além de reproduzir vários formatos (eu só não consegui rodar DTS, o resto rodou perfeitamente, mesmo em 720p [Galaxy Nexus]). Já vi o WP7 rodando e achei ele muito interessante também, bastante funcional, mais até que o iOS, mas também precisa do Zune. Enfim, simplicidade pode ser bom ou ruim, cada caso é um caso.