Sistemas Operacionais

27/08/2012 09h48 - Atualizado em 27/08/2012 09h48

Aprenda oito dicas para o iCal no Mac OS X Lion

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O iCal é o aplicativo de calendário do Mac OS X. Neste tutorial, o TechTudo apresenta oito dicas para ajudar a utilizar o aplicativo e organizar as suas atividades. A maioria das dicas é simples e basta alguns passos na tela do aplicativo, mas outras são mais complexas e requerem a digitação de comandos no terminal do Mac.

Dica 1: Criar um evento rápido

No iCal do Mac OS X Lion foi introduzida a função de criação rápida de eventos. Basta clicar no botão ‘+’ na barra de ferramentas ou pressionar as teclas Command + N. Uma tela será aberta com uma caixa de texto para digitar o texto do evento. Observe que o iCal entende frases naturais, como “Filme às 19h00 na sexta-feira” ou “Reunião das 15h00 às 18h00”, e as interpreta para criar o evento.

Criação de evento rápido (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Criação de evento rápido (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Dica 2: Especificar horário no nome do evento

Ao criar um evento através do clique duplo em um dia, na visão Mês, o padrão é criar eventos que duram o dia todo. No entanto, se você criar um evento com uma marcação de tempo, como “Academia 18h00” ou “16hrs Reunião”, o iCal irá interpretá-lo e adicionar no horário que você deseja, com a duração padrão.

Definição de horário de novos eventos criados com clique duplo na visão Mês (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Definição de horário de novos eventos criados com clique duplo na visão Mês (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Você também pode especificar a duração de eventos para mais de um dia, utilizando expressões como “Holliday until saturday” (Feriado até sábado) ou “Pedro away until the 27th” (Pedro fora até o dia 27). Em nossos testes, essas expressões não foram reconhecidas quando escritas em português.

Dica 3: Ajustar o tamanho da fonte

Para mudar o tamanho da fonte dos textos exibidos no calendário, existem duas opções.  Na primeira, escolha as opções “Tornar o Texto Maior” ou “Tornar o Texto Menor” através do menu Visualizar. Para quem gosta de atalhos de teclado, basta utilizar, respectivamente, as combinações “Command + mais (+)” e “Command + menos (-)” para obter esses resultados.

Dica 4: Visão Ano com cores vermelhas para dias cheios

No iCal para o Lion, a Apple criou a visão Ano, que exibe os dias de cada mês como se fosse um mapa de calor. Assim, dias com muitos compromissos, são exibidos em vermelho e com poucos compromissos, em amarelo. Para visualizar detalhes, basta dar dois cliques em cada mês, que a visão Mês será aberta.

Visão Ano com mapa de calor da quantidade de eventos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Visão Ano com mapa de calor representando a quantidade de eventos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Dica 5: Exibir em tela cheia

No Mac OS X Lion, os aplicativos podem ser exibidos em tela cheia. Basta clicar no ícone de duas setas, que aparece no canto superior direito das janelas. A utilização do iCal em tela cheia é bastante útil, pois permite a checagem rápida dos eventos e tarefas, com o movimento de arrastar quatro dedos. Essa dica pode ser usada em conjunto com a dica 8, que ensina a deixar múltiplos calendários em tela cheia, facilitando a organização do usuário.

Dica 6: Alterar duração padrão para novos eventos

Por padrão, o iCal define que os novos eventos terão duração de 1 hora. Para mudar esse padrão, não existe opção na tela do iCal. No entanto, é possível definir essa configuração através de comandos de texto no Terminal do Mac.

Para isso, abra o Terminal e copie o texto defaults write com.apple.iCal ‘Default duration in minutes for new event’ 30 para ajustar a duração padrão dos eventos para 30 minutos. Para definir outra duração, basta trocar o número 30 pela quantidade de minutos desejada.

Após escrever o texto, pressione “Enter”. Caso seu iCal esteja aberto, feche-o e reabra para verificar as novas configurações.

Comando no Terminal do Mac para trocar a duração padrão dos novos eventos (Foto: Reprodução)Comando no Terminal do Mac para trocar a duração padrão dos novos eventos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

 

Dica 7: exibir mais (ou menos) do que 7 dias na visão Semana

Para exibir menos do que 7 dias na visão Semana, basta garantir que se está em outra visão (Dia, Mês ou Ano). Para definir o número de dias na visão de semana, basta manter as teclas Command e Option pressionadas e, enquanto isso, apertar as teclas de 2 a 7, de acordo com o número de dias que deseja visualizar. O iCal mudará para a visão Semana quando você pressionar a tecla numérica.

Agora exibir mais do que 7 dias é uma funcionalidade “secreta” do iCal, que requer um pequeno comando no Terminal do Mac antes de poder acessá-la. Para isso, abra o Terminal e copie o texto defaults write com.apple.iCal IncludeDebugMenu YES para o terminal e aperte “Enter”.

Caso seu iCal esteja aberto, feche-o e reabra o aplicativo. Na barra de menus, deve ter surgido um novo menu, denominado Debug. Preste bastante atenção ao usar as funcionalidades desse menu, pois pode acarretar em erros no iCal. Acesse o caminho menu Debug, submenu Top Sekret, opção Days In Week View. Nesse menu, você encontrará as opções 7 (que é o padrão), 14, 21 ou 28. No entanto, como o aplicativo adiciona os dias um ao lado do outro, é necessário uma tela grande para visualizar os eventos de maneira prática.

Visão Semana do iCal com 14 dias (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Visão Semana do iCal com 14 dias (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Dica 8: Abrir várias telas de calendário do iCal

Essa é outra funcionalidade escondida do menu Debug (habilitado na dica 7). Se ele estiver aberto, é possível abrir múltiplas janelas do iCal selecionando a opção “Nova Janela de Calendário” ou pressionando a combinação de teclas “Command + L”. Essa é uma ótima funcionalidade para quem gosta de visualizar duas visões ao mesmo tempo, como diversas semanas ou uma visão Mês e uma visão Ano, por exemplo.

Exibição de duas janelas do iCal ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Exibição de duas janelas do iCal ao mesmo tempo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Com essas dicas, esperamos facilitar a organização dos seus compromissos. Agora, deixamos a voz com você, nosso leitor. Conte-nos sua experiência com essas dicas ou nos avise de novas dicas do iCal. O espaço de comentários é seu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares