10/09/2012 13h51 - Atualizado em 10/09/2012 14h11

Como ativar e desativar os atalhos do teclado no Mac OS X

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar como ativar e desativar os atalhos do teclado no Mac OS X. Os iMacs, Mac Minis e MacBooks possuem um teclado de excelente qualidade que vem pré-configurado com uma série de atalhos. Por exemplo, pode-se apertar as teclas F1 e F2 para controlar o brilho da tela, apertar o F3 para ativar o "exposé" e apertar as teclas de F7 até F12 para controlar o volume da caixa de som e o iTunes. Para que as teclas de F1 até F12 exerçam de fato suas funções, torna-se necessário pressioná-las junto com a tecla Fn do Mac.

Dependendo do perfil do usuário, estes atalhos podem ser muito úteis, mas dependendo das suas preferências, você pode desejar habilitar/desabilitar somente alguns destes atalhos para otimizar sua experiência com o Mac. No meu caso, eu utilizo muitos aplicativos que possuem atalhos relacionados as teclas de F1 até a tecla F6. Desta forma, pressionar a tecla Fn diminui a minha agilidade ao utilizar os aplicativos. Para solucionar este problema e personalizar quais teclas do teclado estão habilitadas com os atalhos ou não, siga estes simples passos:

Navegando até as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Navegando até as preferências do sistema (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 1. Primeiramente, para permitir esta funcionalidade, deve-se habilitar o acesso para dispositivos assistivos. Clique no botão da maçã no canto superior esquerdo da tela e clique em “Preferências do Sistema”. Em seguida, clique em “Acesso Universal”;

Navegando até o acesso universal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Navegando até o acesso universal (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 3. Na tela de “Acesso Universal”, marque a caixinha onde está escrito “Ativar o acesso para dispositivos assistivos”;

Habilitando o acesso para dispositivos assistivos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Habilitando o acesso para dispositivos assistivos (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 4. Faça o download do FunctionFlip;

Passo 5. Clique duas vezes no arquivo FunctionFlip.zip para extrair o seu conteúdo. Surgirá um arquivo de nome FunctionFlip.prefPane. Clique duas vezes neste arquivo;

Instalando o FunctionFlip (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Instalando o FunctionFlip (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

 

 

Passo 6. Será perguntado se você deseja instalar o FunctionFlip no seu painel de preferências. Escolha se ele será instalado somente para o usuário atual da máquina ou para todos os usuários do computador. Em seguida, clique em instalar;

Ícone do aplicativo instalado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Ícone do aplicativo instalado (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 7. Após a instalação, surgirá um novo ícone nas “Preferências do Sistema”. É através deste ícone que você poderá personalizar os atalhos do teclado do Mac. Após a instalação o sistema redirecionará você para a tela de configuração do FunctionFlip;

Configurando o FunctionFlip (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Configurando o FunctionFlip (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)

Passo 8. Na tela de configuração, basta utilizar o menu da esquerda para selecionar quais teclas do teclado do Mac exercerão a função padrão ou ativarão os atalhos. No meu caso, optei por desabilitar os atalhos das teclas F1, F2 e F3. Para isso, selecionei a caixinha correspondente a essas teclas. Em seguida, basta clicar em “Start FunctionFlip”. Será exibido um alerta de que a aplicação foi baixada da Internet. Clique em “Abrir”. Pronto! Seus atalhos já estão configurados! Para que o aplicativo inicialize junto com o sistema, basta selecionar a opção “Start FunctionFlip at Login”.

Habilitando as configurações (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)Habilitando as configurações (Foto: Reprodução/Hugo Carvalho)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Faga
    2014-01-09T20:57:54

    Aparece mensagem de erro functionflip não funciona em um Imac baseado em intel?