Navegadores

11/09/2012 17h31 - Atualizado em 15/05/2018 11h09

Como deixar o Firefox mais rápido

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Mozilla Firefox é um excelente navegador, entretanto, ele tem agregado tantas funcionalidades que às vezes se torna muito lento, dificultando seu uso principalmente em computadores com poucos recursos. As dicas abaixo tem o objetivo de tentar transpor essas dificuldades e deixar o programa o mais rápido e agradável possível.

A mais recente versão do Firefox foi refeita para ser o navegador mais rápido da atualidade e, além de prometer consumir 30% menos memória RAM do que o Google Chrome, o seu maior rival, adicionou alguns ajustes extras.

Firefox (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Firefox é um dos navegadores mais rápidos da atualidade, mas a gente pode dar mais uma força (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Reduza o número de abas abertas

Passo 1. Clique no “X” de cada aba para fechá-las quando não tiver mais em uso, ou aperte Ctrl+W no teclado;

Feche a janela que não estiver mais utilizando (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Feche a janela que não estiver mais utilizando (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 2. Se por acaso for um texto que não quer perder, sugiro adicionar a página à lista de favoritos. Para isso, clique na estrela e, depois, no botão “Concluído”;


Se for muito importante, adicione aos Favoritos para ler depois e feche-a (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Se for muito importante, adicione aos Favoritos para ler depois e feche-a (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Desative as extensões

Antes de tudo, é preciso deixar claro que as extensões não são os vilões do Firefox e, na maioria das vezes, trazem funcionalidades úteis. O problema é quando perdemos a mão e instalamos mais do que o necessário, ou deixamos vários plugins ativados sem qualquer uso. Esses add-ons em grande quantidade pode trazer problemas de desempenho para o browser. Portanto, lembre-se de eliminar aqueles que não estiver mais usando.

Passo 1. Clique no menu de opções;

Acesse o menu de opções (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Acesse o menu de opções (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 2. Escolha a opção “Extensões”;

Entre nas extensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Entre nas extensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 3. Clique no botão “Remover” daquela extensão que você não está usando;

Desative a extensão que não está mais usando (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Desative a extensão que não está mais usando (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Limpe os Dados dos sites

Passo 1. Clique novamente no menu e escolha “Opções”;

Acesse as opções de configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Acesse as opções de configuração do Firefox (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 2. Agora, escolha “Privacidade & Segurança”;

Escolha a aba "Privacidade & Segurança" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Escolha a aba "Privacidade & Segurança" (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 3. Na mesma tela, clique em “Limpar agora” na guia “Cache de conteúdo web” e no botão “Limpar todos os dados” em “Dados dos sites”;

Limpe dados e cache (Foto: Reports+)Limpe dados e cache (Foto: Reports+)


Adicione um bloqueador de anúncios

Muitas vezes, a navegação se torna pesada e lenta por causa de anúncios mal configurados nos sites que o usuário está visitando. Neste caso, o Firefox não tem culpa alguma, mas ele tem uma ferramenta que pode ajudar.

Passo 1 Novamente, acesse o menu e clique em “Extensões”;

Entre nas extensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Entre nas extensões (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Passo 2. Em seguida, em “Adicionar”, procure pela opção “Bloquear anúncio”, que será uma das primeiras da lista, e habilite no local indicado;

Ligue a extensão que bloqueia anúncios (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Ligue a extensão que bloqueia anúncios (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 3. Clique no botão “Adicionar” na janela que vai aparecer.

Clique no botão "Adicionar" para finalizar (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Clique no botão "Adicionar" para finalizar (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Desative atalhos da tela principal

O Firefox Quantum trouxe uma novidade em relação às versões anteriores do browser. Agora, a sua tela inicial possui uma série de atalhos, que estão divididos em dois formatos independentes: sites preferidos e destaques. O primeiro, organiza as páginas mais visitadas pelo usuário, enquanto o segundo, mostra as principais notícias e artigos dos sites preferidos.

Se você está sentindo que o navegador está demorando a carregar por causa disso, veja como desativar esses dois recursos para ganhar mais agilidade:

Passo 1. Na tela principal, clique no ícone da engrenagem;

Clique no ícone da engrenagem (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Clique no ícone da engrenagem (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Passo 2. Em seguida, retire a seleção em “Sites preferidos”, “Destaques” e “Snippets”. Deixe somente a barra de pesquisa na web. Clique no botão “Concluído”;

Deixe a tela inicial limpa (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)Deixe a tela inicial limpa (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Angelo Silva
    2016-08-09T08:40:11

    Sempre usei o Firefox, mas ultimamente, devido às lentidões (e olha que meu PC é um Core i7 com 8GB de RAM e SSD Samsung PRO!), abandonei o browser e estou tentando me conciliar com o Chrome.

  • Silas Pacheco
    2014-02-06T10:27:47

    Sempre que eu abro o Firefox tenho que "Activate Memory Fox -..." ?

  • Joaqui Neto
    2013-02-15T20:24:13

    massa goistei muito bacana

  • Claudio Sousa
    2013-07-11T10:44:05

    BROTHER VALEU PELAS DICAS