Programações

23/08/2012 13h49 - Atualizado em 02/08/2013 13h27

Como desinstalar o .NET Framework

Verônica Vasque
por
Para o TechTudo

O .NET Framework é um pacote da Microsoft imprescindível para todos os PCs que rodam os sistemas operacionais Windows mais recentes. O pacote é essencial para rodar programas baseados na tecnologia .Net. Por motivos específicos, é necessário desinstalá-lo para instalar uma versão mais avançada. Veja neste tutorial do TechTudo como desinstalar o .NET Framework. O processo é simples e só requer alguns passos.

Passo 1. Vá no menu Iniciar do seu computador;

Vá no menu iniciar (Foto Reprodução Verônica Vasque)Vá no menu iniciar (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 2. Em seguida, selecione a opção “Painel de Controle”;

Selecione a opção Painel de controle (Foto Reprodução Verônica Vasque)Selecione a opção Painel de controle (Foto Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 3. Na pasta que abrir, clique na alternativa “Programas”;

Clique sobre a alternativa Programas (Foto: Reprodução)Clique sobre a alternativa Programas (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 4. Na próxima página, no tópico “Programas e Recursos”, selecione a opção “Desinstalar um programa”;

Selecione a opção “Desinstalar um programa”  (Foto: Reprodução)Selecione a opção “Desinstalar um programa” (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

 

Passo 5. Você será redirecionado para a pasta com a lista de programas instalados em seu computador. Selecione a opção “Microsoft .Net  Framework 4 Client Profile” e, em seguida, clique em “Desinstalar”, no menu superior;

Selecione o programa e depois clique em Desinstalar (Foto Reprodução Verônica Vasque)Selecione o programa e depois clique em Desinstalar (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 6. Na janela que abrir, marque a alternativa “Remover .Net Framework 4 Client Profile do computador” e clique em “Avançar”;

Marque a opção Remover Net Framework 4 Client Profile do computador (Foto Reprodução Verônica Vasque)Marque a opção Remover Net Framework 4 Client Profile do computador (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 7. Uma nova janela abrirá informando que “A desinstalação do .Net Framework pode fazer com que alguns aplicativos parem de funcionar”. Prossiga clicando em “Continuar”;

Clique em Continuar (Foto Reprodução Verônica Vasque)Clique em Continuar (Foto: Reprodução / Verônica Vasque)

Passo 8. Avance nas formalidades de desinstalação até finalizar o processo. O .NET Framework será desinstalado do seu computador com sucesso e, assim, você poderá instalar a versão mais atualizada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Vinícios
    2017-01-25T01:47:58

    GALERA Tentem baixar o app "NET Framework Cleanup Tool" Se ele não resolver vossos problemas, só lamento.

  • Lêda Salgado
    2016-12-01T21:37:47  

    Já tentei instalar a versão que preciso e diz que já possuo uma versão similar ou mais atual, porém, quando fui tentar desinstalar, ele não aparece na minha lista de programas...o que devo fazer?

    recentes

    populares

    • Lêda Salgado
      2016-12-01T21:37:47  

      estou com mesmo problema

    recentes

    populares

    • Lêda Salgado
      2016-12-01T21:37:47  

      Procura um produto chamado NET Framework Cleanup Tool e baixa, ele pode desinstalar tudo. Agora se ele não resolver é so lamentos

  • Hugo Duarte
    2013-11-15T20:17:53

    O problema é que depois do famigerado Windows Update, não tenho acesso para desinstalar (e rodar) os programas que dependem do framework. e pior, na janela de desinstalaçao aparece o 3.5 e instalei o 4. e por aí vai. acho que tenho que formatar o disco... nem a reparação do framework funciona. não tenho acesso à chave do registro etc.. é a CAS q me bloqueia. como acesso e libero esta segurança ?

  • Kiko Geoterra
    2013-03-27T17:27:44

    executei todas as tarefas, ate chegar em CONTINUAR, mas a janelinha nao abriu..., entao nao de pra continuar...