Internet

14/09/2012 07h00 - Atualizado em 14/09/2012 07h00

Como deixar o Chrome mais rápido

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Chrome é um navegador bem rápido, mas é possível deixá-lo ainda mais ágil e melhor, reduzindo seu consumo de memória. Acompanhe esse tutorial do TechTudo que ensina a melhorar o desempenho do navegador do Google.

Ajustando o Navegador

São necessários apenas alguns ajustes nas configurações avançadas do Chrome para torná-lo mais rápido na hora de navegar. Para fazer isso, basta seguir esses passos:

Passo 1. Abra o Chrome;

Passo 2. Clique no ícone da chave inglesa que fica depois da barra de endereço do navegador e escolha a opção “Configurações” no menu que aparece;

Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de “Configurações”, vá para o final da página e clique na opção “Mostrar configurações avançadas…”;

Acessando as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Desabilite todas as opções abaixo de “Privacidade”, deixando apenas as opções “Prever ações da rede para aprimorar o desempenho do carregamento da página” e “Ativar proteção contra phishing e malware” marcadas;

Desabilitando opções das configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desabilitando opções das configurações avançadas do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Mais abaixo na mesma janela, clique no botão “Alterar configurações de proxy…” que fica abaixo do item “Rede”;

Acessando as configurações de proxy do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações de proxy do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na janela que aparece, clique no botão “Configurações da Lan”;

Acessando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em seguida desmarque todas as opções da nova janela;

Modificando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando as configurações da Lan (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Clique em “OK” nas duas janelas. Depois feche e abra novamente o Chrome;

Desativando as extensões

Extensões ampliam as funcionalidades do Chrome, mas aumentam também o consumo de memória. Por isso, se não estiver usando uma extensão, a melhor coisa a fazer é desativá-la ou até mesmo excluí-la. Veja como fazer isso:

Passo 1. Abra o Chrome;

Passo 2. Clique no ícone da chave inglesa que fica depois da barra de endereço do navegador e escolha a opção “Ferramentas”. No outro menu, clique no item “Extensões”;

Acessando as extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela de extensões, desmarque o quadrinho ao lado do nome “Ativada” da extensão correspondente, para manter ela instalada e remover apenas a sua execução;

Desativando uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se você realmente quiser remover a extensão, clique no ícone da lixeira correspondente à extensão que deseja excluir;

Exluindo uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Exluindo uma extensão do Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Feche e abra novamente o Chrome;

Diminuindo o número de abas abertas

Assim como no Firefox, a maneira mais simples de economizar memória no Chrome é simplesmente fechar abas. Embora o recurso de abas seja muito útil, ele consome memória e a medida que mais abas são abertas, mais memória será consumida. Felizmente fechar uma aba é uma tarefa muito simples: basta apenas um clique no “X” da abra e pronto.

Fechando abas no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando abas no Chrome (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desativando Plugins

Um último ajuste que pode ser feito para diminuir o consumo de memória é desativar os plugins. Entretanto, isso depende muito da utilidade desse componente para o usuário do navegador e deve ficar a critério dele usar essa opção ou não.

O procedimento para desativar um plugin já foi explicado em um tutorial do TechTudo. Embora o texto seja focado na desativação do Java, os passos são os mesmos para qualquer plugin do navegador.

Agora depois de fazer todos esses ajustes, seu Chrome ficará mais rápido e gastará bem menos memória do seu computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael
    2015-01-10T21:52:56

    Uso o Chrome e vou tentar as dicas, queria sugestões para o Psafe também.

  • Pedro Augusto
    2014-11-28T20:33:43  

    O chrome tem muuuitos problemas pra gerenciar memória, mesmo o de 64 bits. É um bom navegador, mas desde que eu descobri o PSafe Internet, que tem um design tão bom quanto e ainda tem uma loja de aplicativos e um bloqueador de propagandas embutido, não uso outro.

    recentes

    populares

    • Pedro Augusto
      2014-11-28T20:33:43  

      Sim Pedro, foi por esse motivo, o gerenciamento de memória, que busquei outro navegador e encontrei também o PSafe Internet, onde não passo esses problemas de memória e ainda tem esses extras que você falou, da loja e do bloqueador.

  • Adriano Lima
    2014-10-07T11:47:18

    quer um navegador bom utiliza o OPERA vc coloca na opcao turbo ele vai que é uma blza eu vejo ate video em hd no youtube

  • Marechal Zulcov
    2013-11-27T14:01:38

    O cara que fez este artigo é um leigo irresponsável..onde ja se viu altear o Proxy de todos os navegadores..se enforca seu doido!

  • Lucas Santos
    2013-12-01T22:31:48

    Obrigado! Me ajudou muito

  • Marechal Zulcov
    2013-11-27T13:58:43  

    Jamais altere as configurações proxy do seu computador..quando você for usar um outro navegador, ele não funcionará..O crome ja foi melhor..hoje ta uma porcaria,mesmo fazendo essas alterações.

    recentes

    populares

    • Marechal Zulcov
      2013-11-27T13:58:43  

      Meu chrome ta sem configurações de proxy e ta funcionando direitinho!

  • Jauvir
    2013-03-18T22:13:58

    nao eh velocidade na navegaçao eh a velocidade para abrir o navegador...

  • Margaret Ferreira
    2012-12-10T03:32:47

    Pra mim deu certo. A diferença foi instantânea!! Minha internet estava travando muito e depois dessas alterações ficou ótima!

  • Anderson Silva
    2012-09-20T11:34:06

    Ok, mas assim vc está desabilitando vários recursos úteis do navegador. Se vc desconectar da internet ele fica mais rápido ainda, pois não terá nada para apresentar.²

  • Carlos Reis
    2012-09-17T17:07:58

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que piada!

  • Flavio C
    2012-09-14T18:22:49  

    ( Como deixar o Chrome mais rápido ) tenha uma boa Banda Larga " coisa rara no Brasil " aí sim o Chrome ficará um foguete.

    recentes

    populares

    • Flavio C
      2012-09-14T18:22:49  

      seu sua máquina for um pentiun 4 com 512 de ram pode jogar sua internet banda larga pq o chrome será uma tartaruga rsrsrrss.............

  • Gustavo Melo
    2012-09-14T17:15:44  

    Ok, mas assim vc está desabilitando vários recursos úteis do navegador. Se vc desconectar da internet ele fica mais rápido ainda, pois não terá nada para apresentar.

    recentes

    populares

    • Gustavo Melo
      2012-09-14T17:15:44  

      kkkkkkkkkkkk.... Arrasou Gustavo... RAchei.