Imagens

20/07/2012 11h00 - Atualizado em 08/10/2012 16h21

Aprenda como simular o efeito Bokeh no Photoshop

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Neste tutorial aprenderemos a fazer o efeito Bokeh no Photoshop. O Bokeh é uma técnica utilizada em fotografia em que o fundo fica fora de foco ou distorcido, criando pequenos círculos ou bolinhas coloridas nas fotos. Ele não se limita às câmeras: é possível fazer o estilo desfocado no editor da Adobe. Siga o passo a passo abaixo e aprenda como fazer a imagem de fundo Bokeh para aplicar às suas fotos.

Este tutorial é dividido em duas partes. Até o Passo 13, ensinaremos a fazer o fundo desfocado. Caso você queira apenas aplicá-lo às suas fotos, vá diretamente ao Passo 14.

Efeito Bokeh no Photoshop (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)Efeito Bokeh no Photoshop (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)

Passo 1. Abra um arquivo novo no Photoshop. A primeira coisa que vamos fazer é criar um pincel ("brush"). Crie uma nova camada em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou pelo comando Crtl+ Shift+N e chame-a de “Camada 1″;

Passo 2. Com a ferramenta Letreiro Elíptico ("Elliptical Marquee Tool") faremos um círculo. Para que a forma não saia distorcida, aperte o Shift enquanto estiver desenhando. Em seguida, acesse o menu “Editar” > "Traçar” ("Edit" > "Stroke"). Configure a largura em 5 px, a cor em preto e a localização no centro, como na imagem abaixo;

bokeh1Fazendo um círculo (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 3. Agora, crie novamente outra camada em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou pelo atalho Crtl+Shift+N. Vamos chamá-la de “Camada 2″.

Passo 4. Com o círculo da "Camada 1" selecionado, vá até a "Camada 2" e preencha o espaço com a cor preta. Em seguida, mude a opacidade ("opacity") da “Camada 2″ para 30% na paleta de camadas, no canto inferior direito. Para juntar as camadas, aperte Ctrl+E ou vá em "Camadas" > "Mesclar Camadas" ("Layers" > "Merge Layers");

boke2Mude a opacidade da Camada 2 (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 5. Vamos então criar o pincel. Clique em “Editar” e, em seguida, “Definir Predefinição de Pincel” ("Edit" > "Define Brush"). No quadro que se abrir, dê um nome ao seu pincel. Vamos chamar o nosso de “Bokeh”;

bokeh3Nomeie o seu pincel (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 6. Depois de criar o pincel, vamos fazer o nosso efeito Bokeh. Abra um novo arquivo no Photoshop em "Arquivo" > "Novo"  ("File" > "New"). Nós vamos usar as dimensões 620 px por 420 px, mas você pode usar o tamanho que quiser. Selecione a ferramenta Pincel ("Brush Tool") (B) e, em seguida, pressione F5 para escolher o pincel "Bokeh".

Passo 7. Você deverá marcar as opções “Dispersão” ("Scattering"), “Dinâmica da cor” ("Color Dynamics"), “Outras dinâmicas” ("Other Dynamics") e “Suavidade” ("Smoothing"). Cada opção deve ser configurada segundo as imagens abaixo:

bokeh4Configure a Dispersão (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
bokeh5Configure a Dinâmica de Cor (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
bokeh6Configure Outras Dinâmicas (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 8. Crie uma nova camada pelo comando Ctrl+Shift+N ou em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer"). Troque a cor do fundo em "Definir Cor do Primeiro Plano" ("Set Foreground Color") para #cc0000 e selecione o tamanho 55 px para o seu pincel, nas ferramentas do pincel, no topo da página. Agora aplique o pincel como quiser sobre o fundo transparente.

bokeh7Use o pincel no fundo (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 9. Com a camada dos círculos selecionada, vá em “Filtros” > “Desfoque” > ”Desfoque Gaussiano” ("Filter" > "Blur" > “Gaussian Blur"). Selecione 5 px para o raio. Então, mude a opacidade da camada para 30%.

bokeh8Aplique o filtro e diminua a opacidade (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 10. Crie uma nova camada em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou com o atalho Ctrl+Shift+N. Agora aumente o diâmetro do pincel para 65 px e desenhe mais círculos na nova camada.

bokeh9Faça mais círculos na nova camada (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 11. Aplique também o filtro “Desfoque Gaussiano” nessa camada, dessa vez com 3 px de raio.

bokeh10Aplique o Desfoque Gaussiano (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 12. Com a camada dos círculos menores selecionada, vá em “Imagem” > “Ajustes” > “Mapa de Degradê” ("Image" > "Adjustments" > "Gradient Map"). Configure como na figura abaixo:

bokeh11Configure o Mapa de Degradê (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 13. Agora basta pintar a camada do plano de fundo de preto. Lembrando que você deve ter três camadas: uma com os círculos maiores, que deve estar com opacidade 100%; uma com os círculos menores, que deve estar com opacidade 30% e o mapa de degradê aplicado; e uma de fundo que deve ser pintada de preto. Com as três camadas o fundo do efeito Bokeh está pronto.

bokeh12 (Foto: bokeh12)Fundo do efeito Bokeh (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 14. Agora, aplicaremos o fundo que fizemos a uma foto qualquer. Neste caso, aplicaremos à imagem abaixo;

Passo 15. Abra a foto que receberá o efeito Bokeh;

Esquilo (Foto: Reprodução)Foto de esquilo será a imagem trabalhada (Foto: Reprodução)

Passo 16. Agora, copie o fundo que acabamos de fazer com Ctrl+C e cole-o por cima da camada da foto com Crtl+V;

Passo 17. Sua paleta de camadas deverá estar parecida com a abaixo. Note que renomeamos as imagens, então é provável que na sua paleta de camadas elas se chamem "Camada 0" e "Camada 1", por exemplo. Agora, mude o modo de mesclagem da camada para "Subexposição Linear" ("Linear Dodge"). Pronto! Sua imagem deverá ficar como a do início do tutorial.

Mude o modo de mesclagem para "Subexposição Linear" (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)Mude o modo de mesclagem para "Subexposição Linear" (Foto: Reprodução/Isadora Díaz)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Lima
    2012-07-24T22:10:38

    O efeito reproduzido na novela “Avenida Brasil” foi confeccionado no formato vídeo. Fazer o efeito (similar) na imagem estática não é difícil. Mas faze-lo no formado vídeo é pura diversão! No Mac (Apple) podemos usar o programa "Final Cut Pro" ou "iMovie HD". O efeito fica idêntico ao reproduzido na novela.

  • Felipe Chaves
    2013-08-01T15:54:27

    Tenho visto vários tutoriais de Bokeh, todos muito complicados. O seu tutorial está de parabéns, é simples e muito bem detalhado(em português e inglês facilita pra caramba). E o resultado final é ótimo. Vou tentar com outras cores.

  • Claudia Bozza
    2012-10-09T13:44:47

    Esse efeito Bokeh é muito legal e o tutorial ficou ótimo. Parabéns!

  • Rafael R.
    2012-07-25T09:38:53

    ja to imaginando uns funkeiros fazendo isso no paint e pondo no orkut huashuasuhasuh