Sistemas Operacionais

28/07/2012 08h00 - Atualizado em 28/07/2012 08h00

Como adicionar o nono dígito em seus contatos?

Rafael Moco
por
Para o TechTudo

No início deste ano a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu que todos os telefones móveis da área metropolitana de São Paulo - aqueles com código de área 11 - terão um nono dígito. A mudança entra em vigor já no dia 29 de julho, e apesar de ter sido algo anunciado há algum tempo, muitas pessoas ficaram sabendo da mudança somente agora. O que fazer?

Na tentativa de facilitar a vida de nossos leitores, o TechTudo decidiu reunir algumas dicas úteis que prometem ajudar os usuários de smartphones - e celulares comuns - na hora de adicionar o 'bendito' número nove nos seus contatos. São programas e serviços que prometem resolver a tarefa de maneira praticamente automática, garantindo que você não perca tanto tempo com a mudança. Confira a seguir algumas de nossas dicas!

imagem_googlesyncGoogle Sync: mais fácil que na agenda do celular, e ainda garante um backup (Foto: Reprodução)

Google Sync – Este serviço do Google está disponível para Nokias em geral (Symbian), aparelhos que tenham SyncML (como o Samsung Star), Windows Phone e até Windows Mobile. Por ele é possível sincronizar sua agenda, contatos e compromissos do seu celular com a sua conta Google. Esta é, sem dúvidas, uma das maneiras mais simples e baratas de realizar a atualização de forma confortável, já que nem todos possuem os cabos de dados de seus aparelhos. Tudo o que você precisa é seguir as instruções presentes nesta página e realizar a sincronia.

mas há um porém...
  • Para sincronizar tudo pelo Google Sync, é necessário que o seu aparelho se conecte a internet. Todos os aparelhos podem fazer isso, mas as operadoras cobram uma pequena tarifa para fornecer o acesso à web (algumas cobram apenas 50 centavos por dia, o que já é mais do que suficiente para fazer todo o processo). Vale a pena conferir os custos para não ter surpresas depois.

Uma vez sincronizado, basta adicionar o nono dígito pelo próprio Google, na aba Contatos, dentro do Gmail.

Além disso, são vários os benefícios em poder manter seu aparelho em sintonia com os aplicativos do Google. Assim, você resolve dois problemas de uma só vez! E vale lembrar que os smartphones com Android não necessitam deste processo de configuração. Basta fazer login com sua conta do Google no sistema para que tudo seja automaticamente sincronizado.

nono-digito-spNono Dígito SP (Foto: Divulgação)

Nono Dígito SP – Quer ainda mais praticidade? Que tal apenas instalar um aplicativo simples no celular e deixar que ele tome conta do resto? Pois esta é a ideia por trás do Nono Dígito SP, disponível em celulares Android e no iPhone. Tudo o que ele faz é detectar automaticamente quais contatos em sua lista possuem os dígitos 11 no início. A partir daí, todos aqueles que contenham o prefixo terão o número nove adicionado. Prático não? Mas ele vai além.

De acordo com a Anatel, os números ligados à Nextel não receberão o nono dígito. Pensando nisso, os responsáveis pelo aplicativo se preocuparam em fazer com que ele identifique os contatos que são ligados a esta operadora, eliminando-os da lista de mudanças. Sem dúvidas, algo bem prático. E se você não ficar satisfeito com as mudanças feitas pelo programa, não se preocupe: ele permite que você deixe sua lista de contatos do jeito que estava antes das mudanças. Basta escolher esta opção em seu menu principal. Faça o download do Nono Dígito SP.

numero_certoNúmero Certo (Foto: Divulgação)

Número Certo – Outra boa opção para os donos do Android é o aplicativo Número Certo. Disponível gratuitamente na loja online Play Google, ele atualiza a sua agenda automaticamente com o nono dígito.

Ele também reconhece os números de aparelhos Nextel, impedindo que estes sejam atualizados de maneira incorreta.

A vantagem é que ele vai um pouco além. Outra excelente funcionalidade do app é formatar de maneira correta todos os números que estão em sua agenda. Ele é capaz, inclusive, de fazer isso automaticamente a cada vez que você receber uma ligação. Assim, além de atualizar seus contatos com o novo sistema, você também mantém sua agenda mais organizada. E é de graça. Faça download do Número Certo aqui.

digito_sp+9Digito SP+9

Dígito SP +9 – Até agora falamos sobre o Android, iOS e até celulares da Nokia, mas e quanto ao BlackBerry? Não é necessário temer, pois os fãs desta linha de smartphones também contam com uma ajudinha para adicionar o nono dígito. Trata-se de um aplicativo chamado Dígito SP +9, que assim como os demais, facilita a vida de quem tem que adicionar esse nono dígito. Mas há um preço.

Diferentemente dos demais, seu download não é gratuito. O valor não chega a ser salgado, pelo contrário: por US$ 0,99, algo próximo de R$ 2, você pode modificar automaticamente sua agenda, adequando seus contatos à nova mudança. Não chega a ser algo caro, mas bem que poderiam oferecer alguma opção gratuita, já que o usuário praticamente usará o aplicativo uma vez e o encostará para sempre em seguida. Se quiser, faça o download do Dígito SP+9 aqui.

Vale lembrar que apesar da mudança afetar somente celulares da região metropolitana de São Paulo, é necessário que todos que mantenham contato com pessoas da região façam também as mudanças. Isso significa que, mesmo que você more no Rio de Janeiro, terá que mudar sua agenda, caso tenha na sua lista, telefones desta região. Pelo menos agora você já sabe como fazer isso de maneira simples e prática!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares