Internet

02/06/2012 08h20 - Atualizado em 02/06/2012 08h20

Como usar o Facebook Page Manager para iPhone, iPad e iPod Touch

Camila Porto
por
Para o TechTudo

No dia 17 de maio o TechTudo anunciou a chegada do Facebook Page Manager, uma forma simples e rápida de gerenciar fanpages no Facebook pelo iPhone, iPod touch e iPad.

Lançado inicialmente para usuários da AppStore Australiana, o aplicativo começa aos poucos a chegar nas lojas virtuais de todo o mundo. Na loja brasileira o aplicativo ainda não está disponível, mas você pode baixá-lo pela AppStore dos EUA. No texto “Como comprar aplicativos na App Store americana” é possível acompanhar o processo para criar uma conta e acessar a loja deles e obter vários apps.

Uma vez instalado, vamos ao que interessa: administrar sua fan page pelo iPhone, iPad ou iPod touch.


Administrar fan pages pelo iOS

Passo 1. Acesse o iTunes e faça o download do Facebook Page Manager.

Passo 2. Ao completar o download, acesse o aplicativo e realize o login com seus dados no Facebook. Caso você já utilize o aplicativo para gerenciamento de perfis, os dados serão compartilhados com o aplicativo de gerenciamento de páginas. Caso contrário, terá que inserir novamente suas informações de login e senha.

Passo 3. Ao concluir o login, autorize o gerenciador de páginas a utilizar suas informações de administrador para listar as fan pages que seu perfil gerencia.

Passo 4. Depois de fazer o login, o aplicativo exibirá o mural de todas as páginas que você administra. Toque em “Write Post” para postar uma atualização.

Postar fotos e gerenciar outras páginasPostar fotos e gerenciar outras páginas (Foto: Reprodução)

Passo 5. As postagens realizadas pela web ou pelo aplicativo possuem as informações de alcance. Toque em “Reached”, abaixo de cada post para acompanhar o número de visualizações orgânicas, virais e pagas. O recurso “Promote”, no entanto, não pode ser utilizado no aplicativo.

Passo 6. Para compartilhar uma foto, toque em “Share Photo”, faça o upload e insira um comentário.

Passo 7. Em Insights é possível acompanhar as principais métricas da sua fan page. Número de fãs, pessoas falando sobre isso, alcance semanal e gráficos podem ser consultados.

Postagens e dados de alcancePostagens e dados de alcance (Foto: Reprodução)

Passo 8. Na parte superior você pode acompanhar os novos fãs da página e as interações dos fãs. Clique nos ícones correspondentes para saber mais sobre quem curte e quem interage em sua página.

Sempre que sua página receber um comentário, você receberá uma notificação Push. Assim, é possível manter seus fãs sempre informados.

Apesar de simples e com recursos bem básicos, o aplicativo Page Manager é uma ferramenta que ajudará muitos administradores. Esta era uma demanda antiga dos donos de fan pages, que podiam atualizar as páginas apenas pelo navegador, o que nem sempre era confortável e fácil.

Os recursos mais recentes, como promover posts e agendá-los, não estão disponível no app, o que o faz ficar devendo nestes quesitos e os administradores ainda dependendo de ferramentas como HootSuite para agendamentos nos dispositivos mobile.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares