Internet

09/07/2012 08h41 - Atualizado em 09/07/2012 08h41

Como inserir música no WordPress?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Que tal colocar uma música no WordPress para fazer o visitante relaxar um pouco? Esses arquivos são pequenos e o melhor de tudo: podem ser tocados na mesma página. Acompanhe esse passo a passo do TechTudo e aprenda a inserir música no WordPress com todas as funcionalidades de um player.

Confira também os tutoriais de como criar um blog no Wordpress grátis e como configurar o WordPress para receber postagens por e-mail.

Passo 1. Acesse o painel administrativo do WordPress;

Passo 2. Clique no item “Plugins” e depois em “Adicionar novo”;

Adicionando um novo plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando um novo plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na caixa de pesquisa, digite “audio player” (sem aspas) e clique em “Pesquisar plugins“;

Pesquisando o plugin a ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando o plugin a ser instalado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela do resultado da pesquisa, aperte “Instalar agora”, no item “Audio Player”.

Clicando em "Instalar agora" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Instalar agora" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela que aparece após a instalação, clique na opção “Ativar plugin“ para que o recurso fique disponível no WordPress;

Ativando o novo plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o novo plugin (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Selecione o item “Mídia e depois “Adicionar nova”;

Adicionando uma nova mídia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma nova mídia (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela “Enviar nova mídia”, clique no botão “Selecionar arquivos”;

Clicando em "Selecionar arquivo" (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Selecionar arquivo" (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Informe onde está o arquivo de áudio (por exemplo, arquivo.mp3) e confirme;

Adicionando o arquivo a ser enviado para o WordPress (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando o arquivo a ser enviado para o WordPress (Foto Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. No final do upload, na tela de informações do arquivo, copie o endereço do arquivo no site e depois clique em “Salvar todas as aterações”;

Copiando o URL do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando a URL do arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Para adicionar um arquivo de áudio dentro de uma postagem, edite ou inclua uma publicação e dentro dela digite a tag áudio ( [audio] ) na posição que deseja que o arquivo apareça. Cole o endereço copiado no passo 9 depois do nome áudio, igual a esse formato:  [audio:http://endereço/arquivo.mp3];

Incluindo a tag com o endereço do arquivo na postagem (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Incluindo a tag com o endereço do arquivo na postagem (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Quando for publicada a postagem, aparecerá um player no local do texto onde foi colocada a tag. Nele, basta clicar no ícone da seta da direita para tocar a música. Caso queira personalizar a tag áudio, por exemplo, para já iniciar tocando a canção, consulte o FAQ do plugin.

O player de áudio na postagem publicada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)O player de áudio na postagem publicada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Os passos de 1 a 5 só precisam ser feitos uma vez, o restante terá que ser realizado toda vez que você for colocar um novo arquivo. Para que tudo funcione é preciso que o navegador usado para acessar a postagem tenha suporte a tag e ao formato de áudio. Ela faz parte do padrão HTML5, que é bem recente e, portanto, não é 100% suportada por todos os navegadores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marília Muniz
    2012-10-13T20:31:50

    Parabéns! Adorei!!Faz tempo que pelejava para fazer isso e não conseguía. Obrigada!