Imagens

18/07/2012 16h37 - Atualizado em 24/09/2012 14h07

Aprenda a criar o efeito de 'Avenida Brasil' no Photoshop

Mariana Coutinho
por
Para o TechTudo

Em todo final de capítulo da novela Avenida Brasil, um personagem aparece em preto e branco à frente do fundo com difusas luzes vermelhas e brancas. Se você quer entrar no clima da novela e "congelar" também, siga nossos nove simples passos e aprenda a fazer o efeito de "Avenida Brasil" no Adobe Photoshop.

ScongelaavenidabrasilCapaA protagonista Nina "congelada" no final de um dos capítulos (Foto: Reprodução)

Passo 1. Nesse tutorial, vamos “congelar” a foto da cantora Adele abaixo. Escolha sua imagem, uma foto sua ou de um amigo, e abra no Photoshop em "Arquivo" > "Abrir" ("File" > "Open") ou com o comando Ctrl+O. Tente escolher uma foto em que o fundo não se confunda muito com o cabelo ou a roupa da pessoa retratada. Assim fica mais fácil recortar;

AdelecongelaCantora Adele no Grammy 2012 (Foto: Reprodução)

Passo 2. Agora vamos usar a ferramenta Laço (“Lasso Tool”) para recortar a Adele do fundo. Pressione “L” para escolher a ferramenta e selecione todo o contorno como na imagem abaixo;

adelecongela2Selecione a imagem com o Lasso Tool (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 3. Para suavizar a seleção, vá em "Selecionar" > "Suavizar" ("Select" > "Feather") ou pressione Ctrl+Alt+D. Atribua 1,5 ao valor de pixels;

adelecongela3Selecione 1,5 para o Feather (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 4. Em outra aba, copie e cole a imagem abaixo. Esse será o fundo da nossa montagem;

FUNDOAVENIDABRASILFundo com luzes semelhantes ao usado na novela (Foto: Reprodução)

Passo 5. No novo documento, crie uma nova camada pressionando em "Camada" > "Nova" > "Camada" ("Layer" > "New" > "Layer") ou com o atalho Ctrl+ Shift+N;

Passo 6. Copie a seleção da foto da Adele e cole nesta nova camada;

adele4Cole a imagem na nova camada (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 7. Agora vamos redimensionar a imagem para que ela se adeque ao fundo. Com a camada da foto selecionada, clique em "Editar" ("Edit") no menu e em seguida em "Transformação Livre" (“Free Transform”). Com a tecla Shift apertada, aumente ou diminua a imagem e reposicione para que ela se encaixe perfeitamente ao fundo;

  •  
adele5 (Foto: adele5)Redimensionando a imagem (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 8. Agora vamos deixar a imagem em preto e branco. Basta selecionar a camada da foto e  pressionar Ctrl+Shift+U;

adele7Deixe a foto em preto e brando (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)

Passo 9. Para finalizar, duplique a camada da foto pressionando Ctrl+J ou pelo caminho "Camada" > "Duplicar Camada" ("Layer" > "Duplicate Layer"). A camada duplicada deve aparecer acima da original. Troque o modo da camada duplicada de “Normal” para "Sobreposição" (“Overlay”). Assim a imagem ganhará mais contraste e ficará mais viva.

Veja como ficou a nossa montagem:

ADELE9 (Foto: ADELE9)Resultado final da montagem  (Foto: Rperodução/Mariana Coutinho)

No site da novela está rolando uma enquete para saber quem será o 'congelado' no final da novela. Quem você acha? Vote!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucinara Oliveira
    2012-07-24T00:21:40

    Muito confuso!!!!Eu não conseguir fazer

  • Tiago Sampaio
    2012-10-19T21:44:44

    Fiz utilizando outras tecnicas! Utilizei o Layer Mask e o Brush Tool!! E também utilizei a sobreposição que foi colocada por eles!!

  • Wagner Oliveira
    2012-10-19T13:13:58

    Eles poderias aproveitar essa ideia e congelar pelos menos umas 2 novelas da globo pra sempre e dar lugar a outros tipo de programa!

  • Victor Marques
    2012-10-14T22:24:48

    O final deveria ser assim: O casamento de Jorginho e Nina tomará o Divino todo e no final todos tirarão uma foto (CONGELA)!

  • Juliana Caetano
    2012-07-19T22:01:34

    Para quem não tem muitos conhecimentos em PShop, de nada adianta. Eu sei + ou - mas fiquei parada no passo 6 =( Podia tentar escrever mais um pouco pois o texto está muito resumido...

  • José Júnior
    2012-07-19T20:47:54

    o fundo é só copiar aki do site e colar no Photoshop

  • Anne Macedo
    2012-07-19T16:44:51

    Não consegui fazer nada, não explicam direito como se faz!

