Acessórios

24/07/2012 10h58 - Atualizado em 25/07/2012 19h31

Como funcionam as telas flexíveis?

Claudia Sardinha
por
Para o TechTudo

As telas flexíveis utilizam-se de uma tecnologia nova chamada OLED (organic light-emitting diode, ou seja, diodo orgânico emissor de luz). Usando esses emissores de luz, pode-se fazer telas bonitas e eficientes. Além disso, os OLEDs são muito finos e, por isso, podem ser aplicados em materiais como plástico ou papel alumínio. Assim, é possível fazer telas e displays flexíveis, o que os tornará também mais duráveis e, praticamente, à prova de estilhaçamento.

Este ecrã OLED flexível foi criada usando tecnologia FlexUPD ITRI, que utiliza um substrato de plástico que pode resistir a temperaturas elevadas. (Foto: Reprodução ITRI)Esta tela OLED flexível foi criada usando tecnologia
FlexUPD ITRI, que usa um substrato de plástico
que pode resistir a temperaturas elevadas. (Foto:
Reprodução ITRI)

Existem várias abordagens para fazer este tipo de tela. A primeira e mais utilizada por muitas empresas até o momento, como Samsung e LG, se utilizam de semicondutores inorgânicos baseados em silício ou outros elementos não-carbono, que precisam de altas temperaturas sobre o substrato. É um processo que funciona bem no vidro, mas derrete o plástico comum.

Em 2009, no Centro de Telas Flexíveis da Universidade Estadual do Arizona, foi desenvolvido um novo processo litográfico inventado pela HP Labs. Os pesquisadores do Centro conseguiram imprimir telas flexíveis em rolos longos de um plástico filme especial feito pela empresa DuPont.

Telas eletrônicas finas e flexíveis como papel estão chegando em breve (Foto: Reprodução/Site Economist)Telas eletrônicas finas e flexíveis como papel estão
chegando em breve (Foto: Reprodução/Economist)

Porém, uma abordagem defendida pela empresa Plastic Logic, desenvolvedora de substratos de visualização flexíveis, é a utilização de transistores depositados em um plástico filme flexível. A diferença é que a empresa está usando um processo de deposição frio, substituindo semicondutores orgânicos por outros de silicone. Assim ela passa por cima do problema com as altas temperaturas.

O primeiro método envolve ligar substratos de plástico flexível a um suporte de vidro e, em seguida, descascar a camada de plástico e a matriz de transistores de filme fino (TFT) aplicadas a ele. Usando esse método, os fabricantes podem modificar os processos que já utilizam para fabricar telas planas de LCD e, com isso, entrar no mercado mais rapidamente. Porém, é mais difícil intensificar substratos muito grandes, tais como aqueles usados ​​em televisores, e os custos de fabricação, provavelmente, seriam maiores do que os custos para os televisores convencionais à base de vidro.

Conceito de TV Flexível OLED Sony (Foto: Reprodução/Site Oled Info)Conceito de TV Flexível OLED Sony (Foto:
Reprodução/Site Oled Info)

Já a alternativa da HP é um processo em que os conjuntos de transistores que compõem a camada de transistores de filme fino (TFT) do visor são impressas em folhas contínuas de película de plástico, utilizando o que a indústria chama de um processo rolo a rolo. A tecnologia da HP tem custos bem mais baixos e a pode ser usado em áreas muito maiores. O desafio é que é uma tecnologia completamente nova, sem infraestrutura existente.

Apesar de expositores desenvolvidos para dobrar e flexionar estarem bem populares, eles devem permanecer apenas em demonstrações de feiras, por enquanto.

Mas isso pode mudar a qualquer momento. Qual desses processos será o melhor e mais econômico no final das contas? Que empresa sairá na frente? Teremos que aguardar mais um ano ou dois para ver os resultados.

Via Economist.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Rodrigues
    2012-07-25T12:42:03

    Não acredito que estou lendo essas coisas, não é apenas flexibilidade e mais uma vez diminuição do hardware. As telas OLED possuem brilho próprio e maior contraste dispensando iluminação Fluorescente ou LED's. As cores são mais vivas e vibrantes além do menor consumo de energia. Estas tecnologias já estão presentes em alguns smartphones mais recentes como Samsung Galaxy S2 e S3 ou mesmo mais antigos como Samsung Omnia i900. Já existem monitores e televisores com tal tecnologia, mas como já sabemos novidades requerem $$$

  • RAFAEL PEREIRA
    2012-07-25T12:50:40  

    OLED foi traduzido incorretamente. O diodo é que é orgânico e não a luz que ele emite, ou seja, diodo orgânico emissor de luz :)

    recentes

    populares

    • RAFAEL PEREIRA
      2012-07-25T12:50:40  

      Ops! :)

  • Jose Lopes
    2012-07-25T10:55:15  

    celular flexivel seria futilidade imensa, mas uma tv flexivel sim seria viavel. hoje em dia estas tvs grandes de 50" são pessimas para transportar, agora uma flexivel seria como dobrar em rolo e levar embaixo do braço. seria muito mais pratico ainda mais pra quem se muda todo ano.

    recentes

    populares

    • Jose Lopes
      2012-07-25T10:55:15  

      Celular Flexível não seria futilidade. Se a tela pudesse se desenrolar poderíamos ter uma telona no celular... o que seria bem útil!. Usaríamos um tamanho razoável e em determinados casos de uso de TV no celular ou ainda quando quiséssemos acessar um conteúdo de internet desenrolaríamos uma tela maior.

    recentes

    populares

    • Jose Lopes
      2012-07-25T10:55:15  

      Celular com tela flexível seria futilidade?! Só em mentes pequenas e não criativas mesmo. Seria uma revolução, pois sendo flexível, poderia fazer parte do seu vestuário. Imagina um celular sendo usado como bracelete em mulheres e ainda mudandando a "estampa" dinamicamente, para combinar com a roupa?! Milhões a vista...

  • Rafael Oliveira
    2012-07-24T18:44:06  

    Será que o Iphone 5 será flexível ?

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2012-07-24T18:44:06  

      nao viaja né amigao =)

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2012-07-24T18:44:06  

      Seria ridículo!