Sistemas Operacionais

29/07/2012 08h00 - Atualizado em 11/06/2013 09h02

Como 'consertar' WhatsApp, Viber e outros com inclusão do nono dígito?

Allan Melo
por
Da redação

Neste último domingo de julho as linhas de celular com DDD 11, da região metropolitana de São Paulo, ganharam um dígito à mais - um "9", antes do número antigo. Com tantas novas ativações de telefones e o uso cada vez mais frequente da internet por outros dispositivos - como os tablets -, tal medida foi necessária para garantir uma oferta maior de linhas.

Mas como se não bastasse o fato de você ter que gastar um tempo colocando o "9" à frente dos telefones de todos os seus contatos, um novo problema tem incomodado ainda mais os donos de smartphones: programas como WhatsApp, Viber, iMessage e outros simplesmente pararam de funcionar direito. Mas há uma razão para isso, e a solução é bem simples.

WhatsApp, Viber, iMessage... o nono digito eventualmente trará problemas se você não resolver logo o problema (Foto: Allan Melo / TechTudo)WhatsApp, Viber, iMessage... o nono digito eventualmente trará problemas se você não resolver logo o problema (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Todos esses novos mensageiros de smartphones usam um sistema de "login" que usa o seu número de telefone para registrar contas. Tanto que, ao usar o aplicativo pela primeira vez, é necessário "registrar" a sua linha e o seu aparelho, confirmando a operação com um código, enviado via SMS. Em outras palavras: o seu login é o seu número de telefone.

E qual é o problema, então? Esses programas usam a sua lista de contatos - mais exatamente os números - para saber quem são seus amigos. Assim, se alguém atualizar seu contato na agenda do smartphone com o novo "9", o WhatsApp, Viber e outros deixarão de enxergar o seu número antigo, de oito dígitos. Por outro lado, se você atualizar o programa com o nono dígito e seus amigos não atualizarem a agenda, eles também deixarão de enxergá-lo.

Por isso, a solução é que você e seus contatos façam a atualização: seu novo cadastro com o nono dígito; e seus amigos com o novo "9", na agenda. Feito isso, tudo volta ao normal.

Para atualizar o seu número com o nono dígito no WhatsApp, Viber e outros, basta desativar a conta com o número antigo e reativar com o número novo. Veja:

Passo 1. Desative sua conta. No WhatsApp, basta apertar o botão de Menu e selecionar Configurações > Informações da conta > Excluir minha conta. No Viber, vá em Mais > Desativar conta. Em outros apps, basta seguir o mesmo processo, indo ao menu de configurações para deslogar ou desativar a conta em seu aparelho.

Desativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)Desativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Confirme a desativação para voltar a primeira tela de configuração.

Passo 3. Agora basta reconfigurar o smartphone com o novo número, desta vez usando o nono dígito.

Reativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)Reativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 4. Uma vez configurado com o novo número, agora avise seus amigos que você já está usando o nono dígito no WhatsApp, Viber, iMessage ou qualquer outro programa que você prefira. Somente ao atualizar a lista de contatos com o seu novo número que os seus amigos conseguirão conversar com você.

Outra maneira de se resolver o problema é deletando o app e baixando ele novamente, mas ambos os processos darão o mesmo efeito. Eventualmente pode ser que o sistema do mensageiro demore um pouco para reconhecer a sua lista de contatos novamente. Basta esperar um pouco para que tudo volte ao normal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Silva
    2012-08-06T18:16:54  

    Eu não fiz alteraçao nenhuma na agenda e continçua tudo funcionando bem. Apenas um contato sumiu do whatsapp, ai foi so alterar o numero dele nos contatos do telefone. Acho que isso ocorre pois ainda podemos fazer chamadas usando apenas os 8 dígitos antigos durante 3 meses ainda. Mas eu queria saber se alguém que fez esse procedimento descrito na matéria e realmente perdeu o histórico de conversas?

    recentes

    populares

    • Raphael Silva
      2012-08-06T18:16:54  

      Pois é, boa pergunta. Mudou agora em Brasília também e perdi alguns contatos, em vez do nome aparece só os números e não sei quem são. Tenho medo de desativar e perder o histórico!!

  • Egnaldo Sousa
    2013-11-15T09:02:37

    olá pessoal sou de São Luis/Ma na minha agenda existe contato de outros estados.quando comecei a usar o whatsapp os contatos de outros Estados se tornaram locais.apenas para whatsapp. e queria falar com essas pessoas pelo o whatsapp,alguém pode me ajudar?. grato.

  • Claudia Minerbo
    2012-07-30T14:15:46

    bastou alterar nas configurçoes do aparelho mesmo. vai em telefones alterar numero

  • Guilherme Figueiredo
    2013-10-28T22:16:49

    Nossa... Mas é muita burrice adicionar mais um digito aos números, ao invés de adicionar novos códigos de área... E cada vez mais os "números" das operadoras vão ficando cada vez mais desnecessários, os aplicativos que dependem disso tem os tempos contados. Quem tem mais de um número que o diga. Aproveitem para baixar o BBM para iPhone ou Android e nunca mais se preocupem com isso.

  • Carolina Miller
    2012-09-08T13:20:13  

    No caso do Whatsapp, que é cobrdo U$ 0,99, será cobrado novamente?

    recentes

    populares

    • Carolina Miller
      2012-09-08T13:20:13  

      nao, é cobrado apenas uma vez

  • ROBERTO BARROS
    2012-07-29T21:44:57

    Não funcionou!

  • Fabio Barbosa
    2013-08-27T12:32:10

    e vai ser cobrado novamente a taxa do Whatsapp???

  • Felipe Oliveira
    2012-07-31T13:46:08

    Só esqueceu de avisar que assim vc deleta seus históricos de memsangens/ligações etc ....

  • Afonso Henriques
    2012-07-31T09:17:58  

    Ainda bem que sou do RJ.

    recentes

    populares

    • Afonso Henriques
      2012-07-31T09:17:58  

      Rio 40 graus cidade maravilha Purgatório da beleza e o Caos.

    recentes

    populares

    • Afonso Henriques
      2012-07-31T09:17:58  

      me too