  • Jose Damasceno
    2012-08-21T14:22:25

    Galera para vocês conseguirem fazer tem que ter uma base no Photoshop, consegui fazer o meu em menos de 5 minutos... Aconselho a vocês que não sabem muito como usar o Photoshop olhar algum tutorial no Youtube!

  • Marta Gregorio
    2012-07-19T22:52:16

    ah! certamente ta faltando paciência nesse meia explicação. na hora de dá o Lasso a e inserir a imagem de fundo n fica só a foto, o fundo não fica "limpo" e qdo vai pra imagem das "bolinhas", desastre total! esse corte da imagem tá mal explicado :( Se redimensiona a imagem, dá vontade de jogar o pc pela janela afora!. tudo horrível. Eu não sei fazer isso com as pessoas, gosto das coisas bem feitas e deixá-las satisfeitas (felizes). Tira esse post!

  • Júlio Paula
    2012-07-19T22:46:54

    E a preguiça!

  • Luiz Tinoco
    2012-07-19T17:10:17  

    gente consegui fazer o fundo, o dificil é fazer a adele, muito complexo e tal

    recentes

    populares

    • Luiz Tinoco
      2012-07-19T17:10:17  

      Excelente! Melhor comentário do site!

    recentes

    populares

    • Luiz Tinoco
      2012-07-19T17:10:17  

      como ?

  • Marcia Adell
    2012-07-19T14:51:05  

    E como faço no Mac? Tentei por aqui, mas não rolou :-(

    recentes

    populares

    • Marcia Adell
      2012-07-19T14:51:05  

      faz no prevew (pré visualização eu acho)

  • Leonardo Belens
    2012-07-19T11:50:00  

    do jeitoq ta o título da materia, parecia ateq vc's iam ensinar a fazer o fundo

    recentes

    populares

    • Leonardo Belens
      2012-07-19T11:50:00  

      Na Verdade o fundo é bem simples, o fundo é cinza com alguns gradientes para cinza esverdeado, e o resto é shape com blur.

  • felipe batista
    2012-07-18T17:34:50

    po eu pensnado como fazer o fundo, e vcs ignoraram essa parte. hehehheh

  • Luan Meireles
    2012-08-27T16:12:01  

    Felipe oliveira. Onde eu acho essa imagem de fundo em tamanho maior?

    recentes

    populares

    • Luan Meireles
      2012-08-27T16:12:01  

      Procura no google

  • Ari Filho
    2012-07-25T15:56:31  

    Mau gosto na escolha da plataforma, né? Tutorial de Photoshop com capturas de tela e teclas de atalho de PC-Ruindows é muito Tabajara. Profiça que é profiça usa Mac.

    recentes

    populares

    • Ari Filho
      2012-07-25T15:56:31  

      E dai meu amigo? Se ela quis usar o "Windows" é problema dela, se você veio aqui se 'amostrar' que tem um MAC, problema seu! E não é só profissional que usa "MAC".

  • Feliipe Oliiveira
    2012-07-25T10:08:09  

    Gente, para dar certo tem que saber um pouco de photoshop néh, sou técnico em info. e consegui tranquilo, quem nao conseguiu e quiser que eu faça, entre em contato:

    recentes

    populares

    • Feliipe Oliiveira
      2012-07-25T10:08:09  

      ai , se tiver jeito de fazer pra mim agradeço

    recentes

    populares

    • Feliipe Oliiveira
      2012-07-25T10:08:09  

      po eu qro mas cadê seu contato ?

  • Adriano Evan
    2012-07-20T16:50:27  

    eu não consegui fazer...

    recentes

    populares

    • Adriano Evan
      2012-07-20T16:50:27  

      faz no paint então

  • Arminda Lessa
    2012-07-20T09:46:41  

    Gente, para fazer isso no Photoshop tem que saber Photoshop né kkkkkkkk O meu ficou ótimo! Se alguém quiser eu faço por ... sei lá, 8 reais :P

    recentes

    populares

    • Arminda Lessa
      2012-07-20T09:46:41  

      Não consegui..fiquei horas..tem como fazer pra mim? quero fazer com a foto do meu cachorro para colocar no meu site..Obrigada!!!

  • Alexandro Sales
    2012-10-19T12:24:45  

    Show, essa idéia de congelar a imagem no final do capítulo.Parabéns ao autor da idéia!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Alexandro Sales
      2012-10-19T12:24:45  

      Essa ideia é novidade só se for para novela brasileira, porque no exterior já é mais que usada.

  • Gabriela Araújo
    2012-07-19T19:02:41  

    não consegui nem abri o photoshop :/

    recentes

    populares

    • Gabriela Araújo