30/08/2012 06h40 - Atualizado em 31/08/2012 11h33

Como mudar o formato padrão das capturas de tela no Mac OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um dos recursos mais interessantes do Mac OS X é a capacidade de capturar a tela do computador (também chamado de screenshot). Esse recurso existe também em outros sistemas operacionais, mas cada um tem seu modo de operação, teclas e configurações.

OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)OS X Mountain Lion (Foto: Reprodução)

No caso particular do Mac, a configuração padrão salva a imagem criada no formato PNG e não é dado nenhuma opção para escolher outro formato no momento da captura. Mas existe um modo de mudar isso; aprenda, neste tutorial do TechTudo.

Passo 1. Clique no LauchPad (o ícone redondo com o desenho de um foguete), depois na opção “Outros” e finalmente no item “Terminal”;

Passo 2. Dentro do terminal, digite o seguinte comando: “defaults write com.apple.screencapture type jpg” (sem as aspas) e depois aperte a tecla “Enter”;

Digitando o comando que faz a modificação no Terminal (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o comando que faz a modificação no Terminal (Foto: Reprodução / Edivaldo Brito)

Passo 3. Agora para efetivar a mudança é preciso reiniciar a sessão do usuário. Para fazer isso, clique no ícone da maçã que fica no canto esquerdo da barra de menu e depois clique na opção “Finalizar Sessão de Usuário…” (o usuário será o nome de quem está conectado no Mac). Na janela que aparece clique no botão “Finalizar Sessão” para confirmar;

Saindo da sessão para efetivar a mudança (Foto: Reprodução)Saindo da sessão para efetivar a mudança (Foto: Reprodução / Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando aparecer a tela de login, clique no seu usuário, digite a senha e confirme;

Passo 5. Para testar, pressione as teclas “Command”, “Shift” e “3″ simultaneamente para capturar a tela;

Presione as "Command", "Shift" e "3" simultaneamente para capturar a tela (Foto:  Reprodução/alfredostudio.blogspot.com.br) (Foto: Presione as "Command", "Shift" e "3" simultaneamente para capturar a tela (Foto:  Reprodução/alfredostudio.blogspot.com.br))Presione as "Command", "Shift" e "3" simultaneamente para capturar a tela (Foto: Reprodução/ Alfredo Studio)

 

Passo 6. Para ver o resultado, abra o Finder e vá para a pasta onde estão sendo gravadas as imagens;

Tela capturada vista no Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tela capturada vista no Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Clique com o botão direito na imagem e escolha a opção “Obter informações”;

Obtendo as informações sobre o arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Obtendo as informações sobre o arquivo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. No item “Nome e Extensão” da janela que aparece, você verá pela extensão que a figura está no formato escolhido.

A informação do arquivo confirma que a imagem está no formato JPG (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)A informação do arquivo confirma que a imagem está no formato JPG (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Agora o mac gravará as capturas no formato que você indicou. Se quiser mudar, repita os passos e no segundo passo mude “jpg” por outra extensão que queira usar (são suportados arquivos em BMP, GIF, JPEG 2000, JPEG, PDF, PICT, PNG, PSD, SGI, TGA, TIFF).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Genialda Toledo
    2016-11-18T13:12:12  

    Muito obrigada! Foi muito útil. :)

    recentes

    populares

    • Genialda Toledo
      2016-11-18T13:12:12  

      Saberia se é possível fazar o print em um tamanho menor? Pois preciso enviar por e-mail varios prints e as imagens são enormes

    recentes

    populares

    • Genialda Toledo
      2016-11-18T13:12:12  

      Saberia se é possível fazar o print em um tamanho menor? Pois preciso enviar por e-mail varios prints e as imagens são enrmers