Sistemas Operacionais

10/08/2012 18h18 - Atualizado em 10/08/2012 18h18

Como desbloquear o Android 4.0 pelo reconhecimento facial

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

A atualização do Android 4.0 Ice Cream Sandwich foi lançada em outubro de 2011, mas só agora em 2012 que está se começando a popularizar. Uma das novidades que a nova versão traz é o desbloqueio através do reconhecimento facial, onde você cadastra seu rosto utilizando a câmera frontal do seu aparelho e depois pode fazer a liberação do sistema somente mostrando sua face para o smartphone. O TechTudo preparou um passo a passo para você aprender como utilizar esta funcionalidade.

Passo 1. Vá em Configurações;

Configurações de bloqueio de tela no Android 4.0.3 (Foto: reprodução / Flávio Renato)Configurações de bloqueio de tela no Android 4.0.3 (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 2. Agora procure por Segurança e depois vá em Bloqueio de tela;

Passo 3. Clique em Desbloqueio de face, e logo depois em Configurar;

Desbloqueio facial no Android 4.0.3 (Foto: reprodução / Flávio Renato)Desbloqueio facial no Android 4.0.3 (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 4. Neste passo, é recomendável estar em um local que não seja muito escuro ou muito claro. Segure o seu smartphone na altura dos seus olhos e toque em Continuar;

Passo 5. Posicione seu rosto para que ele se enquadre na margem que aparecer na tela. Assim que se encaixar, será exibido uma mensagem informando que o seu rosto foi capturado. Clique em continuar;

Configurações de bloqueio facial (Foto: reprodução / Flávio Renato)Configurações de bloqueio facial (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 6. Agora, escolha um segundo método de desbloqueio. Você pode utilizar o Padrão ou Pin. A escolha desse método é importante, pois, se por algum acaso o sistema não reconhecer sua face, você tem a possibilidade de efetuar o desbloqueio. Para demonstração utilizamos o método de desbloqueio padrão, logo após, faça um “desenho”, repita e posteriormente clique em Confirmar;

Configuração do segundo bloqueio (Foto: reprodução / Flávio Renato)Configuração do segundo bloqueio (Foto: reprodução / Flávio Renato)

Passo 7. Clique em OK e pronto, seu sistema já está apto pare efetuar o desbloqueio facial, agora é só testar!

Se futuramente, por algum motivo, você queira deixar de usar o desbloqueio facial, você pode estar selecionando outro método indo no menu Configurações > Segurança > Bloqueio de tela. Basta escolher a sua maneira preferida de desbloqueio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Lima
    2012-08-22T15:18:26

    No meu Xperia Mini Pro, funciona perfeitamente, bem bacana isso, rs, gostei!

  • Henrique Silva
    2012-08-21T09:53:09

    To na mesma situação que o Francisco Pacheco, depois de comprar que comecei a receber as propagandas com destaque do reconhecimento facial, mas também não achei essa opção no meu GT 2 7.0.

  • Tiago Cezário
    2012-08-17T10:24:39

    Testei no Galaxy S3 e funcionou perfeitamente, muito bom agil no desbloqueio

  • Henrique Reis
    2012-08-14T08:06:48

    Tenho um LG E612f, e pude ler q o desbloqueio de face é uma das especificações relevantes do aparelho, mas mesmo tendo a última versão do Android, também não encontrei a opção.

  • Francisco Pacheco
    2012-08-11T10:19:45

    Olá Flávio, Tenho um Galaxy Tab 2 7.0 com ICS, mas não há nele a opção de configurar o reconhecimento facil. Já tentei contato com a Samsung e não obtive respostas... Existiria alguma restrição no uso deste recurso para tablets? Estranho que no site da fabricante, este é um dos recursos especificados para o sistema e o dispositivo.