Sistemas Operacionais

29/08/2012 11h20 - Atualizado em 29/08/2012 11h38

Como reproduzir DVDs protegidos no Ubuntu

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Muitas vezes deseja-se assistir a um DVD em sua distribuição Ubuntu e, no entanto, o disco é reconhecido pelo PC mas não é reproduzido pelo seu player favorito. Nesses casos aparece a mensagem que indica que ocorreu um erro e não foi possível ler o DVD.

Tutorial Tech Tudo 1Mensagem de erro na reprodução do vídeo (Foto: Reprodução)

A mensagem em inglês que aparece na tela indica que isso pode ter acontecido porque o DVD é criptografado e uma biblioteca de descriptografia não está instalada em sua máquina. Isso ocorre pois alguns discos são protegidos contra potenciais cópias, de modo que é necessário instalar a biblioteca de descriptografia para resolver o problema. Esse processo é feito em poucos passos; confira:

Passo 1. Instale em seu Ubuntu a biblioteca de descriptografia libdvdcss2. Neste tutorial ensinaremos a adicioná-la via terminal, mas também é possível incluí-la através do repositório Synaptic. O código a ser inserido em seu terminal é sudo apt-get install libdvdread4.

Tutorial Tech Tudo 2Inserindo o código no terminal (Foto: Reprodução)

Passo 2. Após colar o código e iniciá-lo com sua senha do Ubuntu, insira o segundo código para habilitar a biblioteca. O segundo código é sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Tutorial Tech Tudo 3Inserindo o segundo código (Foto: Reprodução)

Ao final desses dois passos, seus players de vídeo, como o VLC e SMPlayer já reproduzirão seus DVDs protegidos.

Tutorial Tech Tudo 4DVD é reproduzido normalmente (Foto: Reprodução)

A biblioteca libdvdcss2 é funcional nas versões a partir da 9.04 do Ubuntu, nas arquitetutas 32 e 64 bits. Caso o problema persista, cheque se seu drive de DVD possui restrições de reprodução relativas à área de discos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares